NitroCast 13 – A Alma do Clérigo : Dicas de Interpretação para Mestres e Jogadores de RPG!

No Episódio 13 do Nitrocast eu trago algumas dicas de interpretação de personagens Clérigos, para Mestres e Jogadores.

NitroCast 13 – A Alma do Clérigo: Dicas de Interpretação para Mestres e Jogadores!

* Introdução

* O Clérigo não é só a Santa Casa da Misericórdia para os demais heróis

* O Clérigo oferece muitas possibilidades de narrativa e de interpretação

* O clérigo já carrega um drama dentro do personagem

* O Conflito entre o Espiritual versus o Material

* Conflito gera narrativa,drama e interpretação

* Origens do Clérigo no Dungeons and Dragons de 1974

* No começo não havia o Paladino, o Clérigo era uma espécie de soldado devotado a uma ordem sagrada

* O clérigo ficava entre o mago e o guerreiro

* Com a entrada do paladino no suplemento Greyhawk, os clérigos ficaram parecidos com os padres lutadores do começo da Idade Média

* Os Clérigos inicialmente não podiam usar armas que derramassem sangue, inspirados nos Dictum das primeiras cruzadas

* Percival e Roland inspiraram os Paladinos

* O clérigo foi evoluindo e variando de acordo com a divindade que seguem

* Ordens Militares Religiosas das Cruzadas também foram as bases dos clérigos

* As ordens militares religiosas cuidavam de doentes também.

* Um clérigo que ia para o combate fazia votos (celibato,pobreza,etc.) ao entrar em uma ordem militar religiosa.

* As Ordens Militares colhiam impostos dos demais lordes, em nome de Deus.

* Filhos de Lordes disputavam posições nessas ordens militares religiosas para aumentar o status de sua família perante a Igreja (idéia para personagens!)

* A igreja de um personagem clérigo tem prioridade número um em sua vida.

* O personagem clérigo representa a sua instituição em qualquer lugar que vá.

* O personagmem deve seguir todas as suas obrigações espirituais.

* A Causa Sagrada: parte importante de um personagem clérigo

* Agir sempre de acordo com um preceito de seu deus.

* Pensar em qual é a causa do personagem clérigo, qual é a relação entre a instituição que ele representa (a igreja) e o mundo mundano.

* As origens de um personagem clérigo.

* O que ele aprendeu antes de ser clérigo.

* Como é a vida de um personagem clérigo em um mundo medieval.

* Origem pode ser humilde ou rica: idéia pesquisar a vida dos santos católicos, da Joana D’Arc.

* Vida de São Francisco, tem santos que eram ricos que tem uma visão divina e largam tudo para se dedicar a vida religiosa.

* Estrutura básica: um personagem tem uma vida normal e depois de um evento importante, ela larga essa vida comum.

* Eventos importantes: uma visão divina, quase morrer por algo e depois de ser salvo por um milagre ela atribui sua salvação a um deus.

* Pode também fazer um clérigo cínico, que entrou em uma ordem religiosa apenas para ganhar status e dinheiro, pode alternar em acreditar ou não no deus.

* Dependendo do deus que o personagem segue, o jogador pode se inspirar no Deus para bolar o encontro entre o personagem e o sagrado. Exemplos: Deus da Morte Kelenvor.

* Exemplo, Deusa da Beleza Sune e a origem de um personagem clérigo.

* Explicar com a personalidade do personagem como é sua ligação com o seu deus

* A visão de mundo do personagem clérigo é bem diferente dos personagens mais mundanos.

* As crenças de um personagem clérigo influenciam o modo como ele enxerga o mundo, exemplo, os Clérigos de Sune, a Deusa da Beleza de Forgotten.

* A abordagem da visão de mundo religiosa pode ser madura ou fanática de acordo com o personagem.

* Exemplo de um Deus da Luz radical, que vê o mundo como um conflito direto entre o bem e o mal, sem meio-termo.

* Exemplo Deus da Trapaça, Deus das Mentiras Cyric de Forgotten Realms.

* A Recompensa do Além-Vida.

* A maioria dos clérigos seguem seus deuses pela recompensa que terão depois da morte.

* O jogador deve criar a recompensa do além-vida para o seu personagem clérigo, isso influenciará a sua personalidade e ações.

* O mestre deve pedira para o jogador elaborar os detalhes da religiâo do seu personagem clérigo, isso aumenta o interesse do jogador no jogo!

* Cada Deus tem promessas (poder, vida eterna, beleza, dinheiro, etc.) que ele faz para seus seguidores, as vantagens de se seguir um determinado Deus.

* Os planos dos Deuses.

* A evangelização ou a expansão da crença do deus do personagem clérigo.

* O personagem tem interesse em expandir a sua crença? Colocar frases de sua religião no meio das interações do RPG. exemplos.

* Exemplo Clérigo de Lathander e seu livrinho de preceitos.

* O Bão do RPG é interpretar personagens,véio!

* Outra pergunta: qual é a relação do personagem clérigo com os seguidores de outras religiões?

* Um clérigo de uma religião é como se participasse ou torcesse para um time de futebol! :)

* Intolerância e crença religiosa.

