Nesse episódio, os heróis invadem a Torre Negra dos Netherianos!

_________________________________________________

A CAMPANHA “O IMPÉRIO DAS SOMBRAS” – D&D e Forgotten Realms 4ª Edição

Os povos livres dos Reinos estão em perigo. O Império de Netheril, junto com aliados misteriosos ameaça acabar com a paz na região central de Faerum, e uma guerra entre Cormyr e Netheril é iminente. A campanha coloca os heróis no centro desse grande conflito, que pode transformar completamente Faerum!

Os temas da campanha são a guerra e seus efeitos, a importância das alianças diplomáticas, os sacrifício que devem ser feitos e o preço cobrado pela vitória ou pela derrota no campo de batalha.

_________________________________________________

A CAMPANHA “O IMPÉRIO DAS SOMBRAS” – D&D e Forgotten Realms 4ª Edição

Leia os episódios anteriores nesse link!

_________________________________________________

GRUPO DE AVENTUREIROS

Stadt Jever “Cajado Vermelho” (Leo – Mago Eladrin de Evereska, “Eleril Taliesin” nome Eladrin)

Stadjever "Cajado Vermelho" - Mago Eladrin de Evereska

Stadt Jever (e quem for de BH saberá o segredo desse nome) é um Eladrin de Evereska, com fortes motivos pessoais para tentar conter a expansão do Império de Netheril pela região entre Sembia, Cormyr e as Daelands. Ele considera os netherianos como uma grande ameaça para a liberdade de toda Faerum.

Diário de Campanha do Stadt Jever

Marisol de Sune (Érika Esposanerd – Clériga de Sune, Deusa da Beleza)

Romântica por natureza, eternamente alegre e com toda frescura e caprichos vindos de sua infância nas mansões de uma das mais poderosas famílias de Sembia, Marisol Uskreven é uma exilada de sua cidade.

Diário de Campanha de Marisol de Sune

Kalian Wyght “Rasga-Bucho” (Anso – Ladino de Sembia)

Kalyan - O Ladino de Sembia

Oriundo dos locais mais sombrios e sem-lei de Sembia, Kalian não é um simples ladrão. Ele busca a redenção de uma grande tragédia que ocorreu em sua vida.

Diário de Kalyan “Rasga-bucho”

Lady Arytanna de Selune (Paula – Paladina de Selune, A Grande Deusa da Luz )

Lady Arytanna - Paladina de Selune

Vindo de Arabel, Lady Arytanna recebera uma visão de uma grande sombra avançando para seu amado reino de Cormyr. Seguindo a visão, ela descobre que deve se encontrar com uma mensageira de Sune.

Jelly Burork – Keziah (Guerreira, Ex-Soldado do Exército de Cormyr)

A Guerreira Cormiriana Jelly Burok

Jelly é a grande parceira de aventuras de Auden. Uma guerreira amante do combate, lutou junto sob o comando de Auden no exército de Cormyr. Nutre um grande ódio dos Netherianos devido a um acontecimento trágico em um combate contra o Império de Netheril. Ela acompanhou Auden quando este saiu do exército Cormyriano.

Diário da Jelly Burork

Auden Thundersword – Mário (Senhor da Guerra, Ex-Comandante do Exército de Cormyr)

Auden Thundersword - Senhor da Guerra 2º Nivel

Auden era um capitão dentro do exército de Cormyr, muito preocupado com o avanço do Império de Netheril. Por achar que o Cormyr não reconhece o verdadeiro perigo do Império, ele sai do exército em busca de provas dos planos de dominação de Netheril, além da fortuna como mercenário. Auden é muito inteligente e astuto, porém vingativo e muitas vezes frio e calculista. É cético e leal apenas a sua própria causa.

