“O Zepelim”-Aventura para Call of Chtulhu/Novo Mundo das Trevas para Download+Reporte e Fotos da Sessão! [NitroDungeon-Aventuras]

Call of Chtulhu é um RPG que lida com humanos comuns que enfrentam horrores cósmicos e inomináveis, invariavelmente levando-os à loucura ou à morte. Com aventuras inspiradas nas obras de H.P. Lovecraft e outros autores que lidam com os Mitos de Chtulhu, o RPG é publicado pela Editora Chaosium (http://www.chaosium.com/) e está em vias de ser publicado em português (ou seja, pode-ser que saia uma versão da Devir em 1 a 10 anos hahahaha!).

Eu curto demais o cenário e sempre que posso mestro alguma aventura nele. Assim, depois que comecei a mestrar Novo Mundo das Trevas com o sistema storytelling (que você pode ter uma noção com o resumo das regras nesse link), gostei muito da flexibilidade e simplicidade do novo sistema da White Wolf e decidi mestrar minhas aventuras de horror contemporâneo (Call of Chtulhu e Kult) usando o sistema.

Assim, fiz uma ficha especial para Call of Chtulhu Storytelling e testamos com a aventura “O Zeppelim”, que fiz especialmente para os meus jogadores! :)

Não coloquei dados do sistema storytelling nesse texto para que possa ser aproveitado por todos os mestres de RPGs de horror, de qualquer sistema. Eu pretendia colocar toda a aventura no post, mas ela ficou muito grande então fiz um PDF com a aventura inteira. Se você pretende jogar essa aventura, pare de ler agora (ou antes do Zepelin :) e passe o link do post ou baixe a aventura nesse link.

Para quem quiser ter uma idéia da aventura coloquei a estrutura e o reporte da campanha abaixo. No final do post coloquei algumas fotos da sessão e um tutorialzinho de como você mesmo pode criar seus dados D10 especializados para o Sistema Storytelling.

COMENTÁRIOS DA AVENTURA

Essa aventura é mais “baseada em locais” do que em cenas. Fiz isso para experimentar e variar com um jeito mais livre de mestrar, deixando os jogadores com muita liberdade. Faço isso de vez em quando, pois tem chance de dar certo ou dar errado, dependendo das escolhas. Mas como a aventura se passa dentro de um zepelim, a limitação do lugar permite uma narrativa mais solta, pois não há muito risco dos Personagens dos Jogadores (PJs) fugirem muito da narrativa principal.

Assim o que fiz foi estipular o conflito, e usando um mapa original do Graf Zeppelin LZ 127, eu deixei os jogadores andarem pelo zepelim livremente, narrando os eventos de acordo com os acontecimentos.

Escrevi toda a aventura, ou melhor uma estrutura de aventura, que pode ser baixada para quem estiver interessado. Seguem as imagens da aventura (que dá para ser adaptada facilmente para qualquer sistema). A proposta é um esquema mais solto, assim o mestre pode preencher a aventura com mais drama e história ainda, o meu objetivo era resolver o drama em uma sessão de quatro horas. Abaixo segue uma amostra do PDF com a aventura, além do nosso reporte da sessão. Todo esse texto (e mais) estão no PDF.

O PDF DA AVENTURA

No Aventura Zepelin – Cthulhu PDF estão as seguintes informações:

  • Apresentação
  • Os Personagens dos Jogadores usados na sessão, para ter como inspiração
  • Os Personagens do Mestre com os Monstros, Capangas e Passageiros do Zepelin
  • Imagens da Aventura para ajudar nas descrições
  • Estrutura dos Eventos
  • Reporte de Sessão

DOWNLOAD DA AVENTURA

Link direto:

Aventura Zepelin – Cthulhu PDF

Abaixo é o link do 4shared

Aventura “O Zepelin” para Call of Cthulhu/Novo Mundo das Trevas (Storytelling) – PDF

IMAGENS DO PDF

RESUMO DA AVENTURA “O ZEPELIM”

A aventura se passa em 1922, nos Estados Unidos, durante três dias abordo de um zepelin. Os heróis irão embarcar em Arkham para viajarem até Los Angeles. Porém, o capitão do zepelin tem outros planos. Possuído por uma entidade vinda de milhões de anos no passado (um membro da Grande Raça de Yith), o capitão tentará matar sete passageiros para ativar as runas que pintou no Zepelin e voltar no tempo a fim de evitar o fim de sua civilização e salvar a cidade Yithiana de Pnakotus.

