NitroCast Especial 05 – Forgotten Realms Parte 2: História da Era do Alvorecer até o Primeiro Florescimento![NitroDungeon – Podcast]

No Episódio 05 do Nitrocast Especial, a série de NitroCasts que tratam de temas específicos de RPG, eu trago a segunda parte da série de casts sobre Forgotten Realms, com a história da Era do Alvorescer até o Primeiro Florescimento!

Mapa de Forgotten Realms

Forgotten Realms - Mapa 4ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 4ª Edição (Clique para aumentar)
Forgotten Realms - Mapa 3ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 3ª Edição(Clique para aumentar)
Forgotten Realms - Mapa 2ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 2ª Edição (Clique para aumentar)

NitroCast Especial 05 – Forgotten Realms Parte 2: História da Era do Alvorecer até o Primeiro Florescimento!

* Introdução

* A Era do Alvorecer – guerra entre os gigantes e os dragões (-30.000 DR até – 2.400 DR)

* Reinos dos gigantes: Darchar, Grunfesting Hellighein, Nedeheim, Ostoria e Rangfjell

* Reinos dos Dragões: Argissthilliax, Caesinmalsvir, Darastriverthicha e Tharkrixghontix

* queda dos Impérios dos Aearee pelo Primerio Vôo dos Dragões, general dragão Nagamat detonou os Aeree, principalmente a cidade ninho de Viakoo

* A organização secreta dos Sarrukh, os Ba’etith criam as Peles Douradas da Serpente do Mundo, os Pergaminhos Netherianos como são conhecidos hoje em dia.

* Acontece a guerra entre os Seldarine, as divindades élficas e Araunshnee é lançada aos Demonweb Pits, e vira Lolth

* O Solar (tipo arcanjo) Malkizid é expulso e enviado aos Nove Infernos.

* Annan, deus dos gigantes, casa com Othea e Ostoria, o primeiro reino dos gigantes é fundado.

* Inicia a Guerra Dragonfall (-29.500 DR), onde seguidores do dragão Xymor matam Nagamat e a guerra entre Tiamat (rainha dos dragões cromáticos) e Bahamut (deus bom dos dragões metálicos) filhos do deus dragão criador Io (um aspecto da Serpente do Mundo, o maior dos dragões é menor que uma das escamas de Io).

* O reino Colossal de Ostoria atinge o auge em -28.000 DR

* – 27.000 DR elfos verdes chegam em Toril e se reunem em tribos. Os Ilythiiti chegam e negociam com os dragões e montam um reino no sul, capital Atornash. Os elfos negros não eram maus, não eram drows ainda.

* -26.000 Vaprak cria a caça dos Ogres, junto com Othea a mãe dos gigantes.

* Entre -26.000 DR e -25.000 DR, o avatar da divindade dracônica Garyx lidera os dragões vermelhos contra os gigantes de Ostoria, numa guerra que durou 1000 anos, diminuindo o Reino Colossal (onde hoje fica a Great Glacier e as Cold Lands, Terras Geladas).

* -25.500 DR Othea tem um caso com Ulutiu, um deus dos mares e disso surgem os Firbolgs, os Veerbegs, os Voadyn e os Fomorian.

* -25.400 a destruição do reino de ilhas de Tintageer por causa de abuso de poder mágico em Faerie faz com que um pequeno grupo de elfos dourados chegem em Toril e dão o nome de Faerûn ou a Uma Terra, The One Land.

* Os elfos de Tintageer se chamam de Elfos do Sol, enquanto os descententes de Sharlario Moonflower um elfo de prata , são chamados de elfos da lua.

* -25.000 DR A Priemra Fúria dos Dragões (Rage of Dragons) no norte os elfos criam o Mythal Dracorage. Um Mythal é um efeito mágico poderosíssimo criado por um círculo de Altos Magos Élficos para proteger e defender uma área enorme, limitando poderes, magias, causando efeitos, etc. Esse mythal levou os dragões à loucura e a autodestruição, foi erguido junto com o aparecimento da estrela king-killer.

