Literatura de Fantasia como fonte de Jogos de RPG! [NitroDungeon-Dicas de Mestre]

Uma das minhas fontes de idéias para personagens, aventuras e campanhas de RPG são os livros de literatura fantástica. A possibilidade de vivenciar um mundo de fantasia pelo ponto de vista de seus personagens inspira e dá uma sensação de imersão que ajuda muito a criar aventuras. Eu costumo sempre correr atrás dos romances dos cenários que eu vou mestrar, mesmo que eu vá mudar o cenário para a minha aventura. Comecei a ler romances baseados em cenários de RPG com Dragonlance, ainda na década de 80 e desde então nunca mais parei. É legal ver como os personagens reagem e vivem dentro do mundo que você está pretendendo mestrar, mesmo sabendo que cada romance traz uma visão diferente do cenário, um ponto de vista bem específico. Outra coisa interessante, quando a gente lê esses romances, é ver qual é o “clima” do mundo, e que tipo de história pode-se contar nele.

De um livro de fantasia baseado em um cenário você pode tirar:

  • Descrições de Lugares em detalhes
  • Descrição das crenças e de como a população interage com a religião
  • Descrição de roupas e dos comportamentos do dia a dia
  • Tramas e narrativas (pegar a estrutura e dar uma modificada nela! :)
  • Personagens coadjuvantes
  • A interação das instituições e a população
  • O sistema de leis
  • Descrição da comida
  • Os perigos existentes no cenário e como a população lida com eles
  • O “tom” do cenário, o clima (aventuresco, suspense, horror, comédia, dark, noir, etc.)
  • Equipamentos e utensílios do dia a dia

Outra dica para os mestres é escrever contos sobre o seu cenário, como uma forma de explorar ele “por dentro”. O meu “Alma Torturadas”, por exemplo, é basicamente uma exploração do meu cenário Necropia através da narrativa. O interessante é que quando a gente começa a escrever e a “sentir” o cenário por dentro, muita coisa vai mudando, de acordo com a narrativa e com o clima que vai surgindo da história. É uma experiência muito legar que recomendo para todos os mestres que queiram descobrir mais sobre o cenário que criaram.

Alguns livros legais para tirar idéias para RPGs de Fantasia Medieval que existem em português:

1. A Trilogia Dragonlance por Margareth Weis e Tracy Hickman (Devir)

Idéias para uma campanha baseada em uma guerra generalizada entre várias nações de fantasia, idéias para personagens legais incluindo um mago massavéi demais, idéia para criação de vilões, como integrar profecias dentro de uma campanha, etc.

2. Forgotten Realms – A Trilogia do Vale do Vento Gélido por R.A. Salvatore (Devir)

Idéias para personagens legais, saga centrada em um item mágico maligno, cultura dos anões, um vilão sensacional (Artemis Entreri), combates cinematográficos, intriga política entre vilas, cultura de bárbaros.

3. Tormenta – O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo, O Terceiro Deus por Leonel Caldeia

lit-ceoc_g

Idéias para sagas épicas com vilões poderosos, desafios impossíveis, segredos misteriosos do passado, envolvimento de deuses na trama, etc.

4. O Rei do Inverno e qualquer coisa escrita pelo Bernard Cornwell

Idéias de como é viver em uma sociedade medieval pra valer! :) Vai lá e compra tudo do Bernard Cornwell e lê! Sensacional!

5. Conan, o Cimério – Vol 1 e 2 por Robert E. Howard – Editora Conrad

Curto muito os quadrinhos da fase John Buscema e Roy Thomas, mas ler os contos originais do Conan é uma experiência única! Idéias para mundos mais selvagens e violentos, personagens bárbaros, cultura escravocrata, monstros medonhos e misteriosos, feiticeiros malignos, aventuras com estrutura simples mas com muita emoção e pancadaria bão dimais!

________________________________

Fico aguardando nos comentários mais dicas de livros em português para inspirar aventuras de Fantasia Medieval! :)

____________________________

Contato

email/msn/skype: prof.newtonrocha@gmail.com

____________________________

Posts legais da blogosfera do RPG brasileira selecionados pelo Tio Nitro! [Atualizado Diariamente!]

____________________________

Twitter do Tio Nitro (@tionitro)

[Links para Artigos, Jogos em Flash, Galerias de Arte Nerd e muito mais – Atualizado Diariamente]

____________________________

NitroCast – Podcast de Dicas de RPG

_________________________________________________

HD Online com Material para RPG do NitroDungeon Blog

Podcasts, Cartas, Fichas de Personagens, Resumo de Regras ETC.

____________________________

Outros Artigos

Anúncios

17 comentários

  1. OLÁ
    EU ESTOU LENDO NO MOMENTO CRONICAS DRAGONLANCE MAIS INDICO TAMBEM RAMSES, TRILOGIA A HERANÇA(ERAGON), E ESTOU COMPRADO POR UMA MERRECA NO SUBMARINO UM ROMANCE BASEADO EM SHADOWRUN (NAO FAÇA AMIZADES COM UM DRAGAO)POR SEIS REAIS, FICA A DICA ATE MAIS

  2. Comecei a acompanahar seu blog acora tio Nitro, e realmente a literatura tem uma contribuição fantástica.
    Eu leio bastante Tolkien, ele daria um ótimo mestre de D&D. O Simarillion é uma ótima base para criar uma mitologia ou até um mundo todo, o livro Senhor dos Aneis e O Hobbit também são excelentes. Eu já li alguns mais “históricos” como O Imperador de Conn Iggulden e é uma boa forma de aprender a descrever com detalhes os cenários, as batalhas, as expressões, parece um filme passando na cabeça do leitor.
    Outros livros fantásticos e que utilizei base na campanha que estou montando é o Livro “O Nome do Vento”, muito bom por sinal. e alguns outros fantásticos que eu achei mais ou menos mas que querendo ou não ajuda na hora de montar uma campanha foi a Triologia da Herança. Eragon, Eldest e Brisingr.