O plano do Yithiano Na’tixlizazt é soltar um Shoggoth que ele conseguiu capturar nas ruínas de Machu Pichu depois de tomar o corpo do Professor Carl Dreadstone da Universidade Mikatonic de Arkham, dentro das cavernas subterrâneas para onde os Yithianos expulsaram os Pólipos Flutuantes. Como Na’tixlizazt, devido a suas pesquisas sobre o continuum do espaço-tempo sabe que os Pólipos Flutuantes irão se rebelar e expulsar os Yithianos no futuro, ele está tentando alterar a história e destruí-los antes disso

Porém, além do capitão, Voshiarsh, um Pólipo Flutuante que ,invisível,persegiu Na’tixlizazt, também embarcará no Zepelin. Ele pretende devorar alguns humanos até ter força suficiente para destruir Na’tixlizazt e impedir o seu plano.

Assim, os heróis estarão entre uma guerra de duas entidades horrendas. Eles terão que, sobreviver, tentar evitar que o Zeppelin volte ao passado ou fugir do lugar.

A aventura modifica o comportamento padrão dos monstros (encontrado no RPG Oficial do Call of Chtulhu) para se adaptar ao clima da aventura. Considere essa aventura mais um exemplo de Aventuras do Tio Nitro do que Call of Chtulhu! :)

 

ESTRUTURA DOS EVENTOS

A idéia dessa aventura é ter uma narrativa mais livre. Assim basicamente as ações dos investigadores podem alterar a seqüência de eventos. O segredo para mestrar essa aventura (e qualquer uma de Call of Chtulhu) é manter o mistério a todo o tempo; os PJs (Personagens dos Jogadores) não podem saber o que realmente está acontecendo, eles irão presenciar e ver as mortes acontecendo e devem tentar deduzir que existem duas entidades a bordo lutando entre si.

Evento 1 – Embarcando no Zepelim

Dia 1 (22 de Maio de 1922) – 16:00

Depois dos ganchos dos personagens serem narrados eles chegam até o Zepelin para a viagem. São recepcionados pelo Capitão Hugo e seguem para os seus quartos. Nessa cena eles irão encontrar vários dos PdMs (Personagens do Mestre) e interagir com eles.

Quando o Pólipo Flutuante entrar no Zepelin (ele vai estar invisível) um dos investigadores poderá sentir um frio na espinha, como se algo horrendo tivesse passado por eles.

O Zepelin decola e a viagem corre normalmente.

Evento 2  – Jantar com os Passageiros

Dia 1 (22 de Maio de 1922) – 20:00

Jantar com os PdMs junto com a tripulação vigiando e o Capitão Hugo presente. Alguns investigadores podem notar o comportamento mais estranho e meio robótico dos tripulantes. Se algum investigador começar a explorar o Zepelin, os tripulantes irão bloquear se eles forem a áreas proibidas (como a sala de comando e as salas adjacentes, onde estão o cilindro com Shoggoth e o Prof. Carl Dreadstone em coma), a tripulação vai bloquear os investigadores.