_________________________________________________

Mapa de Forgotten Realms em 1479

Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição - DR 1479
Mapa de Forgotten Realms D&D 4ª Edição – DR 1479

_________________________________________________

Região da Campanha

Mapa da Campanha "Império das Sombras" - Arcos 1 e 2
Mapa da Campanha “Império das Sombras” – Arcos 1 e 2 (Clique para Ampliar)

_________________________________________________

Locais da Aventura

Região entre Evereska e os Thunder Peaks

O caminho passa pelas terras desérticas das Stone Lands, pelas “Mesas” ou Chapadas da região de Lundeth até chegar nas florestas do Vine Valley.

Local da Aventura
Local da Aventura (Clique para Ampliar) – Região entre Evereska e os Thunder Peaks

_________________________________________________

Pântano de Chalimber (Marsh of Chalimber)

Onde estão as Ruínas dos Sarruk. Um local coberto por nevoas espessas, e que foi afetado pela Praga da Magia e contém rasgões dimensionais para as Far Realms (Reinos Distantes) de onde vêem aberrações e monstros horrendos.

Pântano de Chalimber

_________________________________________________

Templo de Sseth

Este é o templo esquecido de Sseth, uma ruína da era do Império dos Sarduks, uma das Raças Criadoras de Faerum, uma raça repitiliana extremamente versada em magia e muito poderosa. O templo está submerso no Pântano de Chalimber, possui dezenas de salas e, pela magia do Phaerimm que está preso nas partes mais profundas do templo, vários monstros foram atraídos para o lugar. Os monstros são liderados por um Beholder Morto-Vive, Gargoroth, que foi escravizado em vida pelo Phaerimm e depois de morrer foi transformado em Zumbi

_________________________________________________

Evereska

A cidade dos Eladrin fica em cima de uma chapada circular, no centro da aura de proteção do Mythal de Evereska (um campo mágico que protege a cidade). Ao seu redor está o Vine Vale, com fazendas dos eladrin, que produzem comida para a cidade e áreas selvagens, que são os lares dos Sendaris, Elfos Selvagens guardiões do Vine Vale mas que cortaram relações com os Evereskianos. Só se consegue entrar na cidade com a permissão do Lorde Dusair, o Mythal evita que qualquer pessoa não autorizada entre na cidade.

Mapa de Evereska - A Cidade dos Eladrin
Mapa de Evereska – A Cidade dos Eladrin

___________________________________________

PERSONAGENS DO MESTRE

Shades, Guerreiros de Elite do Império Netheriano

Selecionados entre os melhores e mais valorosos guerreiros do Império Neteriano, os Shades possuem poderes ligados a Energia das Sombras (Shadow Weave), que combinados com sua habilidade marcial os tornam inimigos formidáveis.

Sendaris, Elfos Selvagens da Região do Vine Vale

Eles protegem as florestas que circundam Evereska, mas cortaram relações com os Eladrin depois da última guerra contra os Netherianos.

Kalianna Taliesin – Prima de Stadt Jever (Eleril Taliesin)

Kalianna é a prima de Stadt Jever que quase morreu devido aos experimentos do mago usando a Vela Negra dos Drow Elfos (ver episódio “O Segredo do Eladrin”). Alegre e extrovertida, ela sonha com o dia em que irá unir sua alma com Stadt Ever (Eleril Teliasin). Kalianna é a comandante da Cold Hand, a tropa de elite de Evereska.

Larion Greenblade (Elfo Ranger Sendari Vingativo que Odeia Netherianos)

Larion é um veterano sendari e mercenário, que lutou por várias vezes contra os Netherianos na região, e já trabalhou como rastreador para Cormyrianos, Sembianos, Daelianos, etc. No momento ele retornou para o Vine Vale, depois de ouvir rumores das movimentações dos Netherianos. Ele perdeu o olho esquerdo na última guerra entre Evereska e os Netherianos e odeia Shar e tudo que tenha haver com a Shadow Weave! :) Ele fala meio rouco e tem cicatrizes por todo o seu corpo. É fera com a espada e ele usa tanto o arco quanto machados de arremesso para degolar e matar humanos (que odeia também). (Detalhe: esse é o personagem que eu criei para participar da aventura, na hora que um dos jogadores estava narrando uma cena! :)

Jokarion Greensleves – Swordmage Traidor de Evereska

Ex-Amigo de Stadt Jever (Eleril Taliesin), foi exilado de Evereska por culpa de Stadt Jever. Ele parece ter se aliado aos Netherianos.

