No Episódio 12 do Nitrocast eu trago algumas dicas para refletir e melhorar as descrições de cenas, ações e personagens, para mestres e jogadores!

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NitroCast 12 – Dicas de Descrição de Cenas para Mestres e Jogadores

* A Descrição é o coração do RPG, é o que dá vida à criação coletiva de histórias.

* A base da narrativa e da visualização no RPG está na Descrição, é um elemento primordial do jogo.

* Como melhorar as descrições do ponto de vista do RPG, como deixar elas mais vívidas, como se cria determinados climas, etc.

* Primeiro elemento da descrição: o Ponto de Vista.

* Ponto de vista de Primeira Pessoa. Exemplo.

* Ponto de vista em Terceira Pessoa. Exemplo.

* No RPG, antes de fazer uma descrição pensar sob qual o ponto de vista a descrição será feita.

* O Mestre normalmente descreve do ponto de vista dos heróis.

* Pode-se variar esse ponto de vista, as vezes. Exemplo de cenas narradas com os vilões, dá um efeito cinematográfico. Exemplo Star Wars.

* Pode-se usar mecanismos para os heróis verem outros pontos de vista da narrativa. Exemplo: O Espelho Mágico.

* Pensar quais são os limites das percepções dos heróis na cena, antes de fazer as descrições.

* Lista: Pensar no que os heróis estão vendo, cheirando, sentindo (tato), sentindo (emoções)

* Introduzir na descrição física elementos psicológicos para dar clima. Exemplo: O sol se pondo como uma mancha de sangue.

* Cuidados: não colocar detalhes de mais nem de menos, colocar na conta certa.

* Como escolher quais detalhes colocar na descrição.

* Separar a narrativa por cenas ajuda na descrição, dá um tema para ser usado na descrição.

* Cenas de investigação, por exemplo, colocar elementos de investigação, detalhes de pistas falsas em meio de detalhes de pistas verdadeiras.

* Você pode incorporar na trama uma pista falsa como verdadeira se o que os jogadores elaboraram com ela foi doidimais.

* A descrição é uma arma poderosa, aumenta a imersão no jogo.

* Para Mestres: a descrição permite a colocar elemento da trama, manipular as emoções dos jogadores no jogo.

* Para jogadores: a descrição bem trabalhada aumenta a imersão e deixa o personagem do jogador inesquecível.

* Usar a descrição para caracterizar cada vez mais o personagem do jogador. Lembrar dos detalhes peculiares.

* Exemplo do Vespa da Noite e sua máscara que ele não tirava nem para tomar banho.

* Dicas para descrições de cenas de terror: colocar elementos de tensão.

* Cenas de terror: colocar elementos estranhos e cenas corriqueiras. Exemplo.

* Recompensas para descrições caprichadas dos jogadores.

* O que o mestre quer ver na mesa do jogo, o mestre deveria ter alguma forma de recompensar o que ele quer ver.

* A vantagem de recompensas que o jogador possam usar na sessão.

* Dicas genéricas para descrições: O uso de comprarações, metáforas.

* A leitura de livros de fantasia medieval bons, e romances de autores feras ajuda a melhorar nas descrições.

* Exemplos de comparações.

* A visualização da ação no RPG está ligada às descrições que surgem na mesa do jogo.

* Como criar comparações: visualize o que está acontecendo e veja com o que aquilo se parece.

* Cheiros, compare como que os jogadores já experimentaram.

* Visualizar a ação para descrever do modo como você quiser.

* Uma técnica: escrever pequenos parágrafos de descrição na parte de planejamento ajuda na descrição , mesmo que você não leia na hora.

* Exemplo de descrição, mestre e jogador complementando a descrição da cena.

* Usar de onomatopéias, descrever os sons da cena, como efeitos sonoros.

* Descrição como a ferramenta para melhorar a visualização, aumentando a imersão e a diversão.

* Seja específico nas suas descrições. Exemplo.

* Elementos específicos em descrições as deixam mais vivas e diferenciam a cena.

* Use as descrições para colocar o histórico do cenário de maneira mais natural.

* Evite as mega-maratonas de uma hora contando toda a história do mundo até o momento em que os heróis entram na aventura.

