TODA CARNE SERÁ DEVORADA! Dicas para Mestrar Aventuras de Zumbi![NitroDungeon – Dicas de Mestre]

Para uma boa aventura de zumbi, existem certos elementos que ajudam a criar o clima opressivo e apocalíptico de muitos filmes e games de zumbis. O segredo é criar uma atmosfera de sobrevivência qualquer custo. Existem alguns elementos que podem ajudar aos mestres na arte de assustar e aterrorizar seus jogadores com hordas de zumbis famintos!

Self-Service de Zumbis!
Self-Service de Zumbis!

O esquema básico de uma aventura de zumbis é o seguinte:

1- Crie uma causa para os zumbis, pode ser vírus, poluição, magia, etc.

2- A contaminação/criação/aparecimento dos zumbis altera a vida dos PJs.

3- Os Zumbis tomam conta de tudo e os PJs têm que procurar um lugar para se esconder ou tem que escapar do lugar.

4- Cenas de Zumbis atacando, problemas com sobrevivência (falta de comida, ferimentos, etc.)

5- Plano para escapar do lugar ou atacar a fonte do problema (no caso dos Zumbis estarem sendo criados por algo). Ou ainda aguardar até a chegada do exército, etc.

Agora seguem algumas dicas para os mestres de elementos essenciais em uma aventura com zumbis!

"Papai!!"
"Papai!!"

1) SOBREVIVÊNCIA

Apesar de não ser obrigatório, o Mestre de um jogo de temática de zumbis deve procurar manter um clima de sobrevivência a qualquer custo. Crie situações que forcem aos PJs (Personagens dos Jogadores) a terem estratégias de sobrevivência, como racionar comida e água, buscar melhores lugares para se esconder, improvisar armas e proteção corporal.

É interessante haver um suporte no sistema de jogo usado para regras de resistência física, fome, sede, exaustão, etc. Isso ajuda a dar mais realismo e aumenta o clima de sobrevivência.

Peça para os PJs fazerem listas de mantimentos que possuem disponíveis. Grandes momentos de aventuras de zumbis são as buscas por comida e água, momentos onde os PJs passarão por perigos ao caminharem por meio de hordas de zumbis famintos.

I-Zombie!
I-Zombie!

2) SUSTOS

O segredo de uma boa aventura de zumbis está nos sustos que você vai dar em seus jogadores. Aproveite toda a oportunidade para surpreender seus jogadores com zumbis colocados estrategicamente em locais onde eles causarão o maior susto. Não “dê bandeira”, esconda esse momento como se fosse algo natural da aventura. Aproveite quando os jogadores estiverem mais relaxados e fazendo algo completamente comum e ordinário. Por exemplo: eles podem estar conversando na sala da casa sobre como sairão para arrumar comida e quando um deles for ao armário para pegar uma lanterna, faça um zumbi pular do armário em cima do PJ! Para isso funcionar você deve agir de maneira natural, descrevendo a ação de maneira corriqueira para depois jogar o zumbi em cima do jogador (eu normalmente gosto de aumentar minha voz rapidamente, para criar aquele terror desesperado dos filmes de zumbis!).

Menu de Hoje: Loiras! IEBA!
Menu de Hoje: Loiras! IEBA!

3) QUANTIDADE É QUALIDADE

Quanto mais zumbis melhor! Nos filmes clássicos do George Romero, como A Noite dos Mortos-Vivos, os zumbis são lentos e completamente retardados, porém, o terror vem do fato de que ele são MUITOS e uma hora ou outra vão devorar os mocinhos da história! Com o tempo, os zumbis sempre vencerão e devorarão todo mundo. Assim, em aventuras mais apocalípticas, mantenha sempre um fluxo de muitos zumbis. Nada aterroriza mais do que uma multidão de zumbis tentando forçar a entrada do esconderijo dos PJs. Em aventuras dentro desse esquema, o principal objetivo dos PJs será de fugir e de ir para um lugar melhor, tentando descobrir alguma forma de passar pelo meio da multidão de zumbis.

Se a sua aventura seguir um outro esquema, com um número de zumbis reduzido ou limitado, tente fazê-los atacar em grupo, assim você terá mais chance de criar mais terror para os seus jogadores!

"Coração de Estudanteeeeee..."
"Coração de Estudanteeeeee..."

4) CONCENTRE NAS CENAS DE HORROR

Quando vou mestrar RPGs de Horror, eu procuro criar, na preparação da aventura, cenas de terror, momentos que podem ser encaixados na aventura que causarão medo. Com algumas idéias de cenas, eu uso a melhor oportunidade na sessão de jogo para introduzir esses momentos. Você pode buscar inspiração em filmes de terror ou em games. Lembre-se que o que dá mais medo é o suspense antes da podreira, ou seja, a tensão de que algo horrível está para acontecer. Um barulho na parte escura do sótão da casa criará medo se em seguida você deixar os PJs discutirem o que pode ser o tal barulho. Essa tensão de não saber o que está acontecendo, ou o que está no sótão gera o clima necessário para você dar o susto, com o zumbi saindo através dos degraus da escada que leva até o sótão. O segredo de cenas de horror está em quebrar a expectativa, em surpreender os jogadores. Mantenha-os sempre inseguros, se uma vez que houve um barulho estranho no sótão um zumbi saiu de lá, na outra vez que ocorrer o barulho, o zumbi poderá sair por outro lado.