Evento 3 – Morte do 1º Passageiro causada pelo Yithiano

Dia 1 (22 de Maio de 1922) – 23:50

O mestre pode sortear ou escolher o primeiro passageiro a morrer. A causa da morte será suicídio, com nada de sobrenatural. A vítima poderá usar uma toalha, cinto, ou qualquer outra coisa e se enforcar no seu aposento. As investigações irão revelar que a vítima não tinha motivo para o suicídio. Alguma testemunha pode ter visto o Capitão Hugo (que causou o suicídio através de seu poder mental e sugou a alma da vítima com o Coletor de Almas) passando pelo corredor perto do momento quando aconteceu o suicídio.

 

 

Evento 4 – Café da Manhã e Investigação no dia seguinte

Dia 2 (22 de Maio de 1922) – 08:50

No dia seguinte da tragédia, o Capitão tentará manter a calma e dará alguma desculpa para continuarem a viagem, sob os protestos de passageiros que querem sair do Zepelin o mais rápido possível.

Nesse dia, os investigadores podem pesquisar e investigar no Zepelin.

Pistas:

  • Desenhos das equações Yitianas nas paredes internas do casco do Zepelin
  • O Diário de Carl Dreadstone com o Prof. Joseph Starkwater.
  • Testemunhas que viram o Capitão Hugo perambulando com tripulantes à noite.

O dia termina quando mais uma morte acontece, dessa vez na frente dos investigadores.

Evento 5 – Morte do 2º Passageiro causada pelo Pólipo Flutuante e testemunhada por um ou mais

Dia 2 (22 de Maio de 1922) – 18:30investigadores

Uma das vítimas morre na frente dos investigadores, causando perda de sanidade (5 a 10 pontos se falhar na rolagem – ver a ficha de Call of Chtulhu para Storytelling no blog NitroDungeon). Assim que o Capitão Hugo descobrir, ele ordenará que todos se recolham aos seus aposentos. Ele irá trancar todo mundo nos quartos e terminar de energizar o Coletor de Almas para criar o portal para o passado. Agora que ele sabe que o Pólipo Flutuante está no Zepelim, ele tem pouco tempo para fazer o seu plano.

 

Evento 6 – Morte de mais 4 Passageiros (2 pelo Yitiano e 2 pelo Pólipo Flutuante)

Dia 2 (22 de Maio de 1922) – 22:0

A partir dessa hora, tanto o Yithiano quanto o Pólipo Flutuante irão começar a matar mais passageiros, em uma corrida contra o tempo. Os investigadores também serão alvos. Eles podem resistir os ataques mentais do Yithiano com Inteligência + Autocontrole e os ataques do Pólipo com Vigor + Perseverança.

 

Evento 7 – Luta pela Sobrevivência e Aliança com o Pólipo Flutuante

Dia 3 (23 de Maio de 1922) – 01:30

Nesse momento a aventura ganha tons de sobrevivência. Os tripulantes e o Capitão Hugo tentarão matar e coletar as almas dos investigadores, enquanto o Pólipo Flutuante irá tentar devorá-los para ganhar força. Porém o Pólipo Flutuante pode tentar fazer uma aliança com os investigadores.

O Pólipo não pode entrar na sala de controle do Zepelin, onde o Capitão Hugo fica, devido a uma série de equações Yithianas escritas no chão, na entrada da cabine. Se os PJs apagarem as equações, ele pode entrar e matar o Yithiano. Em troca, ele dará tempo para os investigadores escaparem usando os pára-quedas localizados na parte traseira do Zepelin, ao lado da casa das máquinas.

Porém, os pára-quedas foram sabotados pelo Capitão Hugo e apenas um está funcionando! Caso os PJs façam isso, eles terão que decidir quem irá usar o pára-quedas!

Evento 8 – Combate Final na Sala de Controle

Dia 3 (23 de Maio de 1922) – entre 02:00 a 05:00

No momento em que a última das quatro vítimas do Yithiano (Cap. Hugo) morrer e ele coletar sua alma, Hugo se teleporatará para a cabine de controle e começará o ritual do Portal Temporal.

Se os investigadores forem atrás dele, a tripulação irá lutar até a morte, com tentáculos saindo de seus ombros (Parada de Dados 6 para o Ataque – Dano Letal) (é uma transformação parcial invocada pelo Yithiano e que mata o humano após dois minutos).