    Abraço

  3. Bom tio nitro, fanzaço do seu blog, tenho uns bons livros pra você.

    Cronicas do Mundo Emerso, que conta a história de Nihal da terra do Vento. Fantasia muita porrada cavaleiros de dragão e uma história diferente do normal.

    Angus, que conta sobre a converção de um Meio Viking da inglaterra em Cristão e suas batalhas. Autor brasileiro e apesar de parecer bobo uma literatura boa e ainda ilustrada XD.

    Fatou o Hobbit que mostra a terra média numa visão mais doce…

    A serie Ramses, escrita por um francês, que mostra batalhas e intrigaspoliticas no antigo egito, e ainda vem com um toque de fantasia a mais. O primeiro livro é o Filho da luz se não me engano.

    Pra comentar, tem as Cronicas Saxonicas tbm do Bernard que botam pra foder. Pra quem não leu, não perca tempo e compre. Quem le os livros do bernard nunca mais veem as guerras medievais, tanto em outros livros como nos filmes do mesmo jeito. e nesse aki ainda ve os vikings de verdade agindo…Indico a todos.

    Pra finalizar XD, tem O matador de Reis, queé novo e eu to querendo comprar, se alguem ja leu fla se é bom!

    Abraço a todos!

  4. Valeu Pedro! Se fosse indicar literatura estrangeira, eu colocaria:

    Imajica (Clive Barker) – saga épica de terror e fantasia com elementos contemporâneos, massa demais, difícil de definir.

    Tales of the Black Company (Glenn Cook) – saga de um grupo de mercenários podreiras em um cenário de fantasia ultra-mega dark e pauleira.

    Tales of Earthsea (Ursula K. Leguin) – A saga de Terramar, ultra mega foda! Fantasia dark em um mundo feito de ilhas.

  5. Pô Nitro, sua lista é praticamente a mesma que eu ofereceria. O que posso acrescentar é a Trilogia Dragonlance Legends, não tem tanta ação quanto às crônicas, mas a trama é muito boa!

  6. Valeu Raphael! Conheço o Ivanhoe e o Song of Ice and Fire, que são muito bons, vou dar uma olhada nesse O Nome do Vento! :)

  7. Desses eu li A Triologia do Vale do Vento Gélido, As Crônicas de Dragonlance e a Triologia Tormenta, todos muito bons!! Eu comprei a Triologia de Artur do Cornwell, mas ainda não tive tempo de ler.

    Outros titulos em português que eu recomendo:

    O Silmarillion, do Tolkien: É muito bom, tem varias estórias muito boas e altas idéias para aventuras, não recomendo devorar tudo de uma vez pois a leitura vai se mostrar bem cansativa.

    Uma História da Guerra, do John Keegan: É uma análise história da evolução da guerra em paralelo com o proprio homem, mostra varias taticas de guerra que foram utilizadas, ótimo para inspirar mestres em aventuras que envolvam guerra.

    Livros do Shaftiel e do André Vianco: Para quem curte aquele cenário mais voltado para Trevas, com muito suspense e terror.

    Esses foram o que vieram na minha cabeça agora, mas ainda tem outros títulos em inglês, como a triologia Legends de Dragonlance, The Dark Elf Trilogy, Paths of Darkness, The Sellswords, The War of Souls, entre outros…

  8. Mais um acerto critico do Tio Nitro! Faz uns 6 meses que tambem percebi o valor da literatura nas minhas aventuras e campanhas. Desde la estou devorando muitos livros de fantasia e tematica medieval: como os já citados: a trilogia do rei arthur(do bardo cornwell) e a estilha de cristal.
    Hoje mesmo vou seguir sua dica e tentar escrever um conto dentro do cenario de algum livro de Cornwell.
    Algumas dicas pra quem quer se aventurar:
    A SONG OF ICE AND FIRE, um grande sucesso que foca no lado politico e das intrigas medievais. Leitura obrigatoria!
    O NOME DO VENTO, o primeiro livro de Patrick Rothfuss e que ja se tornou best seller. Leia e voces vao descobrir o porque.
    IVANHOE, livro que mudou a lenda de robin hood, todos sabem que ele acertou uma flecha em cima de outra, mas poucos conhecem o primeiro livro a contar essa historia.
    Divirtam-se com esses livros. Pra terminar quero dizer que esse Blog é bão dimais!

  9. Po infelizmente dessa lista só li os de Dragonlance e os de Forgotten Realms.
    To louco pra comprar os livros do Conrwell, todo mundo fala muito bem desse cara.
    Sobre escrever aventuras sobre seu mundo acho que podem ser bastante interesantes, vou ver se começo a fazer isso :D
    Vlw pelas dicas Nitro!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s