NitroCast 08 – Como Começar a Mestrar e Dicas para Mestres Iniciantes! [NitroDungeon – Podcast]

No Episódio 08 do Nitrocast, trago algumas dicas para mestres iniciantes de RPG, para ajudar e facilitar as primeiras sessões e aventuras!

"The Duel" - *Jiuge - Deviant Art
"The Duel" - *Jiuge - Deviant Art

NitroCast 08 – Como começar a mestrar e dicas para mestres iniciantes! (43:00 min.)

  • Introdução
  • Aprendendo através da observação dos mestres com quem jogava
  • A formação de um mestre de RPG não acaba nunca
  • Aprendendo com os RPG Independentes Americanos
  • Como começar a mestrar
  • Jogando e observando o meu mestre de D&D caixa vermelha veiaço
  • Mestrando por necessidade, por falta de mestre e excesso de jogadores
  • O fracasso não significa que a história para, ele pode ser motivo para seguir e até deixar a história mais doidimais
  • Aprendendo os limites do mestre: RPG é um jogo coletivo, o objetivo é a diversão de todos que participam (incluindo o mestre!).
  • Deixe que os jogadores criem parte da história
  • A história criada coletivamente é do grupo, o mestre prepara a semente para os jogadores criarem uma narrativa viva
  • Se colocar no lugar dos jogadores, perguntar e observar o seu grupo para ver que estilo e que tipo de aventura eles gostam
  • Uma decisão importante, qual o sistema de jogo irá utilizar (ou até mesmo se for não usar sistema algum).
  • Sistema Fácil ou Difícil é totalmente relativo, o que é fácil para alguns pode ser difícil para outros.
  • Quando comecei eu tive que criar o meu sistema pois só tinha acesso a dados de seis faces.
  • O ideal é que seja um sistema que o mestre iniciante possa dominar com facilidade
  • Dominar o núcelo do sistema inicialmente, com o tempo você pode ir aprofundando (dependendo do sistema).
  • Primeiras aventuras: use um esquema simples
  • Se inspirar em quadrinhos, filmes, videogames: pegar a estrutura das narrativas
  • Deixe claro para os jogadores que você está começando a mestrar, para todos serem mais generosos e dispostos a aprender juntos.
  • Aventuras Prontas ajudam também quando estamos começando a mestrar
  • Recomendação: Escutar o Vozes da Terceira Terra Ep. 38 sobre como usar Aventuras Prontas
  • Criação coletiva do seu primeiro grupo de aventureiros
  • Sessão teste com personagens prontos
  • Perguntar para os jogadores o que eles querem com seus personagens e o que tipo de situação querem que aconteça na aventura
  • A ficha de personagem como uma carta ao mestre sobre o que o jogador quer ver na aventura
  • Mestre Mãe: Dividir a atenção entre todos os jogadores, sem ter favoritos
  • Os jogadores também são responsáveis pela diversão de todos na mesa de RPG, não só o mestre!
  • Dicas para os Jogadores : quanto mais o seu personagem entra em encrencas e complicações, mais oportunidades de interpretaçã
  • Valorizar as decisões dos jogadores e evitar cortar suas idéias, incentivando a criatividade.
  • O Entusiasmo: o mestre deve dar o exemplo!
  • Ter determinação para jogar e defender o tempo separado para o jogo para manter vivo o hobby!
  • O principal objeitivo do RPG é a Diversão!
  • Encerramento
  • Final doidimais

Música

Abertura: Tema de Paralax (por Tio Nitro – música e vocal! :)

Trechos

Caverna do Dragão – Episódio 1 – “A Noite Sem Amanhã”

Links

Vozes da Terceira Terra (Podcast de RPG) Ep.38 Basta Adicionar Água (Sobre como usar Aventuras Prontas de RPG)

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Outros Artigos

31 comentários

  1. […] (publicado no Paragons, dia 28) – este não é exatamente um post desta semana, já que o Nitro o publicou em 2009, em seu blog, mas ele  é muito interessante, com dicas para mestres iniciantes. Como o podcast do tio Nitro […]

  2. […] (publicado no Paragons, dia 28) – este não é exatamente um post desta semana, já que o Nitro o publicou em 2009, em seu blog, mas ele  é muito interessante, com dicas para mestres iniciantes. Como o podcast do tio Nitro […]

  3. Valeu Puppet e assino embaixo! :) Ler muuuuuito é importante para tudo, principalmente para o RPG! Muito bem lembrado!

