Download de Fichas em Português do Mundo das Trevas (Sistema Storytelling) para KULT RPG, CALL OF CTHULHU RPG, ALL FLESH MUST BE EATEN RPG e Clive Barker’s Jericho RPG! (Tranqueiras do Tio Nitro!)

Estou me preparando para os feriados do final do ano com uma saraivada de aventuras diferentes para o meu grupo. Assim preparei uma série de fichas e adaptações para o Sistema Storytelling dos consagrados RPGs de horror KULT, CALL OF CTHULHU e ALL FLESH MUST BE EATEN. Além disso ainda estou preparando uma adaptação para RPG de mesa do jogo de horror Jericho, do Clive Barker!

JERICHO do Clive Barker é o Bicho! Terrorzão Doidão!
JERICHO do Clive Barker é o Bicho! Terrorzão Doidão!

O sistema Storytelling é muito intuitivo e ficou, na minha opinião, mais veloz e mais simplificado do que o antigo Storyteller. Como em RPGs de horror o foco é mais na narrativa, o Storytelling cai como uma luva para esse gênero. E o sistema é bem intuitivo, e diferente da mecânica do D20 ou de porcentagem, o que dá uma sensação legal para o meu grupo, um refresco e umas férias das rolagens de dados de sempre.

E como nós temos muito pouco tempo para jogar, tenho que fazer o máximo para pular a explicação de regras. Assim, o Sistema Storytelling vem bem a calhar (além de ser chique, hehehehe)!

Provavelmente, o que vou mestrar em Dezembro vai ser o JERICHO RPG, pois ENDOIDEI com a história do jogo e com a idéia de um esquadrão de paranormais partindo para a pancadaria com as forças do além (a história é muito mais complexa, graças ao mestre Clive Barker, mas vou deixar para falar dela na adaptação, que, se Bahamut quiser, eu posto aqui no Nitro Dungeon!). Porém, esse vai ser o que vai dar mais trabalho para a adaptação, onde vou usar uma mecânica parecida com o dos pontos de sangue de Vampiro Réquiem.

Então vamos às fichas e algumas notas das adaptações. Mais para frente eu posto textos mais detalhados dessas adaptações, mas já vou deixando as fichas para quem quiser usar desde já!

KULT para o MUNDO DAS TREVAS

Ficha de Kult em Português para Sistema Storytelling
Ficha de Kult em Português para Sistema Storytelling

Kult RPG – Ficha em Português para o Mundo das Trevas – Sistema Storytelling
http://www.4shared.com/file/71147843/ad350802/kult_mundo_das_trevas_nitro.html

Kult é fácil de adaptar para o Stortytelling. A única diferença fica na Balança Mental, que vai ser determinada pelo tipo de desvantagens e pelo histórico do personagem. A mecânica da Moralidade também se altera, sendo Moralidade 5  o equivalente ao ser humano normal, de balança mental 0. A rolagem de moralidade fica mais difícil e menos comum de ser feita, pois cada ponto abaixo de 5 equivale -20 pontos de Balança Mental e cada ponto acima de 5 equivale a +20 pontos de Balança Mental. O nível 5 equivale a Moralidade de um ser humano normal, acima de 5 o personagem vai ficando mais santificado/iluminado positivamente e abaixo de 5 o personagem vai ficando mais perverso/iluminado negativamente. Acima e abaixo de 5 o personagem consegue enxergar além das ilusões.

CALL OF CTHULHU para o MUNDO DAS TREVAS

Ficha de Call of Cthulhu em Português para Sistema Storytelling
Ficha de Call of Cthulhu em Português para Sistema Storytelling

Call of Cthulhu RPG – Ficha em Português para o Mundo das Trevas – Sistema Storytelling

http://www.4shared.com/file/71148060/507a7ad4/call_of_cthulhu_1920_mundo_das_trevas_nitro.html

Call of Cthulhu também funciona muito bem no Storytelling. Acrescentei os Pontos de Insanidade, que funcionariam da mesma forma que no sistema original do CoC, o cheque é Perseverança + Autocontrole, toda as vezes que encontrar uma criatura do Mythos, por exemplo. Em caso de falha, o personagem perde a quantidade de Pontos de Sanidade relativos a criatura. As regras de Moralidade são as mesmas do Mundo das Trevas.

