NitroCast 12 – Dicas de Descrição de Cenas para Mestres e Jogadores de RPG![NitroDungeon – Podcast]

No Episódio 12 do Nitrocast eu trago algumas dicas para refletir e melhorar as descrições de cenas, ações e personagens, para mestres e jogadores!

Avatar Na'vi por mrDExArts - Deviant Art
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NitroCast 12 – Dicas de Descrição de Cenas para Mestres e Jogadores

* A Descrição é o coração do RPG, é o que dá vida à criação coletiva de histórias.

* A base da narrativa e da visualização no RPG está na Descrição, é um elemento primordial do jogo.

* Como melhorar as descrições do ponto de vista do RPG, como deixar elas mais vívidas, como se cria determinados climas, etc.

* Primeiro elemento da descrição: o Ponto de Vista.

* Ponto de vista de Primeira Pessoa. Exemplo.

* Ponto de vista em Terceira Pessoa. Exemplo.

* No RPG, antes de fazer uma descrição pensar sob qual o ponto de vista a descrição será feita.

* O Mestre normalmente descreve do ponto de vista dos heróis.

* Pode-se variar esse ponto de vista, as vezes. Exemplo de cenas narradas com os vilões, dá um efeito cinematográfico. Exemplo Star Wars.

* Pode-se usar mecanismos para os heróis verem outros pontos de vista da narrativa. Exemplo: O Espelho Mágico.

* Pensar quais são os limites das percepções dos heróis na cena, antes de fazer as descrições.

* Lista: Pensar no que os heróis estão vendo, cheirando, sentindo (tato), sentindo (emoções)

* Introduzir na descrição física elementos psicológicos para dar clima. Exemplo: O sol se pondo como uma mancha de sangue.

* Cuidados: não colocar detalhes de mais nem de menos, colocar na conta certa.

* Como escolher quais detalhes colocar na descrição.

* Separar a narrativa por cenas ajuda na descrição, dá um tema para ser usado na descrição.

* Cenas de investigação, por exemplo, colocar elementos de investigação, detalhes de pistas falsas em meio de detalhes de pistas verdadeiras.

* Você pode incorporar na trama uma pista falsa como verdadeira se o que os jogadores elaboraram com ela foi doidimais.

* A descrição é uma arma poderosa, aumenta a imersão no jogo.

* Para Mestres: a descrição permite a colocar elemento da trama, manipular as emoções dos jogadores no jogo.

* Para jogadores: a descrição bem trabalhada aumenta a imersão e deixa o personagem do jogador inesquecível.

* Usar a descrição para caracterizar cada vez mais o personagem do jogador. Lembrar dos detalhes peculiares.

* Exemplo do Vespa da Noite e sua máscara que ele não tirava nem para tomar banho.

* Dicas para descrições de cenas de terror: colocar elementos de tensão.

* Cenas de terror: colocar elementos estranhos e cenas corriqueiras. Exemplo.

* Recompensas para descrições caprichadas dos jogadores.

* O que o mestre quer ver na mesa do jogo, o mestre deveria ter alguma forma de recompensar o que ele quer ver.

* A vantagem de recompensas que o jogador possam usar na sessão.

* Dicas genéricas para descrições: O uso de comprarações, metáforas.

* A leitura de livros de fantasia medieval bons, e romances de autores feras ajuda a melhorar nas descrições.

* Exemplos de comparações.

* A visualização da ação no RPG está ligada às descrições que surgem na mesa do jogo.

* Como criar comparações: visualize o que está acontecendo e veja com o que aquilo se parece.

* Cheiros, compare como que os jogadores já experimentaram.

* Visualizar a ação para descrever do modo como você quiser.

* Uma técnica: escrever pequenos parágrafos de descrição na parte de planejamento ajuda na descrição , mesmo que você não leia na hora.

* Exemplo de descrição, mestre e jogador complementando a descrição da cena.

* Usar de onomatopéias, descrever os sons da cena, como efeitos sonoros.

* Descrição como a ferramenta para melhorar a visualização, aumentando a imersão e a diversão.

* Seja específico nas suas descrições. Exemplo.

* Elementos específicos em descrições as deixam mais vivas e diferenciam a cena.

* Use as descrições para colocar o histórico do cenário de maneira mais natural.

* Evite as mega-maratonas de uma hora contando toda a história do mundo até o momento em que os heróis entram na aventura.

* Coloque a história no meio das descrições das cenas, ou melhor crie junto com as descrições das cenas.

* leia livros e romances dentro do tipo de RPG que você vai mestrar.

* romances inspiram metáforas, aumentam vocabulário, dão idéias de cenas, etc.

* Recomendação: George R R Martin (Game of Thrones – Jogo dos Tronos, Saga Songs of Ice and Fire), exepcional

* Robert Jordan, Bernard Cornwell, entre outros.

* Usando a linguagem dos quadrinhos para dar um clima de super-heróis em campanhas de RPG de Supers (Mutantes e Malfeitores ou Gurps Supers, por exemplo)

* Fazer a descrição como parte da trama, integrar as missões junto com as descrições.

* Dicas de descrições de personagens do mestre e personagens dos jogadores.