O de vermelho só come criancinhas hehehehe!
O de vermelho só come criancinhas hehehehe!

5) TAXA DE MORTALIDADE DE PJs

Se você quiser realmente dar o clima de filmes de zumbis, tanto o sistema de jogo como a aventura tem que ter um grande risco para os PJs. Eu gosto de manter a taxa de mortalidade dos personagens mais alta em jogos de terror, isso deixa o jogo mais tenso e mais interessante. Porém, sempre procuro levar a narrativa de modo que todos possam curtir a sessão, tentando evitar que os PJs morram no começo da aventura. Mas caso isso aconteça, tenho sempre alguns PdMs (Personagens do Mestre) prontos para passar para aqueles jogadores mais azarados poderem continuar a jogar. Às vezes passo os monstros para eles controlarem, o que deixa o jogo mais pauleira ainda hahahahaha! Como todas as demais dicas, o Mestre deve decidir com seus jogadores como irá mestrar a aventura, da maneira que mais encaixa com o estilo do grupo. Pois se o PJ morreu ou virou um zumbi, não pode haver “mi mi mi” hehehehe”!

Zombies de Camisola e Pijama!!! HEHEHEHEHE!
Zombies de Camisola e Pijama!!! HEHEHEHEHE!

6) CAPRICHE NAS DESCRIÇÕES

Em um RPG de horror, principalmente com temática de Zumbis, O Mestre deve caprichar nas descrições. Sempre procuro usar uma dica velha, da época da caixa preta do Ravenloft: descreva pelo menos uma coisa relativa a cada um dos cinco sentidos – TATO, PALADAR, OLFATO, VISÃO, AUDIÇÃO. O Paladar é o mais difícil, mas os outros são muito importantes. Sempre que for descrever uma cena, um local, ou um monstro, lembre-se do CHEIRO, do SOM, e da IMAGEM. Se os PJs estiverem encostando em algo ou andando por cima de alguma coisa, descreva o que eles sentem nos pés ou nas mãos também. Outra dica é descrever calmamente e progressivamente ressaltando cada um dos sentidos, essa é uma técnica muito boa para evocar sentimentos de medo em seus jogadores. Por exemplo, um PJ andando em um quarto escuro tateando pelas paredes, primeiro você poderia descrever um cheiro podre no local, depois o som de algo molhado de arrastando pela parede. Em seguida você pode falar da escuridão para no final, fechando com chave de ouro, você poderia descrever a mão esquelética, escorregadia e molhada que subitamente agarra o braço do PJ!!!

Quem disse que zumbis não são sexy? - Trash, a musa zumbi do filme "A Volta dos Mortos Vivos"!
Quem disse que zumbis não são sexy? - Trash, a musa zumbi do filme "A Volta dos Mortos Vivos"!

7) FONTES DE INSPIRAÇÃO

Os filmes de zumbis são fontes inesgotáveis de idéias de aventuras e cenas para suas aventuras de terror morto-vivo! Segue uma pequena lista de filmes disponíveis no Brasil!

Zumbi de um jogo novo para o Playstation 3!
Zumbi de um jogo novo para o Playstation 3!

FILMES

Extermínio 1 e 2

Terra dos Mortos

A Morte do Demônio 1, 2 e 3

A Noite dos Mortos Vivos

Amanhecer dos Mortos

Dia dos Mortos

A Volta dos Mortos Vivos 1,2 e 3

O Hóspede Maldito (Resident Evil na pior tradução de todos os tempos hahahaha!) 1,2 e 3

Fome Animal

Planeta Terror

Cemitério Maldito

Games também!

VIDEOGAMES

Resident Evil (todos)

Dead Rising

Left 4 Dead

Use essas dicas (e postem mais nos comentários) e aterrorize seus Jogadores. E lembrem-se do mantra dos zumbis “TODA CARNE SERÁ DEVORADA!”

Aproveite e experimente jogar o ALL FLESH MUST BE EATEN com o material abaixo!

Download do Resumo das Regras do All Flesh Must Be Eaten (RPG de Horror com Zumbis) – Versão Word

http://www.4shared.com/file/88476164/eddf1fd5/All_Flesh_Must_Be_Eaten_RPG_Zumbis_Resumo_de_Regras_Nitro.html

Download do Resumo das Regras do All Flesh Must Be Eaten (RPG de Horror com Zumbis) – Versão PDF
http://www.4shared.com/file/88476197/f34e52a0/All_Flesh_Must_Be_Eaten_RPG_Zumbis_Resumo_de_Regras_Nitro.html

Download da Ficha de Personagem do All Flesh Must Be Eaten (RPG de Horror com Zumbis) Completável e Salvável!

