Varie os Temas das Suas Aventuras! (Artigos de RPG do Baú do Tio Nitro)

As aventuras de RPGs de fantasia, apesar de fazerem a alegria de milhões, normalmente acabam pecando pela força dos clichês do gênero. Basicamente, as campanhas seguem o padrão taverna-missão-matar-monstros-matar-monstro-final-retornar-com-prêmio. Não que este padrão não seja divertido, mas depois de um tempo, os jogadores ficam afoitos para algo diferente.

Spelljammer - Mais Bizarro e Diferente que isso tá dificil! Elfos e Naves Espaciais - Orgasmo Nerd!!!!
Spelljammer - Mais Bizarro e Diferente que isso tá difícil! Elfos e Naves Espaciais - Orgasmo Nerd!!!! (parte do Escudo do Mestre de Spelljammer)

Existem muitos outros tipos de campanha e aventuras. Vou enumerar as que eu mais identifico nos suplementos de RPG. Muitas dessas tramas aparecem em conjunto dentro de uma aventura:

1- Limpeza da Região: Os PdJs (personagens dos jogadores) tem que limpar uma área de monstros e descobrir porque eles estão causando terror na região.

2-Investigação: Os PdJs tem que investigar um mistério ou crime que ocorreu em um lugar e tentar descobrir o culpado entre vários suspeitos.

3- Fuga Desesperada: Os PdJs se encontram em uma região hostil e tem que sair do local sem morrer.

4-Exploração de Ruínas: Os PdJs encontram ao acaso ou recebem a missão de explorar uma ruína onde algo misterioso e perigoso está acontecendo.

5- Resgate: Os PdJs tem que partir em busca de alguém que foi raptado e precisam trazê-lo de volta com vida, para obter uma boa recompensa.

6-Jornada Tolkeiniana: Os PdJs tem que empreender uma jornada muito difícil e dura para destruir um artefato maligno ou encontrar uma arma mágica (Dragonlance) para derrotar o Senhor das Trevas da vez.

7- Síndrome da “Fênix Negra”: Os PdJs, agora já em níveis altos, tem que deter o lado negro de um dos seus companheiros.

8- Horror “a la” Ravenloft: Os PdJs se envolvem em uma trama diabólica controlada por um Senhor das Trevas e acabam tendo que invadir o seu castelo e sofrer horrores físicos e psicológicos até terem a chance de escapar com vida.

9- Sobrevivência: Os PdJs tem que sobreviver às condições climáticas e geográficas terríveis do local onde estão.

10- Guerra: Os PdJs estão envolvidos nos preparativos de uma Guerra e precisam agir como espiões para ajudar um dos lados a vencer.

Sim, acredite, estes são ORCS DO ESPAÇO!!! O nome deles é SCRO! AHAHAHA! Deve ser de Scrot* hahahaha! SPELLJAMMER RULEIA!
Sim, acredite, estes são ORCS DO ESPAÇO!!! O nome deles é SCRO! AHAHAHA! Deve ser de Scrot* hahahaha! SPELLJAMMER RULEIA!

E por aí vai, dependendo da criatividade do Mestre. Porém, nesse artigo eu gostaria de dar uma dica para o Mestre poder criar novas e criativas tramas para os seus jogadores. Para tanto, é preciso que o Mestre abra sua mente e procure ver outras formas de se contar uma história, maneiras que fogem dos modos tradicionais das histórias de fantasia. Se o Mestre quiser surpreender seus jogadores, está na hora dele fazer a famosa…

SALADA DE ESTILOS!
Imagine aventuras inspiradas nas tramas de Aliens, com monstros crescendo no corpo de pessoas, aventuras no estilo Arquivo X medieval, com uma conspiração de seres de outro plano preparando uma invasão. Ou até mesmo aventuras seguindo os filmes de corrida, como Velozes e Furiosos, com toda uma cena medieval underground de corridas ilegais usando bigas, chocobos, cavalos que podem ser envenenados com poções ou até mesmo estranhas engenhocas goblinóides que correm sobre trilhos. Tudo isso pode ser temperado com uma organização criminosa que controla as apostas das corridas, organização que os PdJs tentarão derrubar.

Imagine um grupo de espiõies medievais, bem no estilo 007, com apoio governamental e engenhocas para salvar o mundo de um gênio do mal necromante que tenha criado uma arma de destruição em massa. Ou até mesmo uma sessão bem mais cabeça, de investigação no estilo do seriado C.S.I.

Espero que esse texto tenha despertado a criatividade dos Mestres. E assim como os Mestres os Jogadores também podem se inspirar nos personagens de filmes de outros gêneros (policial,drama, comédia) para criar as histórias de seus personagens, principalmente quando acontecem os famosos “brancos” de início de campanha, onde até mesmo o nome do novo personagem é difícil de imaginar.

Anúncios

4 comentários

  1. Tenta achar tudo que você conseguir sobre Spelljammer, você não vai se arrepender!

  2. Salada de estilos é o meu lema!
    Navios espaciais, computadores steampunk e alienígenas lunares!
    Obrigado pelas “dicas” do final do artigo, principalmente a parte dos “animais envenenados”!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s