* Passos para descrever um personagem:

* Descreva a roupa: sapatos, calças, armas, camisa, armadura, luvas, detalhes, estampas, bordados, marcas, tipo de tecido (é de couro, pano, veludo, etc.).

* Descreva o corpo, o rosto, etc. Ele tem nariz, ou não, cicatriz, um olho, rosto quadrado, barba, tipo de cabelo,etc.

* Não precisa exagerar, escolha 3 a 5 características para marcar o personagem.

* o ideal é nunca deixa um personagem coadjuvante entrar na aventura sem uma descrição básica e marcante.

* jogadores devem também aproveitar e descrever sempre seus personagens, com as alterações durante a trama (corte de cabelo, roupa diferente, novas cicatrizes).

* raramente os jogadores descrevem seus personagens com roupas diferentes! :)

* Esses detalhes aumentam a imersão, aumentam a realidade fictícia do personagme do jogador.

* Dicas de descrições de Dungeons (criptas, cavernas, masmorras, etc.)

* Tente ir em uma caverna de verdade, para sentir na pele como é na real, como é escuro, como é úmido, etc.)

* Lembre do eco, da escuridão, da humidade, etc. Exemplo: Gruta de Maquiné.

* Não temos acesso a castelos, mas pode se inspirar por romances e filmes. Exemplo e indicação: Os livros de Bernard Cornwell.

* Os locais podem ser tenebrosos mesmo antes dos monstros chegarem!

* Segredo de descrever Dungeons: vizualisar bem o lugar antes de descrever.

* Lembrar dos cheiros das criaturas, do que é ter monstros morando em uma dungeon.

* Dicas para descrever Florestas.

* Tente visitar florestas de verdade, tente ver o que acontece ao entrar numa floresta. Mosquitos, pernilongos, bicharada, sons, terreno difícil, etc.

* Lembre-se que uma floresta muda muito de acordo com o clima.

* Fazer o som dos riachos, etc. aumenta a imersão. Faça o som dos bichos, lembre-se dos galhos, etc.

* Cenas de ação na floresta: é difícil de correr no meio de um matão doidão!

* Dicas para descrever tavernas!

* Varie a taverna, visualize a taverna, pense o que acontece dentro de uma taverna, etc.

* Lembre-se de como ela funciona, os servos/escravos limpando tudo, o dono dando porrada nos servos que fazem coisa errada, etc.

* Pense no Menu, nos pratos, descreva a comida. O que tem na comida, igredientes (Assado de carneiro com batata, cebola, mel); descrever o gosto da cerveja, do vinho.

* lembrar de descrever o tipo de clientela, o que eles vestem, o cheiro da taverna, os shows, a fumaça (se o povo fuma algo), o cheiro da cozinha.

* Dicas de descrição de Monstros!

* Use comparações para dar realidade aos monstros sobrenaturais.

* Use aquilo que os jogadores tem experiência para fazer a ponto quando você descrever.

* Você também pode mostrar a imagem do monstro porém o ideal é narrar.

* A Imaginação dos jogadores é a melhor ilustração possível.

* Use a ilustração no jogo, use tudo que o monstro tem, infira como ele é tendo a ilustração como base.

* Use onomatopéias (sons) ao descrever os monstros.

* Exemplos de descrições do “Último Reino” do Bernard Cornwell (Crônicas Saxônicas Volume 1)

* Encerramento

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    12 comentários

    1. Outro Nitrocast de qualidade inigualável,estou recriando a Saga do Anel e gostaria de algum material sobre a Terra Média: mapas, povos, idiomas, monstros e alguma coisa sobre a Saga do Anel.

      Obrigado

    2. tem nada haver com o tópico mas eu queria saber como vc faz pra criar essas fichas editaveis são megamassadimaissssvéi!!! ajuda um mestre ai

      abçs

    3. muito massa este podcast uma mão na roda pra mim pois to meio enferrujado nas minhas narrativas e ele me ajudou a lembrar uns macetes legais e me chamou atenção pra outros interessantes muito legal mesmo doidimais tio nitro :D

    4. Tio nitro, mais uma vez um gande trabalho!parabens, agora vou repetir meu pedido.hehehe! cade o resumão do star wars saga system que vc prometeu?

      Abraço!

    5. Ae Nitro. Tavao uvindo sua participação no Canal 2 e fiquei interessado no seu sistema d pontos de narração. Tem como mandar uma cópia das regras para o meu e-mail?

    6. Mais um ótimo podcast, Nitro! Uma das coisas que pra mim faz toda a diferença na descrição são os props e a música. No meu grupo, acabamos virando meio experts nisso. Mesmo com a descrição do DM, algo mais palpável, que realmente estimule os sentidos dos jogadores, faz toda a diferença. Mas, até aí, já foge um pouco ao tema. :)

      E bora continuar gravando Nitrocast, porque Nitrocast é doooooooidimais!

      Té!
      Márcio Fiorito

    7. Parabéns Tio Nitro
      mais uma matéria muito boa, vou repassar ela para uns amigos meus
      enquanto alguns jogadores ainda não voltam de ferias eles já pensam nos personagens

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