Jokarion - Amigo de Stadt Jever (Eleril Taliesin)

Lorde Caliburnus

General Netheriano, comandante das tropas que seguiram para tomar Evereska.

arte de Shiramune - Deviant Art

Mestre Rivalen

Mago das Sombras de Elite, comandante das tropas de Magos das Sombras das tropas netherianas.

________________________________________________________________

Campanha: “O Império das Sombras” – Forgotten e D&D 4ª Edição

14º Episódio: “Ataque à Torre Negra!”

Segundo Arco de Aventuras: “As Sombras Avançam!” (Níveis 5 a 8)

1479 DR, Ano do Ser Que Não Tem Idade, de 24 de Tarsak a 27 de Tarsak (3 dias), Primavera de Faerun.

Proposta da Aventura

Depois de explorarem o Templo de Sseth e conseguirem a Chave Arcana dos Phaerim (libertando o avatar da Deusa Sseth, preso no corpo de um Phaerimm),essa aventura irá colocar obstáculos para os heróis conseguirem entrar e destruir a Torre das Sombras do Império Netheriano. A estrutura básica da aventura é essa: sair do templo, voltar para Evereska, entrar na Torre das Sombras e arrumar uma maneira de destruir a Torre. O modo como isso vai acontecer poderá variar muito, por estarmos usando Pontos Narrativos. A minha idéia é deixar a narrativa no controle dos jogadores na hora do deslocamento do Templo até Evereska, e controlar a narrativa no desafio de sair do Templo de Sseth (que irá desmoronar e os monstros que lá habitam também irão tentar escapar, atrapalhando os heróis); o combate logo após eles saírem do templo e os encontros dentro da Torre.

Caso eles decidam não entrar na Torre assim que chegar e forem para Evereska, por exemplo, vou compartilhar o controle narrativo dentro de Evereska, e seguir a narrativa para onde ela for. Eles podem, por exemplo, passar a Chave para Lorde Dusair e seguir para Suzail, em Cormyr, que está sob ataque (informação que receberão de Jokarion). Nesse caso, apenas colocarei obstáculos para eles saírem da região (tropas netherianas, por exemplo).

_______________________________

Cena 1 – Fuga do Templo de Sseth

Preparação

Esse é um desafio de perícias físico (Atletismo, Acrobracia, Tolerância, etc.). Com a libertação do avatar de Sseth preso no corpo de um Phaerimm, o templo inteiro começa a reverter a sua forma original: todas as paredes e tudo que se encontra lá dentro eram cobras! Assim tudo começa a derreter e a se transformar em cobras.

Os heróis terão que fugir se não quiserem ser mortos. Cada fracasso no teste de perícias dá uma condição desfavorável de -2 (seja por veneno das cobras, seja por torcer o pé, etc.), essas condições são acumulativas e irão para o encontro que virá logo em seguida (os Netherianos de Jokarion que estão esperando os heróis na entrada do templo). TR ou uma magia de cura encerra as penalidades, mas só poderão ser usadas depois da fuga.

Condições para ganhar Pontos Narrativos:

  • Narrar a fuga de maneira cinematográfica, incluindo elementos dramáticos.
  • Criar complicações voluntariamente, ganha a penalidade (seja envenenado, etc.) mas ganha 1 PN

Reporte (Cena 1)

A fuga foi difícil e emocionante, com as salas derretendo e se transformando em cobras frente ao olhar dos personagens.

No desafio de perícias, algumas falhas criaram situações complicadas, com buracos surgindo aos pés dos heróis e com salas de desfazendo e desabando sobre a cabeça dos heróis. Testes seguidos de mordidas de cobras fez com que alguns dos heróis ficassem envenenados o que os deixou em desvantagem no combate que se seguiu à fuga do templo.

