Faça suas próprias Miniaturas de Papel com imagens do D&D Miniaturas! [Nitro Dungeon]

Tanto a versão 3.5 quanto o 4.0 do Dungeons and Dragons crescem muito quando o mestre e os jogadores usam miniaturas. Uma boa maneira de não doer no bolso é usar miniaturas de papel ou counters (pequenos quadradinhos de papel com o desenho do personagem ou monstro, feitos dentro da escala do D&D). Você pode usar as galerias de imagens do Dungeons and Dragons Miniatures e baixar as imagens das miniaturas e inserir em uma página no Word com as miniaturas que você vai usar na sua aventura, tanto para os jogadores quanto para o mestre. Para isso é fácil, vai no Word e clique inserir/imagens e colocar a imagem na página em branco. Você pode aumentar ou diminuir a imagem para a escala que você quiser (a escala oficial é de 1,5 cm por 1,5cm para personagens de tamanho Médio).

Você também pode usar um programa gratuito como o Inkscape para formatar e inserir as imagens em um grid/grade na escala  do D&D oficial (1 quadrado para personagens médios, 4 quadrados para Enormes e assim por diante). Voce pode baixar um grid no formato ideal de D&D nesse link. Você abre o grid com o Inkscape e insere as imagens das miniaturas, colocando na escala que você quiser. Depois, você pode salvar em PDF ou imprimir. Se você levar em uma gráfica rápida, uma impressão a laser colorida no papel couché fica muito profissional!

Impresso fica assim:

Depois é só recortar e usar em seus jogos de D&D 3.5 ou 4ª Edição!

Você pode baixar todas as imagens do D&D Miniaturas de uma só vez nesse link e depois é só começar fazer suas miniaturas de papel!

**************************************************

POSTS RELACIONADOS:

33 comentários

  1. tio nitro, eu queria saber qual a medida de centimetros de cada quadradinho desses dos mapas de rpg?

  2. Apesar de eu já ter achado um recurso útil e interessante para as aventuras, hoje acho que as miniaturas atrapalham uma parte que tenho aprendido a gostar cada vez mais no RPG: Interpretação e imaginação.
    Antigamente, como jogador mais inexperiente, gostava muito dos combates e poderio bélico, no entanto, hoje busco influência e drama para as minhas personagens.
    Ultimamente tenho jogado apenas como narrador. E na minha crônica, não uso miniaturas nem matriz de combate (e se fosse usar, iria preferir a do GURPS do que a do D&D, que para finalidade que ela se propõe, essa primeira cumpre melhor a proposta).

    Na minha opinião, acho que cada um imagina o momento do combate de um jogo, e no estilo de “horror” que gosto de colocar nas minhas crônicas no D&D, prefiro que cada um imagine mesmo de um jeito diferente.

    Essa coisa de que “mas eu pensei que esse monstro estava aqui” e outro dizer “mas eu pensei que ele estava mais para baixo…” pode gerar um inconscistência no jogo que é divertido para fazer o jogador questionar o que é real ou não para a personagem, o que é mágico, o que é físico… Dessa forma, não será apenas a área que a bola de fogo que determinará a vitória, mas sim a forma como o jogador atribui o papel da personagem de construir a realidade fictícia que ele opera por meio da diplomacia, perícias, magias ou espada pura e simples.

    Mas aconcelho o uso das miniaturas sim! Só não deixem que elas determinem o jogo, nem elas nem nenhuma regra.

    Bom Blog e bom trabalho, até a próxima.

  3. kara gostei das miniaturas, onde esta o link para baixar as miniaturas?

  4. tio nitro poderia me dizer o que significa as letras depois dos nomes de cada miniatura? elas por acaso simbolizam quanto de espaço de grid ocupam? estava pensando, no word tem como escolher quanto de altura e largura quer em cada imagem, aí pensei, por que não já salva-las na largura certa, por exemplo 1 criatura média = 1 quadrado no grid = 2,5 cm e assim por diante, e deixando sempre a altura na opção proporcional. se der certo disponibilizo a todos para testes, abraço e bons jogos a todos

  5. Olá! É a primeira vez que entro nesse blog, e fiquei impressionado, estou baixando algumas aventuras para ouvir… Diga-me uma coisa, nunca tive os livros originais, só scans e cópias, e portanto nunca tive uma matriz de combate. Pode me dizer onde posso conseguir uma oficial (de preferência scan do original) Obrigado!

  6. Só posso dizer uma coisa… nota 10!!!

    Muito bom, construi as miniaturas dos heróis da mesa e a cada aventura preparo as criaturas que desejo para colocar contra os jogadores. Isso deixa o jogo mais rápido, pulando um pouco a parte da descrição de alguns personagens e da uma visão bem mais ampla nas jogadas de combate.

    Obrigado.

