Como fazer Fichas de RPG em PDF Completáveis e Salváveis com Adobe Acrobat 9! Tutorial do Tio Nitro!

Fiz um tutorial para ajudar a turma que quer criar suas próprias fichas em PDF completáveis e salváveis.  Espero que seja útil! :)

Como fazer fichas em PDFs completáveis e salváveis de RPG no Adobe Acrobat 9:

1 – Arrume o Adobe Acrobat 9 Pro (Inglês)

2 – Instale e abra o Adobe Acrobat 9

3 – Abra o PDF da ficha que você vai tornar completável.

4 – Selecione forms/add or edit fields

5 – Clique em “no” na janela que abre depois.

6 – Clique em “add new field/text field”

7 – Se quiser fazer as bolinhas das fichas Storytelling – Storyteller, basta selecionar “Check Box”

8 – Coloque o campo de texto onde você quer quer escrever. É um quadrado azulado.

9 – Clicando com o botão direito no quadrado azulado, selecione “Propriedades” para alterar a fonte, tanhamnho do texto, justificação, etc. do campo. Tem várias opções.

10 – Repita o passo 6 a 8 até criar todos os campos para serem preenchidos.

11 – Assim que terminar, clique em “Close Form Editing”

12 – Selecione “advanced/extend features in Adobe Reader”

13 – Clique em “Save Now”

14 – O PDF agora é completável e salvável apenas quando for aberto no Adobe Reader 9 (que é gratuito)

É isso aí! :)

Para ver um exemplo, aqui está o link da Ficha de Personagem para D&D 4e que fiz, e que é completável e salvável:

Ficha D&D 4e PDF Completável e Salvável (Só se abrir com Adobe Reader 9)

____________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

28 comentários

  1. @ratazana – não tem jeito pelo adobe acrobat, o lance é preencher a ficha e abrir no adobe illustrator e colocar a foto lá.

  2. Saberia dizer se tem como inserir uma imagem na ficha, como se fosse avatar de rede social?

  3. bom eu não entendi muito bem (so sei mexer no basico do PC)
    tenho uma ficha no word que eu digitei e queria deixa-la completavael e salvavel
    se vc ou qualquer pessoa tivesse tempo eu poderia eviar a ficha por email e vc me enviava o arquivo pronto pra download

    meu email é este aqui: amphibioscassio@hotmail.com

  4. Muito bom o post.
    Valeu mesmo. Extremamente útil.

    Estou editando uma ficha com o Adobe Acrobat Pro X.

    Já descobri como fazer uma daquelas caixas que abrem uma lista de opções, mas estou quebrando a cabeça para descobrir como criar um menu vinculado a outro, de forma que escolhendo uma opção no Menu A, por exemplo, crie uma lista diferente no Menu B, entende?

    Um exemplo bem tosco: digamos que uma das caixas-menu seja Poderes em uma ficha de M&M. Clicando na setinha da caixa, você abre a lista com os poderes. Digamos que nesta ficha tenha duas outras caixas-menus, Extras e Falhas, que dependem da primeira sobre Poderes. Assim, quando se escolhe uma opção na caixa Poderes as opções para as caixas Extras e Falhas mudam de acordo com este poder.

    Sabe fazer isso, Tio Nitro? Tô quebrando a cabeça pra descobrir um jeito.

    Bom, desde já agradeço a atenção.

  5. Ola tio, tudo bem?
    bom procurei por todo site mas não achei o lugar para aprendizes ^^
    Então vou postar aqui mesmo, desculpe qualquer coisa.
    Bom gostaria de saber se você tem algum grupo para ensinar ou como posso aprender a jogar pois sou muito fã e tenho muita vontade de aprender!
    Estou querendo ir no clube mas estou com medo de ficar totalmente de fora la, pois pelas fotos parece que só tem nego de que já joga a um tempo.
    Mais uma vez desculpe qualquer coisa e OBRIGADO.