  4. Só terminei de escutar hoje. Muito bom o podcast Tio. Muitas dicas úteis mesmo para os dinossauros (como eu) que andam por aí.

    Eu só tenho uma coisa para acrescentar, se me permite. Mestres LEIAM muito !! O tio não citou isso no podcast dele porque ele é um verdadeiro devorador de livros e isso é natural para ele.

    Além de observar como mestres antigos descrevem cenas veja como os livros fazem. Basicamente é a mesma coisa, o livro assim como o mestre não precisa de figuras para te transportar para o meio da cena que ele está te apresentando, o bom do livro é que você pode voltar e reler até entender corretamente o ponto de vista que o autor deseja lhe passar. Aprenda com isso a enchergar o ponto de vista dos personagens.

    E lógico funciona como fonte de inspiração mas, para isso qualquer coisa serve: cinema, jogos, livros, seu dia a dia mas, o ponto da descrição nos livros é crucial.

    Abraços !

  5. Valeu Rodrigo, fico feliz que as dicas estão ajudando e inspirando o pessoal! Comentários como o seu dão energia para a gente continuar! Muito obrigado!

  6. Opa, esse sobre improvisar eu já to dentro também!

    Nitroso, sobre a experiência de mestrar em novos sistemas eu queria conseguir o tal do Burning Wheels que vi no seu twitter esses dias pra trás.

    Onde posso consegui-lo? Me indica um site confiavel aí pra comprá-lo!

  7. Muito bom mesmo este Podcast, O Nitro mostrou como ele construiu o seu modo de narrar RPG e, como ele desenvolveu a sua experiência como mestre (muito XP, of course). Foi bem interessante conhecer como foram as dicas de outros mestres para que então ele desenvolve-se o seu próprio estilo. Eu já não tive sorte de ter muitos contatos com outros mestres, acredito que sou como a maioria da geração da década de 90, conheci o RPG através dos livros jogos “Aventuras Fantásticas” e comecei a jogar Gurps. Então devido a problemas de localidade com o antigo mestre eu acabei assumindo o posto, e desde então tenho narrado inúmeros sistemas e campanhas (por sinal, venci a algum tempo um vício muito chato, iniciar uma campanha e nunca termina-la). Digo como mestre veterano que dicas como estas do Nitrocast, do Vozes da Terceira Terra, Rolando 20 e outros Podcasts que estão surgindo são muito válidas e essenciais. Em muitos momentos, poderá acontecer situações durante os jogos que você esteja mestrando que podem ser solucionadas rapidamente por alguma dica que você escutou nos Casts, ou mesmo leu no seu site ou blog preferido. Hoje e sempre dicas de mestres para mestres são valiosíssimas para melhorar o seu modo de narrar e seu jogo, é como achar tesouros perdidos em dungeons obscuras de reinos distantes.

  8. Dicas bem legai, uma das mais interessantes, que merece um episódio só pra ela é o improviso.

    Quando tento forçar um caminho para os jogadores eles odeiam, mas quando eles começam a interagir com o mundo e decidem o que fazer o jogo fica fenomenal. Para isso é sempre bom dar múltiplas escolhas (mais de duas).

    Seria interessante dicas de improvisação da aventura!

    Doidimais!