* As obrigações religiosas de um personagem clérigo.

* Escrever os deveres da religião que ele segue.

* Mestre deve recompensar o jogador que segue seu personagem muitas vezes em detrimento ao grupo.

* O jogador pode escrever os votos, os deveres do seu personagem, o que pode ser oportunidades de drama e interpretação.

* A relação entre o personagem clérigo e os demais membros de sua igreja, qual é a sua posição na hierarquia de sua igreja, as interpretações diferentes, se existem disputas dentro da igreja, etc.

* Exemplo: Culto de Sune e os grupos divergentes internos.

* O jogador pode bolar a hierarquia dentro da Igreja de seus Deus.

* Os votos de Silêncio e os Votos de Fala.

* Quais são as obrigações do Noviço, etc.

* Os clérigos também podem ter iniciações, ter que participar de seminários, pensar em como foi a experiência do seminário.

* O trauma da separação de sua família, que tipo de mestres ele teve ou têm dentro da Igreja que pertence.

* Uma das causas do personagem pode ser renovar a sua própria igreja.

* A crise sagrada: o conflito de fé de um personagem clérigo.

* Em um ponto da aventura o clérigo pode duvidar de sua fé e de sua visão de mundo.

* O Deus de um personagem é é uma base, um tema da visão de mundo do clérigo.

* Dicas de como trabalhar uma crise de fé em uma campanha.

* Dicas para os Mestres: teste a fé dos clérigos, mas premie se eles respeitarem OU quebrarem os votos, desde que isso deixe a história mais legal!

* Exemplos de Testes de Fé.

* A melhor interpretação é aquela que acrescenta algo doidimais para a história sendo criada coletivamente e interativamente.

* Exemplo de prêmoios: pontos narrativos, ação, XP, etc.

* Um clérigo que quebra seus votos pode acrescentar muito para a narrativa, gerando drama, oportunidades de interpretação, etc.

* Dicas de filmes para inspirar personagens clérigos.

* Filme: O Nome da Rosa, com um monge franciscano detetive, organização da igreja medieval, inquisição, dramas religiosos, etc.

* Filme: Joana D’Arc do Luc Bresson, com a Mila Jojovich, personagem que segue visões, guerreiro, sofre pela fé, tem sua fé testada, etc.

* Filme: O Irmão Sol, Irmã Lua , a história de São Francisco.

* Filme: O Pequeno Buda, para personagens clérigos com inspiração mais oriental, iluminação, busca espiritual, revelação, etc.

* Filme: Kundum, a história do Dalai Lama, o reconhecimento espiritual desde pequeno, personagens clérigos que podem ser a reencarnação de um grande líder religioso.

* FIlme: Madre Teresa de Calcutá

* Filme: Gandhi fé e luta política;

* Filme: Rei David com Richard Gere, guerra, visões, profecias, fé, etc.

* Filmes sobre as Cruzadas.

* Filme Duna; história messiânica, narrativa de visões, profecias sendo realizadas, iniciação, causa religiosa, revolução com base na fé, etc.

* Encerramento

______________________________________

Download – NitroCast 13

Escute Online

______________________________________

Fórum do NitroCast:

Fórum TPK Brasil (Total Podcast Kill)

______________________________________

Assine o NitroCast (Feeds of RSS do Podcast – Meevio)

Você pode baixar os episódios ou assinar, usando programas como o Itunes da Apple.

Tutorial Animado de como assinar Podcasts usando o Itunes.

Via Itunes – itpc://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Via RSS – http://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Escute Online

http://newtonrocha.mevio.com/

HD Online com todos os Nitrocast (4Shared)

http://www.4shared.com/dir/9353384/18b6cd28/05-_NitroCast_-_Podcast_de_RPG.html

____________________________

Download Direto Nitrocast

  • NitroCast 01 – Usando técnicas de roteiro para planejar sessões de RPG!
  • NitroCast 02 – Dicas de Interpretação de Personagens de RPG!
  • NitroCast 03 – Dicas para Mestrar em Eventos de RPG
  • NitroCast 04 – Dicas para Deixar suas Cenas de Ação Emocionantes
  • NitroCast 05 – Como criar o melhor personagem possível para sua aventura!
  • NitroCast 06 – Como dar vida aos monstros de sua aventura de RPG!
  • NitroCast 07 – A Alma do Guerreiro: Dicas de interpretação para Jogadores e Mestres!
  • NitroCast 08 – Como Começar a Mestrar e Dicas para Mestres Iniciantes!
  • NitroCast 09 – Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG
  • NitroCast 10 – Como colocar mistérios nas suas aventuras de RPG!
  • NitroCast 11 – A Alma do Mago: Dicas de Interpretação para jogadores e mestres de RPG!
  • NitroCast 12 – Dicas de Descrição de Cenas para Mestres e Jogadores de RPG!
  • NitroCast 13 – A Alma do Clérigo: Dicas de Interpretação para jogadores e mestres de RPG!
  • ____________________________

    Download Direto Nitrocast Especial

  • NitroCast Especial 01 – Análise Rápida do Guia do Mestre para D&D 4e
  • NitroCast Especial 02 – Dark Sun Parte 1: Visão Geral e História de Athas!
  • NitroCast Especial 03 – Dark Sun Parte 2: Raças, Classes de Personagens e Aventuras em Athas!
  • NitroCast Especial 04 – Forgotten Realms Parte 1: História da Criação até os Dias do Trovão!
  • NitroCast Especial 05 – Forgotten Realms Parte 2: História da Era do Alvorecer até o Primeiro Florescimento!
  • ____________________________

    Contato

    ____________________________

    Outros Artigos

    About these ads

    20 comentários sobre “NitroCast 13 – A Alma do Clérigo : Dicas de Interpretação para Mestres e Jogadores de RPG!