* Coloque a história no meio das descrições das cenas, ou melhor crie junto com as descrições das cenas.

* leia livros e romances dentro do tipo de RPG que você vai mestrar.

* romances inspiram metáforas, aumentam vocabulário, dão idéias de cenas, etc.

* Recomendação: George R R Martin (Game of Thrones – Jogo dos Tronos, Saga Songs of Ice and Fire), exepcional

* Robert Jordan, Bernard Cornwell, entre outros.

* Usando a linguagem dos quadrinhos para dar um clima de super-heróis em campanhas de RPG de Supers (Mutantes e Malfeitores ou Gurps Supers, por exemplo)

* Fazer a descrição como parte da trama, integrar as missões junto com as descrições.

* Dicas de descrições de personagens do mestre e personagens dos jogadores.

* Passos para descrever um personagem:

* Descreva a roupa: sapatos, calças, armas, camisa, armadura, luvas, detalhes, estampas, bordados, marcas, tipo de tecido (é de couro, pano, veludo, etc.).

* Descreva o corpo, o rosto, etc. Ele tem nariz, ou não, cicatriz, um olho, rosto quadrado, barba, tipo de cabelo,etc.

* Não precisa exagerar, escolha 3 a 5 características para marcar o personagem.

* o ideal é nunca deixa um personagem coadjuvante entrar na aventura sem uma descrição básica e marcante.

* jogadores devem também aproveitar e descrever sempre seus personagens, com as alterações durante a trama (corte de cabelo, roupa diferente, novas cicatrizes).

* raramente os jogadores descrevem seus personagens com roupas diferentes! :)

* Esses detalhes aumentam a imersão, aumentam a realidade fictícia do personagme do jogador.

* Dicas de descrições de Dungeons (criptas, cavernas, masmorras, etc.)

* Tente ir em uma caverna de verdade, para sentir na pele como é na real, como é escuro, como é úmido, etc.)

* Lembre do eco, da escuridão, da humidade, etc. Exemplo: Gruta de Maquiné.

* Não temos acesso a castelos, mas pode se inspirar por romances e filmes. Exemplo e indicação: Os livros de Bernard Cornwell.

* Os locais podem ser tenebrosos mesmo antes dos monstros chegarem!

* Segredo de descrever Dungeons: vizualisar bem o lugar antes de descrever.

* Lembrar dos cheiros das criaturas, do que é ter monstros morando em uma dungeon.

* Dicas para descrever Florestas.

* Tente visitar florestas de verdade, tente ver o que acontece ao entrar numa floresta. Mosquitos, pernilongos, bicharada, sons, terreno difícil, etc.

* Lembre-se que uma floresta muda muito de acordo com o clima.

* Fazer o som dos riachos, etc. aumenta a imersão. Faça o som dos bichos, lembre-se dos galhos, etc.

* Cenas de ação na floresta: é difícil de correr no meio de um matão doidão!

* Dicas para descrever tavernas!

* Varie a taverna, visualize a taverna, pense o que acontece dentro de uma taverna, etc.

* Lembre-se de como ela funciona, os servos/escravos limpando tudo, o dono dando porrada nos servos que fazem coisa errada, etc.

* Pense no Menu, nos pratos, descreva a comida. O que tem na comida, igredientes (Assado de carneiro com batata, cebola, mel); descrever o gosto da cerveja, do vinho.

* lembrar de descrever o tipo de clientela, o que eles vestem, o cheiro da taverna, os shows, a fumaça (se o povo fuma algo), o cheiro da cozinha.

* Dicas de descrição de Monstros!

* Use comparações para dar realidade aos monstros sobrenaturais.

* Use aquilo que os jogadores tem experiência para fazer a ponto quando você descrever.

* Você também pode mostrar a imagem do monstro porém o ideal é narrar.

* A Imaginação dos jogadores é a melhor ilustração possível.

* Use a ilustração no jogo, use tudo que o monstro tem, infira como ele é tendo a ilustração como base.

* Use onomatopéias (sons) ao descrever os monstros.

* Exemplos de descrições do “Último Reino” do Bernard Cornwell (Crônicas Saxônicas Volume 1)

* Encerramento

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