O Mestre também pode deixar para que a última morte necessária para ativar o portal seja a morte de um dos investigadores.

Nesse momento o Pólipo também atacará, mas necessitará da ajuda dos investigadores para entrar na sala de comando.

Caso Na’tixlizazt (o Yithiano) pense que tudo vai dar errado, ele irá soltar o Shoggoth e matar a todos (parada de dados 5 para quebrar o cilindro, precisa de 3 sucessos para destruir toda a proteção do cilindro).

Caso o cilindro com o Shoggoth seja jogado para fora do Zepelim, ele irá se despedaçar por causa da diferença de pressão e o Shoggoth irá crescer rapidamente e envolver todo o Zeppelim. Caso os PJs tentem correr até o final do Zepelim para pegar os pára-quedas, precisarão ser bem sucedidos em dois testes de Destreza + Esportes, se falharem significa que o Shoggoth devorou o PJ.

REPORTE DE SESSÃO

23 de Agosto de 2009 – Domingo

Tempo de Jogo: 4 horas

Jogadores: Érika Esposanerd, Leo Rodrigues, Keziah

Mestre: Tio Nitro

Quando mestrei essa aventura, a narrativa ficou assim

  • Prólogo com os ganchos de cada personagem
  • Embarque no Zepelim
  • Investigadores interagem com os passageiro
  • Suicídio do Jornalista Robert e Ava (a adolescente rebelde), por ter se encontrado antes com o Jornalista e queimado um charuto na testa dele, ficou sob suspeita. (Morte 1 para o Yithiano).
  • Karl (investigador) inicia suas investigações e começa a ter suspeitas do Capitão Hugo.
  • Investigadores tentam fazer com que o Zepelim desça na cidade mais próxima, mas Hugo se recusa.
  • Morte das três crianças no dia seguinte pelo Pólipo Flutuante, na frente da Mãe (horrendo!).  (3 Mortes para o Pólipo Flutuante).
  • Capitão Hugo confina todos nos quartos.
  • Um dos investigadores sai dos quartos e entra noutro, apenas para presenciar a atriz se suicidando cortando o próprio pescoço. (Morte 2 para o Yithiano).
  • Investigadores resolvem quebrar o toque de recolher e começa pancadaria, com Tripulantes atirando com rifles nos investigadores.
  • Perseguição por todo o Zepelim. O Padre (investigador) se separa dos demais do grupo e depois de ser atacado e resistir ao Pólipo Flutuante, sela um acordo com o monstro! O Padre também presencia o Pólipo devorando Lucy Exxon, mas não faz nada (o que leva a perda de moralidade). O Pólipo está pronto para acatar o Yithiano.
  • Karl e Ava se encontram com o Professor Joseph sendo morto por Hugo/Na’tixlizazt. Eles vêem o monstro sugando a alma do professor. Os dois fogem e entram na estrutura do Zepelin, onde se encontram com Alton e o pai de Ava. Nessa parte eles vêem as equações yithianas espalhadas pela parte interna do Zepelin.
  • Ao mesmo tempo em que o Padre e o Pólipo foram até sala de controle, Karl, Ava, Alton e William seguiram pelo teto da sala do controle.
  • Na hora final, o Padre protegido pelo Pólipo (que devorou todos os tripulantes que atacaram os dois) apaga com o pé as equações yithianas escritas no chão perto da porta da sala de controle e o Pólipo entra, atacando o Yithiano (que assume sua forma original). Porém o Portal Temporal já se abrira, e o Padre pode ver a cidade de Ryleah (a cidade monstruosa de Chtulhu) aparecendo através do portal (-20 pontos de sanidade).
  • Karl e Ava abrem uma porta acima da sala de controle, mas antes de entrar Alton atira em Karl, pelas costas e em seguida mata o pai de Ava. Na verdade Alton era um coringa para Na’tixlizazt, em caso de necessidade, o Yithiano o usaria como defesa.
  • Ava completamente dominada pela fúria ataca e mata Alton com um tiro (usando a própria arma de Alton).
  • O Padre, completamente louco, pega o cilindro contendo o Shoggoth, enquanto o Yithiano e o Pólipo Flutuante estão lutando, e o lança para fora do Zepelim, quebrando o vidro da sala de controle.
  • O Shoggoth sai em fúria e vai crescendo e envolvendo o Zepelim, ao mesmo tempo em que este vai caindo pelo portal do tempo.
  • Os investigadores correm até o final do Zepelim, vendo o Shoggoth devorando todos os demais passageiros com uma velocidade impressionante
  • Ao chegar na sala traseira com os pára-quedas, eles vêem que apenas um não fora sabotado por Hugo/ Na’tixlizazt.
  • Nessa hora, Karl dá um tiro na cara do Padre e pula do Zepelim segurando Ava. (Até eu fiquei besta!!!! DOOOODIMAIS! O Karl ficou com medo da caotiqueira toda do Padre!)
  • Os dois caem no meio do deserto do Arizona ao mesmo tempo que o Zepelim entra no portal temporal, indo para um tempo a 65 Milhões de Anos atrás, e levando o Shoggoth junto com ele!