ALL FLESH MUST BE EATEN para O MUNDO DAS TREVAS

Ficha de All Flesh Must Be Eaten em Português para Sistema Storytelling
Ficha de All Flesh Must Be Eaten em Português para o Sistema Storytelling

All Flesh Must Be Eaten RPG – Ficha em Português para o Mundo das Trevas – Sistema Storytelling

http://www.4shared.com/file/71160697/f27ff485/all_flesh_must_be_eaten_mundo_das_trevas_nitro.html

O All Flesh Must Be Eaten é o melhor RPG de Zumbi e de Horror de Sobrevivência que conheço (bem, é o único desse gênero que eu conheço também hahahahaha!). É pauleira, os jogadores tem que botar a cuca para funcionar e racionar o que possuem (comida e água), improvisar com novas armas, e usar estratégias para sobreviver uma invasão de Zumbis, nos mais diversos tipos de cenários. A ficha que eu fiz serve para aventuras contemporâneas de zumbis, no melhor estilo Resident Evil ou dos filmes do George Romero.

Coloquei uma mecânica de Resistência Física, que vai acabando durante ações prolongadas, e períodos sem comida e água e as famosas fugas dos zumbis. À medida que a aventura vai rolando, as noites sem dormir vão tirando a resistência física, e dando penalidades como as da Vitalidade (porém temporárias, pois se pararem para descansarem, recuperam 2 pontos de Resistência Física por hora de descanso. O mestre pode regular esses pontos para deixar a aventura mais mortal e desesperadora (esse é o objetivo de uma campanha de sobrevivência de zumbi).

A ficha também tem mais uma habilidade, o Improviso, para aqueles momentos “Mc Giver”  da aventura. Como em vários filmes de zumbi, muitas vezes você tem que improvisar armamentos, acampamentos, etc. O jogador fala o que vai fazer e rola o improviso + o atributo relativo a tarefa.

Coloquei um local para as porções de bebidas e comidas que os jogadores possuem (para forçar a famosa cena de  “vamos pela rua cheia de zumbis para pegar comida no supermercado abandonado”. A dica para o mestre é rolar vários dias de aventura, para que a comida e a bebida acabem mesmo e começar a festa de perder pontos de resistência física (1 a cada quatro horas sem comer). E a cada dia sem comer, o personagem perde 1 de resistência física máxima (e a cada semana 1 de vitalidade máxima).

A Moralidade vira Instinto de Sobrevivência;  a vontade de sobreviver contra o apocalipse dos Zumbis. Uma pessoa com números baixos (1-4) de Instinto de Sobrevivência estaria perdendo as esperanças de continuar lutando contra os zumbis, e pode correr o risco de tentar o suicídio ou matar seus amigos para poupá-los de mais tragédias.

CLIVE BARKER’S JERICHO

Ficha de Jericho em Português para Sistema Storytelling
Ficha de Jericho em Português para Sistema Storytelling

Clive Barker’s Jericho RPG –  Ficha em Português para o Mundo das Trevas – Sistema Storytelling

http://www.4shared.com/file/71149097/f13a94dd/jericho_mundo_das_trevas_nitro.html

O jogo Clive Barker’s Jericho não teve uma recepção boa por causa de problemas na sua jogabilidade, mas eu fiquei impressionado com a história (do mestre Clive Barker, o foco da minha futura tese de doutorado hehehe) e com as possibilidades do jogo em RPG de mesa. Provavelmente vou mestrar Jericho em Dezembro para o meu grupo de RPG e ver no que dá.

Em termos de mecânica de jogo, usei o conceito de Kundalini, a energia mística dos chacras para acionar os poderes sobrenaturais  dos membros do Jericho (um grupo secreto formado para deter as investidas do Antropos, o primeiro dos nascidos, na nossa dimensão. Antropos é a primeira criatura criada por Deus no início dos tempos.

Outra mudança é o conceito de Moralidade, que em Jericho se transforma em Humanidade, pois a cada ponto perdido o personagem se deixa levar pela força caótica do Antropos se transformando em um monstro (ganhando poderes extras em troca de sua humanidade).

Depois eu posto mais informações sobre Jericho e as outras adaptações. Ficam disponíveis as Fichas para quem quiser experimentar!

Um abraço do Tio Nitro

Nerd Aeternus!

16 comentários

  1. Gostaria de uma forma de adaptar as fichas das criaturas de CoC para o novo mundo das trevas. Alguem me ajuda?

  2. muito d + me ajudo muito, mas eu não consigo achar nada sobre o CLIVE BARKER’S JERICHO
    e nem CALL OF CTHULHU..

    se puder me ajudar..

    ja agradeço desde de já :D valew aii

  3. CAra, já deu uma olhada nas manobras de combate do Hunter: the vigil? Pode ser que te acrescente algo no jogo!
    abraço!

  4. meu…. to ficando cada dia seu fã, meus parabens novamente cada dia me surpreendendo, estou louco no aguardo da adaptação que vai postar.

  5. Alexandre, vou postar uma adaptação/aventura aqui no Nitro Dungeon em breve, não vai precisar de conhecer o jogo, vai estar tudo explicadinho!

  6. Valeu Cochise! Espere pelo material do Jericho, vai ficar doido hehehehe!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s