Mais um elemento do sistema de Savage Worlds, as “hindrances”, que escolhi traduzir como “desvantagens”, um termo que o pessoal já está bem acostumado! :)

"Don't Drink the Water" - Aventura para Dead Lands/Savage Worlds do Studio 2
"Don't Drink the Water" - Aventura para Dead Lands/Savage Worlds do Studio 2

RESUMÃO DE REGRAS DO SAVAGE WORLDS

Parte 1 – Introdução e Conceitos Básicos

Parte 2 – Perícias

_____________________________________

Parte 3 – Desvantagens

Falhas do personagem, desvantagens, problemas físicos, etc. que ajudam na interpretação do personagem e podem dar “Bennies” (fichas que permitem ao jogador ou ao mestre rolar novamente uma jogada ou anular um dano, os “bennies” não se acumulam entre sessões).

3.1. Pontos de Personagem Extras pelas Desvantagens

  • Uma Desvantagem Menor vale 1 Ponto de Personagem (que pode ser usado aumentar uma Perícia ou ganhar dinheiro adicional)
  • Uma Desvantagem Maior vale 2 Pontos de Personagem (que podem ser usados para aumentar os Atributos (antes de comprar Perícias) ou para comprar uma Vantagem)

3.2. Lista de Desvantagens

Anêmico (Menor)

-2 nos testes de Vigor feito para resistir testes de Fadiga, Veneno, Doença.

Arrogante (Maior)

O importante para o personagem é ser o melhor sempre, humilhar o oponente, busca sempre o mais forte inimigo não importando com a racionalidade da situação.

Azarado (Maior)

Não pode comprar junto com Sortudo, coisas ruins acontecem com o personagem com mais frequência e o jogador recebe um “Bennie” a menos por sessão.

Cego (Maior)

-6 em todas as testes que envolvem a visão, -2 em testes sociais que envolvem visão, o personagem ganha uma Vantagem extra.

Cético (Menor)

Tenta racionalizar e não aceitar tudo que for sobrenatural, sofre -2 em testes de Coragem frente ao sobrenatural.

Cuidadoso (Menor)

Pensa demais antes de agir, gosta de planejar demais antes de agir, muitas vezes em desvantagem aos heróis.

Código de Honra (Maior)

A honra é importante mesmo que suas ações vão contra ao senso comum da situação.

Cobiça (Menor ou Maior)

So se preocupa com o quanto de dinheiro tem, brigando pela sua parte do tesouro sempre que possível.

Curioso (Maior)

A curiosidade do personagem o coloca em enrrascadas, mesmo que elas seja muito perigosas e coloquem a vida do personagem em risco.

Criança (Maior)

8 a 12 anos, 3 pontos nos atributos, 10 pontos de perícia e muita sorte (1 Benny (pontos que podem ser gastos para rolar novamente, entre outros benefícios) extra por sessão até fazer 18 anos).

Desajeitado com Máquinas e Eletrônicos (Menor)

-2 em testes de Reparo e se tirar 1 o aparelho quebra (não importando o Dado Selvagem, que é rolar 1d6 extra junto com o dado rolado para o teste e usar o maior resultado, se sair 1 no Dado Selvagem e 1 no outro dado rolado, dá falha crítica).

Desejo de Morrer (Menor)

O personagem quer morrer depois de cumprir um objetivo (vingança, ou esteja com uma doença incurável, etc.).

Delirante (Menor ou Maior)

Acredita em coisas estranhas, tem ilusões e delírios frequentes, menor ele consegue controlar, maior tem delírios que podem causar dano ao personagem.

Excesso de Autoconfiança (Maior)

Acredita que consegue vencer mesmo quando as chances são mínimas ou inexistentes.

Falastrão (Menor)

O personagen fala demais, não consegue manter segredos e revela planos nos piores momentos.

Feio (Menor)

Afasta membros do sexo oposto, -2 no Carisma.

Fobia (Menor ou Maior)

Medo irracional e específico de alguma coisa, -2 nos testes de coragem se for Menor e -4 se for Maior.

Ingênuo (Menor)

O personagem não sabe muito sobre o mundo, -2 nos testes de Conhecimento Comum.

Idoso (Maior)

Descolamento reduzido em 1, Vigor e Força reduzida em 1 dado até um mínimo de 1d4, e ganha 5 pontos de perícia extras em qualquer perícia ligada à Inteligência.

Inimigo (Menor ou Maior)

O personagem tem um inimigo que irá surgir na aventura, o poder do inimigo varia de acordo se a Desvantagem é Menor ou Maior. Se o inimigo for derrotado, o mestre deve criar outro ou o jogador tem que pagar a Devantagem Inimigo com experiência.

Juramento (Menor ou Maior)

O personagem segue um juramento a risca, dependendo de como ele limita as ações do personagem, pode ser menor ou maior.

Medroso (Maior)

-2 nos testes de coragem, grita por qualquer coisa.

Olhos Ruins (Menor ou Maior)

Se o personagem pode usar óculos ou lentes é Desvantagem Menor, sem os óculos -2 de penalidade em qualquer teste de Notar de 10 metros de distância ou 12,5 centímetros se usar miniaturas.

Pacifista (Menor ou Maior)

Abomina a violência e evita de qualquer forma. Se for Maior, não permitirá que seus companheiros cometam atos de violência desnecessários. Maior também pode preferir usar métodos não letais de combate.

Peculiaridade (Menor)

O personagem faz algo meio bizarro, ou tem uma mania (desenhar as iniciais nos inimigos, etc.).

Pequeno (Maior)

O personagem tem uma altura pequena, -1 da Fortitude (Toughness).

Pobreza (Menor)

Começa com metade do dinheiro disponível e está sempre sem dinheiro.

Procurado (Menor ou Maior)

O personagem é procurado por causa de um crime que cometeu, a gravidade do crime determina se é Menor ou Maior.

Sanguinário (Maior)

Não faz prisioneiros, é cruel, -4 no Carisma se essa característica for revelada aos PdMs. (Personagens do Mestre).

Teimoso (Menor)

O personagem tem uma dificuldade imensa de admitir que está errado sobre algo e teima em seguir sua própria cabeça.

Viciado (Menor ou Maior)

O personagem tem um vício, que pode ser leve (-1 no Carisma) ou se for Maior, tem que fazer um teste de Fadiga a cada 24 horas, se não passar fica Fatigado, se não passar duas vezes Exausto, se não passar três vezes entra em coma. Sem tratamento fica com as penalidades por 1d6 dias.

Vingativo (Menor ou Maior)

Busca sempre vingar o mal que foi feito a si mesmo ou ao seus interesses. Menor busca vingar por meios legais, maior, vinga por meios ilegais.

____________________________

Contato

____________________________

Outros Artigos