DOWNLOAD DA AVENTURA

Aventura “O Zepelin” para Call of Cthulhu/Novo Mundo das Trevas (Storytelling) – PDF

FOTOS DA SESSÃO


Preparando a aventura!


Mapas do Zepelin, achei na Wikipedia e em sites sobre Zepelins! :)


Fotos do Zepelin de 1920, para dar o clima para os jogadores e ajudar na visualização!


Ficha da Ava Rockfeller, personagem da Érika Esposanerd! :)


Ficha pronta com fotinha da Ava! :)


Começando a sessão!


Ava Rockfeller (Érika Esposanerd)


Ava e seu pai, William Rockfeller.


Padre Levitone (Keziah) e Kurt McGregor (Leo Rodrigues)


Cartas com Manobras de Combate, Regras, etc. Ajuda muito aos jogadores, principalmente se não conhecem bem o sistema!


Iniciando o jogo e dando o meu famoso “olhar fixo” para deixar os jogadores ternsos!


Bacia de Chips Básica!


Kurt e Padre Levitone se localizando no Zepelin.


Mostrando onde fica a sala de jantar do Zepelin!


Mesa de Jogo! Yeah!


Meu copo da Nerdparty!!! Cheio de Guarah!


Dados oficiais de Mago o Despertar, eles tem o 8,9 e 10 de cor diferente dos outros números. Falando nisso quando é que a Devir vai lançar o Mago Despertar aqui, hein?


Aventura mais livre é assim, vou rabiscando as coisas que vão mudando na narrativa!


ERIKAVIEW Tabajara! Carta de Força de Vontade!


Interpretando o Pólipo Flutuante!


Gosto de mestrar em pé!


Interpretando o Yithiano!


No meio da morte de um dos Passageiros! O cérebro dele está quase explodindo!


Desespero total!


Carl e Ava bolam o plano para invadir a sala de controle do Zepelin!


Dados oficiais de Vampiro Réquiem, o lance dos números 8,9,10 serem de cor diferente é muito bom para jogar Storytelling!


Resolvi fazer os meus com os D10 que tenho aos montes! Basta pegar uma caneta marcadora de CD e colorir com cuidado.


Close na bagaça!


Tchân! Tchân! Um dado Storytelling versão “coisa de fudido” hahahaha!

___________________________________________________________

Posts da Blogosfera do RPG selecionados pelo Tio Nitro! (Atualizado diariamente!)