  7. @aécio – O melhor é pegar o papel quadriculado e encapar com papel contact, aí vc pode desenhar em cima usando marcador de quadro branco, fica mega!

  8. Poxa, Nitro!!!
    Estava fuçando algo do tipo e vc já me facilitou as coisas!!
    Valeu mesmo!!!

    Aproveitando, vou fazer uma pergunta:
    Para fazer miniaturas de monstros no papel ficou tranquilo com a dica dada.
    Mas e para fazer mapas de terrenos e dungeons?
    Vc conhece algum soft que facilita isso pra gente?

    Abraço!

  9. Olha eu fiz o seguinte, e deu muito certo, eu imprimi em papel A4, colei o A4 sobre o papel parana, depois passei contate por cima, depois fui cortando com estilete.O resultado final fico muito bom.

  10. Bom dia pessoal. Sou Mestre de D&D 3.5 a 2 anos (realmente é glorioso e viciante comandar mundos). Bem, com relação aos problemas de “vôo” das miniaturas: consegui resolve-lo usando aquela madeira de forro de quardaroupa, chamada de eucatex. Imprimi as minis e em seguida moldei as formas de cada uma na madeira. Depois serrei (com muita passiencia) e colei a sulfite no molde. Para fazer os pés eu medi um quadrado da matriz de combate e colei em cada um. Da um pouco de trabalho mas pelo menos não vôa!!!!!!!!!

  11. Cara valeu, to que nem loco tentando recriar aquele rpg Heroquest para meus filhos, os personagens eu tava apanhando pra fazer, estes são bem melhores
    Agora ja mudei de ideia não vou mais recriar o HQuest, vou usar um sistema mais legal e mais emocionante sem ser dificil, pra gurizada de casa
    Por um acaso sabe onde posso arrumar mobiliario em papel (rsrsr)
    valeu obrigadao novamente

  12. Hey muito legal!!!… Isso vai me ajudar muito!!!… Sem contar que posso usar de base para criar outros!!!

    Onde moro não tem loja de RPG e o frete pra encomendar miniaturas é um facão… facão não, é uma excalibur nas costelas!!!…(†Maldita cidade escondida do mundo!!!†)

    Valeu aí!!! ahushuahsuahushaush

  13. To com uma duvida e gostaria de saber se poderiam me ajudar.
    Bem estou colocando as miniaturas tipo, humano, anão, elfos, orcs todos com uma altura de 3,6 cm e de 2,15 de largura.
    gostaria de saber o que eu poderia colocar para gigantes, elementais, dragões. Trolls

  14. Fala Nitro. Po cara mto legals as peças de mobilia! De que material é feito? Por acaso voce me passaria o email da pessoa que fez? estava querendo adquirir umas para mim! Ele tem algum site?

    Abraços!

  15. hehehehe quem dera cara, ando sem net, o tempo que to tendo são minhas aulas livres.
    Morar no interior e ainda interior de Goias é foda (ops… foda é bom isso é ruim)
    tentar esperar mais alguns seculos hehehehe.

  16. Obrigado pelos comentários pessoal!

    @Max Silva – Doido, eu gostaria de dar uma olhada nesse do powerpoint. Se der me envie no prof.newtonrocha@gmail.com

    @Leonam – Você pode matar a vontade de jogar o site RPG Online e jogar pela internet
    com a galera de lá! É muito bom!

    @hackbarth – Sim, eu sei que são counters, mas o pessoal aqui no Brasil não conhece muito esse termo (seriam marcadores de papel a tradução) então coloquei miniaturas mesmo, para chamar a atenção do pessoal.

  17. Bom isso são counters, não miniaturas. Até dá para fazer minis com as fotos mas é mais trabalhoso para editar e recortar. Fazer stand-ups (tipo os herois de papel da SJGames) é uma situação intermediaria entre Miniaturas e Counters.

  18. Caraca, puts, que inveja de vcs, como eu gostaria de voltar a jogar, doi o meu coração ao ver isso ai, fico feliz por todos, espero que um dia eu consiga entrar ou montar um novo grupo de rpg.

  19. Essa idéia é muito boa!Eu já faço isso ha um bom tempo!Só as minhas eu faço em 3d,que ficam de pé.Eu faço no power point por ser mais manipular as imagens.Se alguém estiver endereçado eu posso enviar,e só me mandar um e-mail:
    maxsilva24@hotmail.com

  20. LeyGun, com o papel couché de gramatura alta (tipo cartolina grossa) não voa não. Rola tranquilo, eu sempre joguei com counters de papel e sempre deu certo.

    Você pode pregar eles em moedinhas velhas também, ou botões.

  21. Eu já tentei usar esse método anteriormente, mas comigo não deu muito certo principalmente pelo fato de ser muito leve e “voar toda hora”. Vou tentar novamente imprimindo em uma grafica expressa e colando o resultado em papelão. Quem sabe dá certo.

    (X.x)o-(‘_’Q)

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s