Campanha “O Preço da Fama” de Mutantes e Malfeitores RPG – Introdução aos Magníficos, fichas e comentários! [Nitro Dungeon]

Este é uma introdução da minha campanha de estréia em Mutantes e Malfeitores da Editora Jambo. Depois que li e comecei a fazer um resumão das regras do M&M brazuca (que devo postar assim que ficar completo, para ajudar a mestres e jogadores a se lembrarem daquelas quantidades de modificadores, manobras de combate e detalhes picuinhas dos poderes. Mas para aqueles que ainda não jogaram ou não compraram o M&M, COMPREM! O jogo é sensacional, rápido e elegante no aspecto dos poderes e de como eles funcionam no jogo. Amanhã eu posto as fotos e o diário de campanha da primeira sessão. Além dos meus comentários, vou postar duas fichas, a do Tijolón (um fortão que nem o Hulk) e a do Capitão Vitória. Elas estão em PDF, prontas para serem baixadas e usadas no jogo como PJs ou PdMs de nível 10 de poder.

A primeira sessão foi sensacional, o nosso grupo só não se adaptou foi com a mecânica de dano, pois diferente do D20, o alvo do ataque é que rola a efetividade do ataque. Mas em relação à mecânica de dano, eu fucei na Internet, encontrei e adaptei uma regrinha muito doida, que pode ser lida nesse post mais antigo.

ELABORAÇÃO DA CAMPANHA:

Eu tinha inicialmente pensado em fazer a campanha em Freedom City, mas com a falta de tempo que eu tenho para preparar aventuras de M&M (pois todo o meu tempo de preparação fica tomado com a minha campanha de D&D 4ed), resolvi ambientar no universo DC, mais especificamente, no universo da série animada da Liga da Justiça, já que todo o grupo adora é viciado nesses desenhos da DC. Com um universo já conhecido, fica mais fácil de montar as aventuras além de já existirem uma tonelada de fichas prontas para o heróis da DC comics como nesse link ( http://wiki.rpg.net/index.php/Mutants&Masterminds_RPG_Wiki_Resource:Main_Page) ou esse netbook do Mdsnowman da Liga da Justiça para M&M Segunda Edição (Inglês) que pode ser baixado aqui (http://www.atomicthinktank.com/viewtopic.php?t=11587 )   ou visto no original nesse link: http://www.atomicthinktank.com/viewtopic.php?t=11587

A idéia geral da campanha seria fazer um paralelo da excelente série do Mike Allred “X-Statix” ( http://en.wikipedia.org/wiki/X-Statix ), colocando o tema de um grupo de super-heróis a mercê da mídia, que foi organizado mais para a fama do que para salvar o mundo.

O interessante vai ser fazer isso dentro do Universo da DC Comics, sem o lance dos mutantes que é marcante no X-Statix.

Para tanto, peguei idéias da Liga da Justiça Internacional (http://en.wikipedia.org/wiki/Justice_League_International) do Keith Giffen e do JM DeMatteis, criando um personagem parecido com o Maxwell Lord (um empresário que banca a Liga da Justiça Internacional).

Em seguida, deixei os jogadores criarem seus personagens e, com o artifício da criação particular de um grupo de super-heróis, todos eles receberam o convite para participar dos MAGNÍFICOS.

Para a primeira sessão, usei como base a excelente aventura Conseason (http://grfiles.game-host.org/2e_files/conseason.pdf ) que pode ser encontrada no site gringo oficial do Mutantes e Malfeitores, com algumas modificações básicas, como a utilização de mais de 20 minions, robôs-capangas que caem com um único golpe bem sucedido, para dar aquele toque heróico-Liga-da-Justiça para a aventura!

Uma dica, para quem quiser mestrar no universo DC, recomendo esse site, o DC Wikia: http://dc.wikia.com

OS MAGNÍFICOS

TIJOLÓN, MAGMA, CAP. VITÓRIA, XISPA, PSYCHO, SHEN
Da esquerda para a direita: TIJOLÓN, MAGMA, CAP. VITÓRIA, XISPA, PSYCHO, SHEN