___________________________________________________________

Outros Artigos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

22 comentários

  1. […] 1 – O Zepelim: Essa aventura para Call of Cthulhu foi nossa primeira experiência com o sistema. Neste nosso primeiro contato com os Mythos de Cthulhu, criamos os seguintes personagens: A renomada arqueologista Rose (Valeska Waski), o jovem reporter Bill Collins (Willian Costa – Eu), o boxeador Terry (Ernane Ribeiro), no auge da sua carreira e o Reverendo Edwards (Amauri Barbosa). A sessão foi mestrada pelo dono do nosso blog, Tierry Waski e a terminamos em dois dias. Você pode ter um resumo da nossa sessão AQUI e  pode baixa-la no blog do tio Nitro AQUI! […]

  2. HAhahaha muito bom, baixei o livro devo narrar para minha namorada e amigos. Esta muito bom, além das fotos ficarem divertidas e um RPG sem guaraná não dá!

    Abração! =)

  3. Valeu pelos comentários!

    @ricardo – Assim q sair em português eu faço uma completável e salvável do sistema original! :)

    @gabriel – Estou tentando postar toda aventura que eu mestro, assim, com certeza vai aparecer mais aventuras aqui na dungeon!

    Não sei se vcs já conhecem o CSI chtulhu que postei um tempo atrás! :) https://newtonrocha.wordpress.com/2009/08/03/csichtulhu-%E2%80%9Clegacia-letal%E2%80%9Dnovo-mundo-das-trevas-cenarioaventurareporte-de-sessao-e-fotosnitro-dungeon-aventuras/

  4. Fala ai tio nitro joguei esta aventura com meus amigos foi doidimais achamos o balacodobalaco mas se o senhos tiver tempo sera q poderia me mandaar mas aventuras oneshot para mim por favor

    agraceria muito vlw!

  5. Fala, Tio Nitro conterrâneo…

    quando vc vai colocar online uma planilha de CoC da Chaosium completável e salvável? Abração, seu blog é duca!

  6. Valeu pelos comentários, pessoal!

    @Wallace – O pior que funciona mesmo! Mas já encomendei mais dados oficiais storytelling da White Wolf pela Amazon, vamos ver se chega numa boa, se chegar eu vou comprar mais!

    @Luciano – Valeu! O seu blog, o http://mundotentacular.blogspot.com/ está sensacional, é um material para call of chtulhu dificílimo de encontrar em português! E vamos ver se o Jaime Daniel lança logo o Call of Chtulhu em Português! :)

  7. Cacilda Nitro,

    Ficou muito legal, aventura digna de super-produção mesmo.

    Vou preparar para o sistema clássico de Call of Cthulhu e pretendo mestrar em um futuro Encontro do Bobs. Depois coloco aqui como foi a sessão.

    Novamente, parabéns!

  8. Dados storytelling versão coisa de fudido doidimais! =P

    Farei o mesmo. Lembro quando falou disto na NP. ahaha. Nice.

  9. Valeu pelos comentários pessoal!

    @gabriel – Eu pensei em Inteligência + Autocontrole para emular o Call of Chtulhu original onde personagens mais inteligentes tem mais pontos de sanidade. Mas posso deixar a pessoa usar o que ele tiver de maior, seja Inteligência ou Perseverança, por exemplo! :)

  10. Só uma dúvida: será que o índice de Sanidade não ficaria mais “justo” se fosse calculado por Perseverança+Autocontrole, já que a perseverança é a resistência mental?

  11. Muito massa! Acho que vou dar uma adaptada nisso…huhuhu “Assassinato no Expresso do Oriente” com novo final.

  12. Um dia aprendo a não confiar em NPC do Newton…
    XD

    Mas, por sorte eu personagem sobreviveu ao fim da aventura. O depois eu não sei, afinal, estar no meio do deserto com uma adolescente e um paraquedas não é muito esperançoso.
    hehehe

  13. Nao sou fã de historia pronta, nunca fui, mas decidi tentar mestrar essa, pela primeira vez… se tudo ocorrer bem eu dou o retorno aqui e coloco no meu blog… abraço

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s