* – Elfos do Sol e da Lua, em -24.500 DR criam cidades enromes. A cidade dos elfos do sol de Occidian é o centro da cultura e a cidade dos elfos da lua Sharlarion é centro do comércio. Nessa época surgem as primeiras raças dracodescentendes, os dragonspawn, como Kobolds e Urds (draconóides).

* – 24.400 DR Lolth se interessa por Faerum devido ao lendário elfo da lua Kethryllia derrotou seus demônios no abismo antes de retonrar poara Faerum.

* Occidiam é saqueada por uma horda de orcs lideradas pelo demônio Haeshkarr, que depois ataca Sharlarion, para depois serem derrotados.

* O Primeiro Florescimento (-24.000 à -12.000 DR) – Auge das civilizações élficas, e devido ao seu sucesso contra orcs dragões e gigantes outras raças puderam florescer.

* A palavra Rysar é como as nações élficas marcavam o tempo, e determina o reinado de determinado governante ou conselho.

* -24.000 DR O reino Yuan-Ti de Mhairshaulk é destruído por causa dos dragões do sul, e Couatls chegam em Chult.

* -24.000 a -23.000 DR , guerra entre os Yuan-Ti e os Coualts em Chult, uma guerra que termina em empate com as duas raças dividindo a península.

*-23.900 a -21.000 DR Estabelecem-se os reinos de Aryvandar (Elfos dos Sol, atualmente High Forest), Ardeep (elfos da lua, atualmente Green Fields), Ilythiir (onde hoje é o Shaar e a Floresta de Amtar, no sul), Syòrpiir (comunidades mistas de elfos da lua e do sol onde hoje estão Ankhwood e Chondalwood).

* Nesse período também surge o reino dos elfos da lua de Orishaar (onde hoje se chama Shaar)

* -20.000 começa os conflitos entre Ilythiir (Elfos Negros) e Orishaar (Elfos da Lua). Merfolk, Locathan e Sahuagin lutam em Seros desde essa época.

* -18.800 DR, primeiros acampamentos élficos de Miyeritar (onde hoje é High Moor e a Misty Forest) por elfos verdes e negros devido a diferenças políticas com Aryvandaar.

* -18.000 surge as Cidadela do Corvo / Raven, que são uma série de fortalezas inteligadas no alto das Dragonspine Mountains, ao norte de Teshwave, indícius de uma das primeiras civilizações humanas, das quais os bárbaros do The Ride são descendentes.

* -17.800 DR Estabelecimento dos reinos de Keltormir (onde hoje são os territórios de Tehyr, Amn, Erlkazar e Calimsham), por elfos da lua e elfos verdes, procurando a paz.

* 17.600 Acontece o The Sundering ou a Ruptura. Esquecendo as lições de Tintageer (a capital dos elfos do sol de Faerie e que foi destruida por abuso de poder mágico).

* OS Altos Magos Elfos fizero um círculo mágico no Gathering Place no centro de Faerum. A idéia era criar uma terra élfica com toda a glória do plano das Fadas.

* A magia causou o caos, destruiu cidades e civilizações, criou catástrofes e enchentes (chamado do Day of Birthing).

* O continente assumiu a forma atual, a ilha de Evermeet foi criada no meio do Trackless Sea e foi abençoada pela deusa élfica Angharradh e por Corellon Larethian, e protegia contra Lolth e Malar e outros deuses anti-Seldarine.

* Corellon Larethian depositou uma semente especial na ilha que germinou e gerou a Árvore das Almas. Os elfos antigos que chegam a Evermeet se fundem com a Árvore aumentando seu poder.

* Existem profecias que dizem que quando o Exílio (o refúgio dos elfos em Evermeet ou A Ilha Verde) terminar, os elfos plantarão a Árvore das Almas no continente de Faerum.