___________________________

Cena 2 – Batalha contra Jokarion

Preparação

Ao sair do Templo de Sseth, Jokarion (Mago da Espada) estará com cerca de 6 soldadoes (3 arqueiros e 3 guerreiros) e 2 Shades e 1 Trent Gigante das Sombras, pronto para emboscar os heróis. No momento em que eles saírem, os soldados irão atacar com flechas, e os guerreiros vão partir para cima, os Shades irão em cima do mago do grupo (usando seu teleporte) e Jokarion irá usar suas magias de longe, para enfraquecer o grupo antes de atacar de corpo-a-corpo com seus poderes de Mago das Espadas.

Os Griffons dos heróis estão mortos!

Jokarion quer a Chave de qualquer forma, e se pegar irá se teleportar imediatamente de volta para a Torre das Sombras (ele carrega um fragmento do Cristal das Sombras, o Daecrenshinibon, que lhe dá essa capacidade de teleporte poderosa). Caso ele veja que está perdendo o combate, ele irá fugir com o teleporte.

Se Jokarion for derrotado, ele revelará que Suzail está sendo atacada pelos Drow Elfos, aliados dos Netherianos.

No meio do combate, Larion Greenblade aparece e ajuda os heróis. Caso ele não morra, Larion irá invocar as Águias Gigantes do Vine Vale para levá-los de volta para Evereska.

Condições para ganhar Pontos Narrativos:

  • Criar complicações dentro do combate, se sacrificar  em função da personalidade do personagem em detrimento do bem estar do grupo.
  • Narrar cenas e golpes espetaculares, criar estratégias originais que não dependam somente dos poderes e habilidades do personagem.
  • Narrar e criar cenas dramáticas e emocionantes (como se sacrificar em função de um amigo, se arriscar, criar um flashback interessante que tenha haver com a situação, etc.).

Reporte (Cena 2)

  • O combate foi violento e complexo, com o terreno do pântano atrapalhando a movimentação dos heróis.
  • No final, um dos jogadores (Anso) ganhou um Ponto Narrativo alterando a narrativa, e ao invés de Jokarion, quem eles mataram eram um Doppleganger (um monstro que pode imitar a aparência de outro), deixando a vingança de Stadt Jever pela morte de seu avô ficasse para depois!
  • No final eles ficaram com um problema. Sem os Grífons, eles tiveram que arrumar outra forma de cruzar o Pântano de Chalimber e retornar para Evereska.

____________________________________________

Cena 3 – Viagem de Volta para Evereska (Controle Narrativo Compartilhado)

Preparação

Essa viagem de volta será narrada pelos jogadores. Serão 3 eventos para cada um dos dias de viagem. Nesses eventos eles poderão ganhar Pontos Narrativos, caso criem complicações interessantes e que tenham haver com a aventura. Caso o Larion tenha sobrevivido ao combate, vou aproveitar essa parte para jogar um pouco. Sortearei quais serão os 3 mestres que irão narrar, caso não haja voluntários.

Indicadores para o Controle Narrativo Compartilhado

“Indicadores” são sugestões que o mestre pode colocar na hora que for compartilhar o controle narrativo com seus jogadores. Eles ajudam aqueles jogadores que estão sem idéias, mas não podem se sobrepor à inspiração de qualquer jogador. Lembrando, em cenas de Controle Narrativo Compartilhado tanto o Mestre quanto qualquer Jogador tem o Poder de Veto, caso a cena narrada fuja muito do clima e linha narrativa da aventura. Com a prática, o Poder de Veto quase nunca é usado. Pode usar o Poder de Veto apenas para dar uma sugestão e fazer ajustes na narrativa do jogador.

Isso é o que eu indicarei para os jogadores que vão assumir o papel de mestre nessa hora. Indicadores são usados apenas para ajudar aqueles jogadores que estão sem idéias, quem tiver inspirado, pode mandar brasa.