Os “Magníficos” são uma criação de Magnus Max. O supergrupo foi criado como parte de um evento midiático e como parte de um reality-show, a SuperMagTV, que passa notícias do grupo e transmite ao vivo suas batalhas. O supergrupo é composto por Tijolón (um colombiano ex-guerrilheiro das Farc que depois de um acidente se transformou em uma criatura super-forte e com a pele com a a aparência e a textura do tijolo), Magma (um misterioso ex-criminoso que está atuando como super-herói para cumprir uma pena criminal), Capitão Vitória (acreditando-se um clone do Super-Homem criado pelos Laboratórios Star e que busca descobrir sua verdadeira identidade e seguir o exemplo do seu ídolo), Xispa (uma jogadora inveterada que recebera inadvertidamente uma transfusão de sangue do Flash que a deixou com super-velocidade), Psycho (um vendedor de seguros depressivo que ganhou poderes psíquicos por acidente), Shen (uma misteriosa vampira de poderes, que esconde seu passado secular).

PERSONAGENS DO MESTRE RECORRENTES

O MAGNATA MAGNUS MÁXIMUS

MAGNUS MAX!
O Magnata da Mídia Podreira de Metrópolis: MAGNUS MAX!

O magnata Magnus Máximus é o dono da terceira maior companhia de mídia de Metrópolis, a MagMedia Corporation (MMC), e possui um grupo de cinco canais de TV a Cabo, incuindo o MagNews, um canal de 24 horas de notícias policiais e populares.

Porém, com a concorrência de outras redes de televisão como a Galaxy Communications e a WGBS-TV, outros canais a cabo como a Gothan News Network e a migração dos telespectadores para o You Tube, o império de Magnus Max está caindo e o grande empresário está enterrado em dívidas. Com interesse em aumentar seus índices de audiência e sua fama com a comunidade, ele organizou o primeiro Reality Show com um Supergrupo Privado de Metrópolis, os MAGNÍFICOS em um novo canal em sua empresa, a SuperMagTV. Pela primeira vez, os habitantes de Metrópolis poderiam acompanhar ao vivo e 24 horas no ar o dia-a-dia de um supergrupo!

MAGNUS MAX e sua fiel caneca de Jack Daniels, saindo de um helocóptero da KWM News, seu canal de jornalismo marrom!
MAGNUS MAX e sua fiel caneca de Jack Daniels, saindo de um helicóptero da KWM News San Diego, uma das filiais da MagMedia Corporation!

O fato de criar a MagTV irritou Perry White, o diretor e editor chefe do Planeta Diário, que tem feito uma série de artigos atacando Magnus Max e Os Magníficos, acusando-os de mercenarismo e de aspirantes a super-celebridades.

Perry White "NÃO ME CHAME DE CHEFE!" (Nem de J.J Jamenson obeso!)
Perry White "NÃO ME CHAME DE CHEFE!" (Nem de J.J Jamenson obeso!)

Após criar a MagTV, um canal exclusivo para Os Magníficos, Magnus Max procura filmar o dia-a-dia do supergrupo, focando principalmente em suas aventuras. Isso causa problemas, pois sempre que o grupo vai enfrentar algum perigo, Magnus Max envia uma enorme equipe de filmagem, que muitas vezes atrapalha os heróis em suas lutas contra os super-vilões que teimam em aparecer em Metrópolis : http://en.wikipedia.org/wiki/Metropolis_(comics).

Ele organizou o QG dos heróis em uma escola que fora abandonada pela comunidade por causa da violência do bairro de Midvale, um bairro mais pobre que foi o lar da Supergirl.

Magnus Max em momento de relaxamento na Mansão Magnifica, que fica no mesmo bairro da mansão do Lex Luthor, só que numa área mais paia hehehe!
Magnus Max em momento de relaxamento na Mansão Magnífica, que fica no mesmo bairro da mansão do Lex Luthor, só que numa área mais paia hehehe!

Depois de muita maracutaia com a prefeitura, ele consegiu alugar a escola abandonada no bairro. O pessoal da região (lar de muitas minorias raciais, como negros, latinos e asiáticos) tem um misto de respeito e desconfiança com os novos membros do bairro.

O QG, chamado de Coliseum por Magnus Máximus não é lá grandes coisas, com uma sala de treinamento adaptada do ginásio do colégio, alguns computadores e geringonças compradas de segunda mão dos leilões da polícia de Metrópolis (que muitas vezes apreendem equipamentos de cientistas loucos).

Magnus Max  batalha pela melhor cobertura da mídia para as façanhas dos Magníficos e tenta sempre capitalizar de alguma forma com o supergrupo. Ele paga uma gratificação para os heróis que assim desejam e oferece todo o apoio legal e jurídico para a atividade dos super-heróis.