* De -17.1000 até -16.800 DR ocorre a Guerra das Três Folhas, que é a unificação da Satyrwood, que os Ilythiiri são contra. Ocorre a emigração de élfos para os reinos submarinos dos Inner Sea.

* A unificação não acontecem, e os reinos de Thearnytall, Eillûr e Syorpiir não se junta e continuam em conflito entre si e contra Ilythiir.

* Em -16.800 DR aparecem os primeiras vilas de anões nas montanhas de Yehimal, entre os três continentes de Faerum, Kara-Tur e Zakhara, de onde migraram.

* Em -15.000 DR O primeiro reino dos anões de Faerum surge na grande caverna de Bhaerynden, debaixo do Shaar.

* Entre -15.300 DR até -13.900 DR inicia-se os conflitos entre a nação élfica militarista de Aryvandaar, sob o comando do clã dos Vyshaan e o centro da arte e da magia de Miyeritar.

* Aryvandaar queria anexar diplomaticamente Miyeritar, mas encontrou resistência. Uma série de conflitos localizados e comerciais se inicia entre Aryvandaar e Miyeritar.

* Em -12.500 DR, os elfos de Aryvandaar descobrem o Hall of Mists sob a High Forest e invocam um Arakhor, os antepassados das trents, para proteger o local. Ao longo dos milênios, essa criatura ficou conhecida como a Grandfather Tree.

* Encerramento

_______________________________

Abertura:

Tema de Paralax (por Tio Nitro – música e vocal! :)

Links:

http://www.ultimosdiasdegloria.com/ – Maravilhoso Site Brasileiro sobre Forgotten Realms

______________________________________

Download – NitroCast Especial 05

Escute Online

______________________________________

Fórum do NitroCast:

Fórum TPK Brasil (Total Podcast Kill)

______________________________________

Assine o NitroCast (Feeds of RSS do Podcast – Meevio)

Você pode baixar os episódios ou assinar, usando programas como o Itunes da Apple.

Tutorial Animado de como assinar Podcasts usando o Itunes.

Via Itunes – itpc://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Via RSS – http://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Escute Online

http://newtonrocha.mevio.com/

HD Online com todos os Nitrocast (4Shared)

http://www.4shared.com/dir/9353384/18b6cd28/05-_NitroCast_-_Podcast_de_RPG.html

____________________________

Download Direto Nitrocast

  • NitroCast 01 – Usando técnicas de roteiro para planejar sessões de RPG!
  • NitroCast 02 – Dicas de Interpretação de Personagens de RPG!
  • NitroCast 03 – Dicas para Mestrar em Eventos de RPG
  • NitroCast 04 – Dicas para Deixar suas Cenas de Ação Emocionantes
  • NitroCast 05 – Como criar o melhor personagem possível para sua aventura!
  • NitroCast 06 – Como dar vida aos monstros de sua aventura de RPG!
  • NitroCast 07 – A Alma do Guerreiro: Dicas de interpretação para Jogadores e Mestres!
  • NitroCast 08 – Como Começar a Mestrar e Dicas para Mestres Iniciantes!
  • NitroCast 09 – Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG
  • NitroCast 10 – Como colocar mistérios nas suas aventuras de RPG!
  • NitroCast 11 – A Alma do Mago: Dicas de Interpretação para jogadores e mestres de RPG!
  • ____________________________

    Download Direto Nitrocast Especial

  • NitroCast Especial 01 – Análise Rápida do Guia do Mestre para D&D 4e
  • NitroCast Especial 02 – Dark Sun Parte 1: Visão Geral e História de Athas!
  • NitroCast Especial 03 – Dark Sun Parte 2: Raças, Classes de Personagens e Aventuras em Athas!
  • NitroCast Especial 04 – Forgotten Realms Parte 1: História da Criação até os Dias do Trovão!
  • ____________________________

    Contato

    ____________________________

    Outros Artigos

    Anúncios

    26 comentários

    1. Muito obrigado pelos comentários, pessoal!

      Penso em fazer Al-Quadim também, vamos ver, fiquem sempre comentando que eu vou animando a fazer mais podcasts de cenários hahahahaha!