  • Os Monstros do Pântano de Chalimber continuam na área e serão atraídos pelos itens mágicos que vocês carregam.
  • Tropas Netherianas aladas com Verbaags estão na região, informadas por Jokarion para patrulhar o local
  • Outro tipo de complicação relativa ao clima ou algum evento natural ou sobrenatural.

Condições para ganhar Pontos Narrativos:

  • Criar complicações, narrar cenas dramáticas, auto-sacrifício, criar conflitos sociais entre o grupo, narrar flashbacks, estratégias sensacionais, agir bem de acordo com o personagem ou quebrar dramaticamente alguma limitação do personagem.

Reporte (Cena 3)

  • As complicações da viagem de volta foram criadas pelos próprios jogadores. Eles enfrentaram os estranhos monstros que parecem com elefantes com morcegos, patrulhas de netherianos e reencontraram Larion Greenblade (o meu personagem! Assim pude jogar enquanto os jogadores iam narrando as cenas da viagem), que trouxe junto com ele Águias Celestiais.
  • O início da viagem de volta foi feito por meio de uma jangada que eles construíram, o que fez com que o encontro com os monstros morcegofantes ficasse aterrorizante! (resolvido com um Desafio de Perícias).

________________________________________

Cena 4 – Chegada em Evereska (Cena em Aberto – Semi-Improvisada)

Preparação

Essa é a cena da chegada em Evereska. Deixei em aberto para deixar os jogadores guiarem a narrativa.  Eles poderão:

  • Chegar e partir para a Torre das Sombras: Para isso terão que passar desapercebidos pelas Tropas Netherianas (desafio de perícias envolvendo furtividade) até chegar na Torre das Sombras.
  • Chegar e ir em Evereska para decidir a melhor estratégia: Terão que decidir rápido porque o Mythal (a proteção mágica de Evereska) cai logo depois que eles chegam, e as tropas Netherianas irão invadir Evereska. Em meio ao caos da batalha (desafio de perícias usando poderes como perícias contra uma dificuldade fixa, para simular os combates caóticos dentro de um campo de batalha, ao fracassar cria complicação e perde 1 pulso de cura diário).
  • Chegar em Evereska e passar a Chave para Lorde Dusair e ir para Suzail imediatamente, por causa do ataque dos Drow Elfos (que foi falado por Jokarion): Nesse caso terão que enfrentar tropas Netherianas (desafio de perícias + um combate de minis) para escaparem e seguirem para Suzail. Irei também narrar a chegada deles em Suzail.

Essa cena encerra no momento em que entrarem na Torre das Sombras, usando a Chave Arcana.

Condições para ganhar Pontos Narrativos:

  • Criar complicações, narrar cenas dramáticas, criar conflitos sociais entre o grupo, narrar flashbacks.
  • Inventar uma estratégia genial para chegar na Torre das Sombras, evitando o máximo de combates.
  • Se deixarem serem pegos pelos Netherianos, nesse caso teríamos uma Cena de Fuga, com TODOS os jogadores com pontos narrativos (Pretendo sugerir isso).

Reporte (Cena 4)

  • Com ajuda de Jokarion eles desceram em uma montanha próximo à Evereska e aos exércitos Netherianos e sua Torre do Cristal Negro.
  • A guerra já estava comendo solta, com a proteção do Mytral de Evereska sendo destruída e os exércitos dos Netherianos e dos Evereskianos entrando em choque. Caos total e a todo o tempo eles tiveram que rolar para se defender de ataques por todos os lados. Sangue e gritos de dor envolveram o local.
  • Kalian matou alguns soldados e o grupo, usando uniformes dos Netherianos, partiu em furtividade para tentarem entrar na Torre do Cristal Negro (Desafio de Perícias).
  • Eles encontraram com a prima de Stadt Jever, a Kalianna Taliesin e depois de uma discussão, elas os auxiliou para conseguirem se aproximar mais da Torre do Cristal Negro.
  • Eles acabaram emboscados por um grupo de guerreiros de evereska que os confundiram com Netherianos, e depois de um momento tenso (interpretação) eles convenceram os guerreiros e foram para a Torre do Cristal Negro.