  6. como eu faço pra add vc no orkut pra gente manter contato jogo rpg desde meus 12 anos to com 31 muito lokoooo paz irmão

  7. vlw tio nitro, vc é 100000000000000000000000, finalmente se encheu d’eu aperriando pelo tutorial né, kkkkk

    tenho uma duvida, pra que serve o talento (D&D 4e) combater com duas armas se o personagem só faz um ataque por rodada? procurei no livro do jogador inteiro e não achei nada a respeito de combate com duas armas

    abçs

  8. Outra coisa sobre o PDFXChange que eu esqueci: ele é emulado perfeitamente pelo Wine ajudando muito os usuários de Linux (como eu!) e vem com um plugin para abrir os pdfs no navegador, para IE e Firefox, como o do acrobat.

  9. só uma correção acima, até parece que eu bebo!

    “Basta setar a imagem da ficha como plano de fundo e incluir os campos, depois salvar em pdf pelo próprio programa (no caso o OO Writer).”

    Doidimais!

  10. Outra opção para fazer isso e usar o Openoffice Writter com as ferramentas de controle de formulário. Tem todas as do acrobat. Basta setar a imagem da ficha com plano de fundo e incluir os campos, depois salvar em pdfxchange. Tenho uma ficha de Mulheres Machonas Armadas até os Dentes feita dessa forma, posso mandar se quiser.

    Um programa muito bom para editar as fichas depois é o PDFXchange Viewer da Docu-Track. A versão free dele tem recursos de edição de pdf como salvar o formulário, grifar textos e desenhar no arquivo. Recomendo!

    Para incluir as fórmulas você pode vincular o formulário a uma tabela feita no Excel ou no Calc e colocar os cálculos nela. Dessa forma o formulário funciona como uma interface para as linhas da tabela, permitindo que você tenha um único arquivo e navegue pelo documento.

  11. @eddie – Muito bom o material! :)

    @luiz – Vou ficar esperando essas fichas! :)

    @bruno – Muito obrigado! Eu acho que o caminho é pelos eventos organizados pelos próprios jogadores e mestres de RPG, quanto mais eventos, quem sabe as editoras não animam a apoiar essas iniciativas?

    Um abraço!

  12. Parabéns, você tem feito um grande trabalho com seu Blog.
    Avaliando o RPG em nosso pais sinto falta de uma nova explosão por parte das editoras, algo inovador e trará novamente um grande número de adéptos a esse material.
    Sei que você pode ajudar nissso, pois você tem o respeito dos RPGistas de nosso pais e é reconhecido em todo teritório.
    Aposta nisso véiu e os dados vão rolar.

  13. Excelente post Nitro, vou agora fazer fichas salváveis/completáveis para Street Fighter RPG!

    @fabio O Adobe Acrobat permite uso de Javascript no documento, logo, dê uma estudada nessa linguagem de programação e você vai conseguir facilmente inserir cálculos em seu PDF.

  14. Obrigado novamente, Tio Nitro \o/ tou aqui fuçando o programa pra fazer minhas planilhas. hehehe

    Você gostou do material que te mandei? Achou a ideia interessante?

  15. Obrigado pelos comentários pessoal!

    @fábio – Não tenho a menor idéia como se faz isso, mas sei que deve ter um jeito. Vai explorando o programa e se der certo manda uma mensagem! :)

    Um abraço!

  16. Salve Nitro!

    Cara show de bola! Era disso que eu estava precisando! Aqui vai uma duvida: no caso das fichas de luxo do D&D 3.5 como eu insiro os calculos “estilo excel” nos campos? Ex: como faço para inserir no campo de pericias os bonus referentes a cada atributo e como faço para soma-los às graduações colocando esse valor (com seus possiveis modificadores)no campo de graduação total?

    Abraço!

  17. noss doidimais.. só vc msm tio nitro…. fico 10
    mas sabe o que ficaria loko tbm, cards de personagens e monstros
    completáveis, para facilitar a vida do mestre.
    E que Bahamut conceda vida eterna, a você e ao NitroDungeon
    abraço

Deixe um comentário!