      Um abraço!

    2. Pois é, Franciolli! Eu me sentia da mesma forma. :)

      E Al-Qadim? Al-Qadim é “doidimais”! Totalmente “massavéio”! Na verdade, é meu cenário “não-comum” favorito!

      Nitro, depois desses podcasts de Forgotten (que pra mim podia ter uns vinte, porque são “doooooidimais”). vc podia fazer uns dois de Al-Qadim, hein?

      Abração,
      Márcio Fiorito

    3. A despeito do gosto de muitos, eu também me amarrei demais no novo Forgotten Realms, principalmente por possibilitar um grande recomeço.

      Logo quando eu comecei a jogar, em 95, eu comecei em FR e quando me deparei com a imensa quantidade de material para o cenário também me deixava incomodado em mudar alguma coisa no cenário – principalmente por eu estar começando naquela época.

      Al-Qadim? Ainda existe? Deve ter sido defenestrada de Faerûn junto com Mastica!

    4. Grande Franciolli!

      Ainda não, cara. Na verdade, apesar de jogar desde 1985, eu nunca achei Forgotten nada de mais. Acho que o tamanho do cenário me cansava um pouco. Mas depois que ouvi o podcast do Rolando 20 sobre a quarta edição, me apaixonei pela nova versão do cenário. É na medida do que eu gosto (e com várias coisas parecidas com os meus próprios cenários). Aí acabei “retconando” a minha campanha pra ambientá-la em FR e estou viciado no cenário! :)
      Esses Nitrocasts com a história de Forgotten estão sendo 100% utilizados por mim!

      Abração,
      Márcio Fiorito
      P.S.: Eles bem que podiam lançar AlQadim 4e, né? Pra incorporar em Faerun! Imagina o que a Spellplague não fez por lá! :D

    5. Nitro,

      Doidimais, véio! :)

      Cara, excelente o podcast (esse e o anterior, especialmente). Fico ansioso pelas partes seguintes. O único problema é que agora vc me deixou na vontade pra comprar o Grand History of the Realms.

      Continue o excelente trabalho, cara! Sou um ouvinte fiel!

      Abração,
      Márcio Fiorito

    6. @Guimakid

      Sobre os limites dos poderes diários, basta ver a tabela da página 29, da evolução do personagem. Os números no final indicam os limites dos poderes em cada nível (Sem limite/Encontro/Diário/Utilitários)NO nível 30 por exemplo serão 2 sem limites, 4 por encontro, 4 diários e 7 utilitários.

      Os limites dos poderes diários dos itens mágicos estão na pag. 226, como o alucard colocou.

    7. ADOREI! esses debates sao muito bons para nos aperfeiçoar-nos mas a colocação do alucard realmente me deixou intrigado no que diz respeito à utilizaçao dos poderes diários normalmente adquiridos de CLASSE, fui imediatamente ler o livro do jogador e nao menciona NADA sobre se eu tenho que usar apenas um poder diário de qualquer nivel, acho que o alucard esta certo se nao eu chegaria no 30º nivel podendo usar apenas uma magia diária o que realmente seria um absurdo.

    8. desculpe a intromissão nitro mais agora vc me confundiu pelo o q eu sei na pag 226 do livro do jogador 1 diz assim: Assim como os poderes diários das classes há um limite para o numero de poderes diários de itens magicos que o usuário pode ativar num mesmo dia. esse limite depende do nível do personagem: do 1 ao 10 só um poder diário e do 11 ao 20 dois poderes diarios e assim por diante. e a respeito das classes nos já estamos jogando a séculos assim: usamos os poderesdiários de cada nível, por exemplo tenho uma magia diária de 1 e uma de 5 posso usar as duas, só nao posso usar duas do 1 nivel ou duas do 5, no character builder eu pego na boa, li olivro todo do jogador e nao achei limitação para gastar o poder diario um de cada nivel se fosse assim os de encontro tb seriam limitados por niveis e eu nao podeia usar 1 encontro de 1 nivel e outro de 3 nivel num mesmo encontro.