Magnus Máximus é um homem de 46 anos, muito carismático e canastrão e que não aceita um não como resposta, principalmente das mulheres. Seu bigode longe e seu cabelo que parece peruca apesar de ser natural contrastam com seus ternos de cor vinho (entre outros tons da década de 70). Não existe problema que ele não resolva com sua conversa ágil e sua imensa capacidade de convencer os demais. Secretamente, ele desejaria ser um super-herói.

OS MAGNÍFICOS

TIJOLÓN
TIJOLÓN - O Super-Herói colombiano que adora dançar salsa e lutar pelos direitos dos imigrantes latinos (NP 10)

Javier era um forneiro da olaria de uma fábrica de tijolo, na pequena cidade de Santuário, no noroeste da Colômbia. Quando as tropas das FARC invadiram sua vila, eles lançaram uma arma biológica na fábrica, a fim de testar seus efeitos. Todos os demais funcionários da fábrica, mas Javier decidira salvar o cão de guarda da fábrica, que tinha ficado preso dentro da área do forno.

Javier conseguiu salvar o cão (que mais tarde ele adotou e chamou de Manguito), mas a arma biológica, um nanovírus capaz de assimilar e destruir qualquer tipo de material, o atingiu em cheio, queimando sua pele. Desesperado, Javier cobriu seu corpo com o pó de tijolo e se jogou dentro do forno. Após sobreviver a gigantesca explosão que se seguiu, Javier adquiriu superforça e uma pele extremamente resistente, com a textura de um tijolo.

Em seguida, Javier destruiu os narcotraficantes que tinham atacado sua vila e foi chamado pela população local de TIJOLÓN. Sua fama cresceu até que recebera o convite do mega-empresário Magnus Max, da MagMedia Corp, para participar do primeiro supergrupo privado de Metrópolis: OS MAGNÍFICOS!  Ele topou e foi para os Estados Unidos. Em Metrópolis, ele conseguiu um lugar nos MAGNÍFICOS, mas mantém sua identidade secreta trabalhando como forneiro.

Possui um material de forneiro (capacete, avental, óculos de proteção) e mora em um apartamento pequeno de dois quartos no bairro de Bakerline, no mesmo prédio onde mora Jimmy Olsen, o amigo do Super-Homem.

Ele tem uma namorada, a detetive Consuelo Laguerta, que faz parte do 12º distrito policial de Metrópolis. Tijolón  tem um cachorro, o Manguito (o cachorro que ele salvou na Colômbia). Tijolón gosta de dançar música latina, especialmente salsa e bambuco.

Sua comida favorita é “carimanholas” (uma pequena empada de mandioca recheada com carne de vaca e frango amassados como um croquete).

Ele adora Gabriel Garcia Marquez e acha o John Leguzano um vendido. Tijolón gosta de bala e suco de tamarindo e ama tomar café colombiano. Fala inglês mal, com muitas palavras em espanhol misturadas,  e seu programa favorito é sair para dançar salsa com a Consuelo.

Ficha de Tijolon (PDF) : http://www.4shared.com/file/77716465/baaf08e3/mutantes_e_malfeitores_ficha_TIJOLON_NP10.html

XISPA - Jogador Inveterada e Velocista (NP 10)
XISPA - Jogador Inveterada e Velocista (NP 10)

Xispa é uma jogadora inveterada que, depois de ser salva de uma ataque de supervilã Roulette no Casino Blue Blood de Metropolis, recebeu uma transfusão de sangue do Flash (que fazia parte do grupo de super-heróis que venceram a vilã) e ganhou super-velocidade. Ela aceitou o convite de Magnus Max por estar imersa em dívidas de jogo, principalmente após os cassinos terem proibido ela de jogar, por causa da sua super-velocidade. Ela quer seguir a carreira de heroína devido a uma promessa que fez ao Flash, depois que ele salvou sua vida.

Ficha de Xispa (PDF) : http://www.4shared.com/file/77716234/b452b082/mutantes_e_malfeitores_ficha_XISPA_NP10.html

MAGMA - Ex-criminoso, soturno, dark, cinico e sex-symbol teen!
MAGMA - Ex-criminoso, soturno, dark, cínico e sex-symbol teen! (NP 10)

Um assaltante de banco, que, como parte de sua pena, está trabalhando como super-herói para a polícia de Metrópolis. Secretamente, ele está servindo de informante para a Liga da Justiça, que está desconfiada dos verdadeiros motivos de Magnus Max. Magma é seco e soturno, não dá bola para ninguém e inadvertidamente, virou a sensação teen dos Magníficos, recebendo centenas de cartas, mensagens e presentes de garotas adolescentes de todos os lugares. Ele possui poderes de fogo (pode criar jatos de magma e voar) e poderes mentais.