  9. Vlw tio nitro!!!!!!
    esse podcast e muito bom, como todos os outros, sou iniciante e concerteza vc me ajudou, 2 de meus jogadores estão começando a querer a mestrar, para mim vai ser otimo jogar de vez em quando, vou gravar num cd e emprestar para eles, eles devem ouvir esse podcast doidimais…

  10. Beleza Calavera! No meu jogo, os Pontos de Narrativa dão aos jogadores várias possibilidade; eles podem: 1) rolar de novo com bônus (no caso do D20 +10 de bônus), ter uma ação extra no combate, recuperar energia e saúde (PVs temporários no caso de D&D igual a 10+ nível); alterar parte de uma cena ou introduzir uma história, uma memória, um flashback etc. que dê uma vantagem para um determinado conflito na aventura. Ele só pode usar apenas uma vez em uma dessas opções, e em seguida ele me entrega a ficha. Quando ele agir de acordo com o seu personagem e caçar confusão, em detrimento de si mesmo e do grupo; ou quando ele se envolve em conflitos sociais, encrencas sociais, disputas sociais; ou quando o jog. faz algo sensacional com o personagem, tem uma idéia muito genial ou um roleplay sensacional, ele ganha 1 PN. Um jogador pode ter até 3 PNs por vez, mas só pode gastar 1 PN em uma cena/evento/encontro/combate.

    estamos testando assim e tá ficando legal, vou escrever isso em um post mais detalhado e mais estruturado, para quem estiver interessado.

  11. não to conseguindo escutar o cast on-line, mas tudo bem vou tentar de novo quando ouvir mandarei minha opinião mais aoprofundada no entanto já queria deixar registrado minha admiração e meus elogios a seu blog e seus materiais como vc mesmo diz “doidi mais”!!!!!!!!!!!!!

    Obs:se possivel passa lá no meu blog le o meu humilde artigo e por favor comenta valeu Tio Nitro!!!!!!!!

    http://falandoderpg.blogspot.com/

  12. Cara bão demais esse podcast! Dicas valiosas e muito bem vindas!

    Sempre gosto de ler/ouvir “dicas de mestre” em geral. Ver com oustors mestrem conduzem suas sessões e preparam seus materiais.

    Só me diga uma coisa… como exatamente você usa esses pontos de ação/narrativa?
    Que tipo de bônus/prêmios você concede aos jogadores?

  13. Mais um cast interessante, acho importante os mestres veteranos darem uma “renovada” de vez enquando, as vezes e preciso jogar um pouco em vez de mestrar, ou assistir partidas de outros mestres, mestrar um jogo diferente também acho que seja uma exp valida para o mestre, muitas vezes só de mestrar um tema/cenário/sistema diferente do normal já e suficiente para ampliar um pouco mais as técnicas do mestre.

  14. Concordo! O lance é que os jogadores normalmente evitam conflitos sociais, que não são necessáriamente enrascadas, mas, por exemplo, discutir com um PdM para conseguir algo, ou tentar defender a honra de alguém que foi injustiçado na sua frente.

    Os PNs (ppontos de narrativa) são para premiar os jogadores que tem uma atitude mais ativa no jogo, que participam, que tomam iniciativa, mesmo que não seja a coisa mais ideal (em termos de metajogo e proteção dos PVs do personagem por exemplo) mas que tenha mais haver com o seu personagem. e principalmente, deixe a história mais interessante, divertida, dramática e legal! E dentro da regra da plausabilidade.

    Mas a regra de que todos na mesa são responsáveis pela diversão de todos é a principal e toma procedência a qualquer coisa!

    Muito obrigado por escutar o episódio!

  15. Muito bom!!! Pretendo mestrar logo M&M via skype, e foi bom ouvir novamente algumas coisas!

    Só uma resslva, premiar os jogadores por se meter em enrrascadas é bom até o ponto que não atrapaçhe a trma, e a diversão do restante do grupo.

    Premiar a interpretação dessa menira que vocês disse é bem legla e justa na minha opnião. E o Principal não desequilibra ou favorece só alguns jogadores a longo praso, coi que aconteceria se fosse dado XP por exemplo. E claro incentiva a toda seção eles interpretarem para sempre terem esses bonus, fichas, ou que seja, já que eles vão embroa de um seção para outra.

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