__________________________________________

Cena 5 – Invasão à Torre das Sombras

Preparação

Essa cena acontece no momento em que eles entram na Torre das Sombras. A Torre das Sombras foi criada pelo Daecrenshinibon e é sustentada por magia. Assim, Lorde Caliburnus e o Mago Rivalen caputraram vários magos nas Dalelands e os aprisionaram no terceiro dos quatro níveis da Torre, de onde a Torre suga suas energias mágicas para alimentar o seu poder. Lorde Cariburnus e o Mago Rivalen estão no último nível, controlando a torre com o Fragmento de Daecrenshinibon. Os heróis deverão, basicamente, subir na torre, salvar os magos e derrotar Lorde Caliburnus e Rivalen (e Jokarion, se ele não tiver sido morto no encontro no Templo de Sseth).

O Poder Sugador de Poderes de Daencreshinibon

A torre também tem algo peculiar. A cada rodada, Daencreshinibon foca sua energia sugadora de magia em um dos heróis (sortear no dado). É um ataque de +10 contra Fortitude, caso o jogador não passe, ele fica a -5 no dano de todos os seus ataques, durante aquela rodada. Uma vez que o herói NÃO passar, todas as vezes que o foco de Daencrenshinibon estiver sobre ele, ele fica com -5. Se ele passar, na vez seguinte que o foco (um raio de luz negra que sai da parede), estiver sobre ele, o cristal negro faz o ataque novamente.

Níveis da Torre das Sombras

Esses são os enormes salões principais da torre, entre eles existem dezenas de corredores, e escadas, e pequenos salões, que caso sejam narrados, serão apenas feitos em desafio de perícias.

Torre Nível 1

Salões de cristal negro com vários elementais de cristais negros como guardiões, e alguns soldados. 4 Elementais das Sombras (com ataques mágicos), 6 Soldados, 1 Shade.

Os demais níveis serão revelados na sessão seguinte! :)

Reporte (Cena 5)

  • O grupo entra usando a Chave Arcana e enfrenta o primeiro nível da Torre, onde o poder cancelador de poderes do Daecrenshinibon mostra o seu terrível efeito nos heróis.
  • O combate foi emocionante., com várias estratégias para compensar os raios desintegradore se canceladores de poderes do Daecrenshinibon.

_____________________________________

Fotos da Sessão

Para variar a combinação Domingo + Almoço Junto + RPG depois funcionou!

Pessoal preparando para a pancadaria!

O Templo de Sseth!

Batalha contra Jokarion e os Netherianos! :)

Combater na lama é foda,véio!

Ficha resumão das estatísticas dos heróis para me orientar no balanceamento do encontro e para acelerar o combate! :)

Lady Arytanna ficou Flutuando (devido a uma magia) e Kalian usou ela como base para seus ataques! Bem bolado!

Atrás do Escudo, eu marco os monstros por meio de palitinhos, cada palitinho equivale a 5 PVs, vou cortando até matar, fica mais fácil, especialmente em combates mais complexos!

Shades são foda pra caray,véi!

Primeira sala da Torre!

Mapa ajuda nos desafios de perícia, essa foi para a invasão furtiva dos heróis na Torre das Sombras!

Mais mapas feitos na hora para orientar a ação! Doidimais! Cada quadrado equivale a 10 metros quadrados, os “N” são tropas netherianas, e os “E” são tropas evereskianas, isso mostra o campo de guerra!

Encontro com os morcegofantes!

Final do primeiro combate dentro da primeira sala da Torre das Sombras, a torre do Cristal Negro!

____________________________________________

Próxima Sessão

Na próxima sessão eles irão continuar a exploração do Templo de Sseth, descobrir um mistério milenar sobre os Netherianos e tentar salvar a cidade de Evereska da destruição!

____________________________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos

Anúncios