CAPITÃO VITÓRIA - O lider de bom coração!
CAPITÃO VITÓRIA - O líder de bom coração! (NP 10)

Ele acredita ser um clone do Super-Homem criado pelos Laboratórios  S.T.A.R., pois não tem nenhuma memória do passado. Ele só lembra que Dr. Hamilton, seu suposto criador, o apresentou para Magnus Max. Ele busca sua identidade seguindo o exemplo do Super-Homem. É correto e prestativo, porém um pouco ingênuo. Ele tem o pacote completo do super homem, é muito forte, voa, tem visão de calor e visão raio-x.

PSYCHO - O agente de seguros depressivo que adotou a carreira de super-herói como terapia!
PSYCHO - O agente de seguros depressivo que adotou a carreira de super-herói como terapia! (NP 10)

Ele é um agente de seguros que, ao estar checando as condições de segurança de um reator nuclear de Metrópolis durante uma invasão dos Tanagarianos (a raça do Gavião Negro) quando, um ataque de raios positrônicos de uma nave tanagariana atingiu o reator. Sobrevivendo a explosão, Psycho descobriu que possuía poderes psiônicos. Porém isso apenas serviu para aumentar sua depressão, ele odeia se relacionar com qualquer pessoa e com seus poderes telepáticos, ele não consegue parar de escutar os outros. Sua terapeuta, Betty Baxter (neta do famoso terapeuta Raymond Baxter, que tratou o herói Sandman em DC Comics Vol.1 #42 – http://dc.wikia.com/wiki/DC_Comics_Presents_Vol_1_42 ) recomendou que ele entrasse em um supergrupo como terapia para sua depressão e seus desejos suicidas. Nesse momento, a Dr. Betty entregou para Psycho o convite de Magnus Max.

SHEN - A vampira misteriosa!
SHEN - A Vampira misteriosa! (NP 10)

Shen veio da Rússia, original de Chernobyl, criança órfã sobrevivente de Chernobyl.  Foi para a Sibéria para curar a os cancer que tinha desenvolvido, mas depois de alguns tratamentos experimentais, ganhou o poder de alterar sua aparência e absorver os poderes de outros super-seres.  Depois que ganhou poderes começou a usar para a máfia russa. Fez parte dos Irmandade Rasputin, cujo líder éra o Rasputin, um imortal com poderes sobrenaturais. Decidiu sair do grupo quando eles queimaram crianças da Gerórgia, ao mando do governo russo. Derrotou o grupo inteiro, e enterrou o Rasputin. Foi para América porque recebeu o convite do Magnus.

***************************************************

ARTIGOS RELACIONADOS

Anúncios

15 comentários

  1. no proximo podcast nosso agente vai falar um pouco de GURPS, e inclusive nele eu agradeci a sua presença lá no blog, agente ja gravou só falta a edição, é que essas festas de fim de ano acabam atrasando mesmo agente.
    valeu e sabe que estou sempre por aqui.

  2. Valeu Inominável!

    O lance é que foi só a Tuz que caprichou no histórico do Tijolón, mas vou cobrar dos outros os históricos também.

    No M&M dá para fazer qualquer tipo de super-herói mesmo, mas o Gurps Supers é bom também, o problema é quando os personagens chegam a 1000 ou 2000 pontos, é mais complicado para montar para quem não tem muita a manha.

    Eu curto Gurps, mas o meu grupo fica mais confortável com o D20.

    Valeu pelo comentário!

  3. Muito bom o post, o tijolón, ten uma história mais complexa com mais detalhes, gostei mais dele do que os outros personagens.
    Agora me diz uma coisa…. até então eu não conhecia esse jogo de M&M, sempre que eu e meus amigos jogamos uma campanha de super heróis nos jogamos GURPS SUPERS, acho que dá mais mobilidade, temos mais liberdade de fazer os mais diversos tipos de super heróis, mas vou tentar testar uma campanha de M&M, muito bom o post nitro.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s