    9. @Dimitry – depende do nível. Normalmente, pela classe só tem 1 diário (os magos tem 2 diários mas tem que escolher 1 para usar por dia). No quinto você tem que trocar o poder diário do primeiro nível pelo o de quinto nível. O poder diário das armas mágicas não contam, se vc tem três armas mágicas com poderes diários, poderá usar os três poderes numa boa em um combate.

    10. olá rapaziada e olá tio nitro estamos começando a jogar ded 4ª edição e nunca tinhamos jogado antes queria saber se eu tiver mais de um poder diário si eu posso usar, tenho 1 de 1º e um utilitario e mais um de quinto alemm do da arma magica

    11. brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu quem sabe um dia agente jogue uma aventura em FORGOTTEN REALMS. UM ABRAÇÃO DO GUIMA…

    12. Beleza Guimakid!

      Você ganha TODAS as vezes que acertar ou sofrer dano com a palavra chave Radiante, até o máximo dos seus PVs.

    13. Nitro queria te agradecer imensamente por toda a paciência. só uma coisa não ficou muito clara pra min vc disse que no “radiant recovery” os PVs temporários q eu ganho é igual ao modificador de Constituição que o meu personagem tiver (PERFEITO) MAS A DUVIDA É GANHO TODAS AS VEZES QUE DAr OU SOFRER DANOS RADIANTE OU APENAS UMA FICANDO NO TOTAl DE + 1/2 do nível, se o nível do personagem for maior que 1, é claro!) Valeu nitro pela ajuda o resto já esta na massa do sangue e vamu joga rpggggggg

    14. Beleza!

      Vamos lá!

      qualquer um que iniciar seu turno ganha 5 de vida temporários e quando iniciar novamente sob a zona de efeito recebe de novo. assim se o aliado passar 5 rounds seria 25 pontos de vida temporários,

      Isso mesmo, fica ganhando até chegar no seu máximo de PV, nem mais nem menos.

      Vamos ver os outros:

      Radiant Recovery [Deva Bloodline]
      Heroic Tier
      Prerequisite: Con 13, deva or Deva Heritage
      Benefit: When you hit with or are damaged by an attack that has the radiant keyword, you gain a number of temporary hit points equal to your Constitution modifier.

      Os número de PVs temporários q vc ganha é igual ao modificador de Constituição que o seu personagem tiver (+ 1/2 do nível, se o nível do personagem for maior que 1, é claro!).

      White Lotus Riposte
      Heroic Tier
      Prerequisite: Any arcane class
      Benefit: When an enemy you hit with an arcane at-will attack power attacks you before the start of your next turn, that enemy takes damage (of the same type the attack power deals) equal to the ability modifier to the attack power’s damage.

      Nesse caso inimigo PRECISA acertar (hit), se ele não acertar ele não sofre dano, e ele tem que te acertar antes do começo do seu próximo turno. O dano que ele sofre (do mesmo tipo do ataque) é igual ao modificador de habilidade do dano do poder de ataque (o bônus ao lado dos dados do poder de ataque sem limite do inimigo, tipo se ele atacar com fogo 3d6 + 5 e for bem sucedido, ele sofre 5 de dano de fogo).

      Espero que tenha ajudado!