http://www.4shared.com/file/88476599/13ffd77b/All_Flesh_Must_Be_Eaten_RPG_Zumbis_ficha_de_personagem_salvavel_e_completavel_Nitro.html

Download de Cartas de PdMs para All Flesh Must Be Eaten!

http://www.4shared.com/file/88476677/688269ab/All_Flesh_Must_Be_Eaten_RPG_Zumbis_Cartas_de_PdMs_Nitro.html

Download do Formulário Completável e Salvável, em Branco para você criar suas Cartas de PdMs para All Flesh Must Be Eaten!

http://www.4shared.com/file/88476714/a613f5a0/All_Flesh_Must_Be_Eaten_RPG_Zumbis_Cartas_de_PdMs_em_branco_Nitro.html

Download de todos os arquivos do All Flesh Must Be Eaten de uma só vez – Resumo + Ficha + Cartas + Cartas em Branco!

http://www.4shared.com/file/88476846/3e3627f4/All_Flesh_Must_Be_Eaten_Resumo_das_Regras_Fichas_PDMs_Nitro.html

*********************************************************************

ARTIGOS RELACIONADOS:

24 comentários

  1. Ai Ai esse post é antigo…. Tiooo espero que me responda o/ vou mestra uma campanha de Zumbi… peguei uns materiais de Resident…. umas coisas ali outras aqui estou tentando fazer uma coisa bem real com busca de comida etc…. uma coisa que deixaria bem real seria como calcular fome sede e stamina ao longo do jogo! Não vi nada relacionado a isso e nem tenho alguma ideia de como fazer se puder me ajudar ^^ me reponde plis neckrang@gmail.com vlw Tio

  2. Uma dica que eu gosto de usar e tentar “climatizar” o ambiente, por exemplo, eu estou mestrando uma história que se passa em um cruzeiro, como as luzes se apagaram, eu coloquei uma luminária com uma luz vermelha pra deixar o clima mais tenso… abusar dos efeitos sonoros é sempre muito bom!

    Obrigado pelas dicas!!!

  3. Vou começar a mestrar um RPG zumbi pra um grupo iniciante.
    É a primeira vez que mestro esse tipo de RPG também, então as dicas foram muito válidas.
    Minha idéia seria montar um cenário onde as pessoas viram zumbis através de um microchip.
    A propósito, recomendo o livro “Celular”, do Stephen King. É bem inspirador. rsrs

  4. […] pedra! • Pesquisa demográfica de ouvintes de podcasts (em inglês) • Jesus no Zombiewalk • Toda Carne Será Devorada (por Newton Rocha) • Universo […]

  5. Valeu socratelex, excelente contribuição! :) O importante é saber que podemos tirar inspiração para jogos de zumbis de vários lugares! :)

  6. Se permite uma sugestão, enquanto lia a matéria pensei em alguns tipos novos de zumbis para incrementar a campanha:

    1) O zumbi “humano”: este zumbi reteve sua inteligência, embora ele não esteja livre da fome canibal, ele é capaz de planejar meios para obter carne humana, podendo se passar facilmente por um ser humano caso não esteja muito deteriorado. Ele pode se juntar ao grupo dos PJs e levá-los para uma armadilha, ou então preparar emboscadas e devorá-los um a um.

    2) Seleção (anti)natural: na ausência de vítimas vivas, os zumbis começam a devorar uns aos outros. Porém, estranhamente, os zumbis que conseguem devorar mais de seus “irmãos” começam a sofrer mutações e se tornarem mais fortes. Imagine um grupo de PJs chegando a uma cidade antes infestada de zumbis apenas para descobrir que a multidão de zumbis foi reduzido a um único e extremamente poderoso zumbizão.

    3) Animais: quem já jogou Resident evil, está familiarizado com os terríveis dobermans zumbis. Sim, animais são piores que seres humanos nesses casos, pois eles não são lentos e em se tratando de cães, possuem excelentes habilidades de caça e rastreio de presas. Gatos e ratos zumbis tbm podem ser terríveis quando atacam em grande número e se você não tem pudores em relação ao trash total inclua vacas, coelhos passarinhos, iguanas, jabutis e outros animais outrora inofensivos.

  7. O jogo Left 4 Dead é simplesmente perfeito. Vale a pena conferir e jogar.

    Boomer!

  8. e ae nitro,

    tb dou duas dicas para os mestres:

    1 – pode-se utilizar os zumbis para mestrar algo mais sérios também, alguns filmes, principalmente os de romero, possuem os zumbis apenas como um enfeite de ambientação, do qual não são o foco da história, que se concentra no psicológico humano, em como o ser humano se transforma quando não mais em sua zona de conforto, quando pressionado, quando tudo que viveu até então de nada adianta. Cada filme de romero, apesar dos zumbis, possuem uma critica social intriseca.

    2 – como referencia adicional, aconselho Gibis/HQs, principalmente Mortos Vivos lançada pela HQManiacs, a história rende muito com alta qualidade estando no número 58 na edição americana, intitulada Walking Dead (pode ser achado em portugues na net facilmente).

    falowsssssssssssssssss

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s