    1. Adorei o Podcasts, estou jogando com um sacerdote do deus da trapaça no mundo de tormenta, e você me chamou a atenção para o fato de eu ter preceitos, antes mesmo de terminar comecei a escrever, minha idéia é de uma ordem secreta, mas o segredo não é levado as ultimas conseguências. O primeiro preceito é a discrição, o fiel e o sacerdote não devem chamar a atenção para si pois isto seria publicidade para o personagem para impressionar os outros e não a divindade. Iconoclastia, a ordem é contra templos e idolos pois isto é a trapaça levada ao extremo para usufruto dos mortais, e não para beneficio do deus. Moderação não se deve levar a vida de forma extrema nem 8 nem 80 pois isso é mentira e a verdade esta no caminho do meio. Trapaça, o mundo é dividido em normais e idiotas é um dever sagrado dos normais se aproveitarem dos idiotas pois eles foram colocados no mundo para seu beneficio, não significando que se deve trapacear sempre e todo dia, deve sim se aproveitar dos outros pois isso é uma forma de educação para que os idiotas aprendam com a vida e mudem. Exemplo para que você deveria lutar se outros podem arriscar a vida por você, para que carregar peso se alguem tem um cavalo para carregar por você.
      Ainda estou escrevendo mas é esta a idéia básica do personagem.

    2. Saudações rpgistas Tio Nitro!!!!
      poxa eu tava ouvindo o nitrocast 01 novamente e notei q vc fla sobre o tempo dispoível pra sessão,eu estou começando a ter esse problema…como vc sabe calcular ou estimar o tempo que a aventura vai demorar?? vc consegue fazer isso??

      Vlw Tio Nitro,continue com os podcasts q eles são DOOOOOOOOIIIIIIIIDIMAAAAAAAS (to pegando essa mania tbm xD)

    3. Muito bom o episódio! Boas dicas e gostei de que lembrou do clérigo ver além da sociedade e do deus, mas olhar para dentro de si.

      E também que falou bem da parte religiosa das organizações e da divindade sem fugir do tema principal que é o clérigo, afinal organizações e divindades são temas próprios para outros podcasts.

    4. cara como sempre vc está de parabens inspirou-me em diversos pontos principalmente naquele que trata de meu cenário proprio, valeu mesmo e continua assim Tio Nitro!

    5. Fantástico. Para mim, em especial, o podcast caiu em um ótimo momento já que estou começando a jogar uma campanha de Warcraft D20 como um Clérigo. Abraço.

    6. Gasto cerca de 1 hora de preparação para 4 horas de jogo, mais ou menos! Faço apenas uma estrutura básica, mas gosto de usar o que surge na hora!

    7. Grande Tio Nitro!

      Mais um podcast Doidimais!!

      Estou preparando um modelo de preparação de aventuras (enredo) com base nos seus reportes de campanha e aventuras, quando terminar te envio pra você dizer o que acha, ok?

      E se tiver tempo, confere a mecânica do Betão (no blog Lote do Betão) que ele chama de Dado da Historia. Não sei se é loucura minha, mas achei que essa idéia somada aos seus Pontos Narrativos podia resultar em algo épico. Tenta conversar com ele e deixar nascer alguma outra idéia Doidimais.

      Apenas uma sugestão de um grande fã seu.
      obs.: Até hoje espero a última parte do artigo de como mestrar online.

    8. Muito legal o podcast, tocou em tudo que é essencial na interpretação do clérigo. Por falta de suporte nos livros, passam batidos os jogadores.

      PS: Tio, o clérigos já podiam usar armas diferentes desde do livro vermelho do clérigo, em AD&D.

    9. Obrigado pelos comentários!

      @rafael – Valeu, vou dar uma olhada no material do Valberto.

      @danielfo – Beleza, eu posso ter confundido no podcast, mas eu acho que me referi aos clérigos do D&D básicão, o livro vermelho (não é o AD&D, veio depois), que foi o meu primeiro RPG em 1986.

      Um abraço!

    10. Eu jogo RPG ha uns 10 anos e fazia tempo que nao via um grande conteudo e extrema relevancia sobre interpretacao perdido pela web! Sou fa de clerigos, eu jogo com essa classe em Forgotten Realms, Dragonlance e Tormenta, e suas dicas vao ajudar a aprofundar as reflexoes e mehorar a interpretacao dos meus personagens. Parabens Tio Nitro, virei um ouvinte dos seus podcasts inspiradores! Grande abraco!

    Deixe um comentário!

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s