    15. Muitissimo obriado nitro, é por isso que sua fama o precede, nós vasculhamos vários foruns e niguem sabia redponder, ficou mais que esclarecido o mistério do grasp from the grave, mas ainda resta-nos uma duvida sobre o enunciado que aparece em vários poderes e que é o caso destes dois que mencionei, é o texto “each ally who starts his or her turn in the” então quer dizer que qualquer um que iniciar seu turno ganha 5 de vida temporários e quando iniciar novamente sob a zona de efeito recebe de novo. assim se o aliado passar 5 rounds seria 25 pontos de vida temporários, aproveitando o encejo gostaria de saber sobre dois dilemas que enfrentamos um é sobre o feat chamado RADIANT RECOVERY QUE DIZ: When u hit with or are dameged by attack tha has the radiant keyword u gain a number of temporary hit points equal to your radiant modifier
      logo penso que todas as vezes que eu receber ou dAR DANOS RADIANTES GANHO + 4 QUE É MEU MODIFICADOR, SERÁ… e outro é a bendita da lotus branca (white lotus riposte) que fala que quando vc causar danos num inimigo com um at-will power até o final do prox turno se ele me atacar (nem precisa acertar) ele ganha danos igual ao mod que foi usada na habilidade… putz
      desde já obrigado tio Nitro

    16. Obrigado pelos comentários!

      @franciolli – Valeu, vc me animou a lançar o próximo mais rápido! :)

      @guimakid – Vamos ver cada um desses poderes:

      Grasp from the Grave

      Área Burst 2 dentro de 20 quadrados – Isso quer dizer o seguinte, Explosão de àrea 2 (que dá um quadrado de 5 por 5 em qualquer lugar dentro de 20 quadrados do mago. Nada de área de 20 por 20 :)

      Área de explosão você conta assim, pega um quadrado no centro e se for Explosão de Área 2, conta 2 quadrados adjacentes ao quadrado do centro para todos os lados. No caso de Explosão de Área 1 dá um quadrado de 3 por 3, no caso de Explosão de Área 2 dá um quadrado de 5 por 5 etc.

      Como a área é pequena, basta o inimigo se mover (pasmo o cara pode se mover) e sair da área.

      Wall of the Light: You conjure a wall of divine energy, lasts until the end of your next turn. While within the wall, any ally gains a +1 power bonus to AC, and each ally who starts his or her turn in the wall gains 5 temporary hit points.

      Isso cria 5 quadradinhos onde DENTRO do quadradinho da Parede (dentro e não atrás) o cara ganha 5 PVs temporários e +1 no CA.

      Um abraço!

    17. Olá mestre Nitro, somos jogadores experientes desde 1900 e guaraná de rolha temos jogado vários sistemas, mas vou lhe confessar a regra do dungeon e dragons 4ª edição é realmente complexa e perturbante, muitas das descrições feitas em alguns poderes dão margem à várias interpretações, gostaria que vc com sua experiência pré-histórica nos ajuda-se a saber um pouco mais, por exemplo há alguns poderes como o GRASP OF THE GRAVE, que é um poder de wizard de 5º nivel, diário, Àrea burst 2 within 20 squares…”putz” e que tem a seguinte descrição: hit: 1d10 + modificador de int e o alvo fica pasmo até o final do prox turno. até ai tudo bem mas lá nos efect diz: the burt creats a zone that lasts until the end of the encounter, a enemy that enters the zone or that starts its turn in the zone takes five necrotic damage and is dazed until the end of your next turn. Pô nitro o cara faz uma zona de 20 por 20 e todos que estão lá dentro estão pasmos(só podem fazer uma ação ou bate ou corre e se permanecer todo o round que se iniciar o efeito se repete ganha 5 de danos e fica pasmo de novo, caramba é doidimais esse poder ou nós estamos interpretando errado, acho que como vários poderes estão descritos desta forma como o WALL OF THE LIGHT que é um poder utilitário de invoker de 2º nível que diz que vc conjura uma parede e diz que todo aliado que começar seu turno atras da parede ganha 5 temporary hit poins, quer dizer todo o round que eu começar atrá da parede vou ganhando 5, pô tá doidimais isso ai. socorro tio nitro

    Deixe um comentário!

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s