Sistema de RPG +2d6

SISTEMA DE RPG +2D6 

Sistema Livre e Gratuito Criado por Tio Nitro (prof.newtonrocha@gmail.com)

O SISTEMA +2D6: REGRAS GENÉRICAS CUSTOMIZÁVEIS!

O +2d6 foi criado com o objetivo de ser um sistema de fácil assimilação pelos jogadores, ser customizável pelo mestre para a aventura que ele quer mestrar, ser livre e gratuito para a criação de aventuras e material por qualquer pessoa, e possuir elementos constantes de diversos sistemas para facilitar a adaptação de material de outros sistemas de RPG.

O +2d6 foi influenciado pelos elementos comuns a diversos sistemas, como GURPS, Savage Worlds, d20, CODA, Tri-Stat, Daemon, 3d&t,d6 system, entre outros. Para facilitar o uso e tornar o sistema mais intuitivo tanto para mestres e jogadores veteranos quanto para novatos, os termos dos elementos do sistema foram escolhidos pela sua familiaridade. É um sistema simples e convencional, mas bem divertido e rápido, além de ser fácil utilizar e adaptar materiais, monstros, aventuras e cenários de outros sistemas.

O sistema de rpg +2d6 é livre e aberto e pode ser usado e modificado (é customizável caray) em projetos pessoais ou comerciais. Esse é o sistema que eu uso atualmente e é doidimais, só necessidando dois dados de 6 faces para ser jogar. Ele pode ser adaptado para qualquer tipo de jogo, fantasia, terror, aventura, etc.

O sistema de RPG +2d6 está totalmente liberado para ser compartilhado como quiserem!

UPDATE (17 de Março,2012, 17:20 AM) :

É com muita alegria que anucio uma notícia sensacional! A Editora Redbox irá publicar uma versão Ultimate MegaBacon do +2d6 em 2013!!! Essa versão comercial irá ter muita coisa doidimais, com ilustrações ducaray, um bestiário, dicas para mestres,etc. e uma aventura inicial, além de um design massavéi! Mas as regras básicas e a mecânica não serão alteradas, será uma versão premium massavéi!

Mesmo com a versão comercial, o +2d6 vai continuar e SEMPRE SERÁ UM SISTEMA ABERTO, livre para ser utilizado de qualquer forma, copiado, modificado, remixado, usado em projetos comerciais/pessoais etc.! E a versão gratuita vai estar sempre disponível para download  para uso em qualquer tipo de cenário, aventura etc, seja comercial ou pessoal, etc. Podem compartilhar, hospedar os arquivos em sites, etc. eu ficaria honrado e muito feliz de ter ajudado a espalhar mais o RPG! :D

DOWNLOAD DO SISTEMA DE RPG +2D6

Sistema de RPG +2d6 versao 2.3 – Tio Nitro (DOC)

Sistema de RPG +2d6 versao 2.3 – Tio Nitro (PDF)

Sistema de RPG +2d6 versão 2.3 – Tio Nitro LIVRETO – A5 (PDF)

Sistema de RPG +2d6 versão 2.3 – Tio Nitro – EPUB (Iphone e Android Ebook)

Sistema de RPG +2d6 versão 2.3 – Tio Nitro – MOBI (Amazon Kindle Ebook)

FICHA DE PERSONAGEM COM PONTOS NARRATIVOS E DE AÇÃO

Ficha de Personagem Básica +2d6 com Pontos Narrativos, Pontos de Ação
Ficha de Personagem Básica +2d6 com Pontos Narrativos, Pontos de Ação

Ficha +2d6 Genérica  (PDF)

Ficha +2d6 Genérica Completável e Salvável (PDF)

Ficha +2d6 Genérica Salvável Completável e capaz de acrescentar imagens! (use Adobe Reader X e clique na parte da imagem) (PDF)

Ficha +2d6 Genérica ULTIMATE Salvável Completável,com Equipamentos e Histórico, capaz de acrescentar imagens! (use Adobe Reader X e clique na parte da imagem) (PDF)

FICHA DE PERSONAGEM PARA JOGOS DE HORROR +2D6 (COM PONTOS DE SANIDADE)

Ficha de Personagem com Pontos Narrativos, Pontos de Ação - Horror
Ficha de Personagem com Pontos Narrativos, Pontos de Ação – Horror

Ficha  +2d6  Horror (PDF)

Ficha +2d6 Horror Completável e Salvável (PDF)

Ficha +2d6 Horror Salvável Completável e capaz de acrescentar imagens! (use Adobe Reader X e clique na parte da imagem) (PDF)

Ficha +2d6 Horror ULTIMATE Salvável Completável,com Equipamentos e Histórico, capaz de acrescentar imagens! (use Adobe Reader X e clique na parte da imagem) (PDF)

Ficha de Personagem Básica +2d6
Ficha de Personagem Básica +2d6

Ficha de Personagem Básica – Sistema +2d6 Versão 2.3 (PDF)

Ficha de Personagem +2d6 Horror - Versão 2.3
Ficha de Personagem +2d6 Horror – Versão 2.3

Ficha de Personagem Horror – Sistema +2d6 Versão 2.3 (PDF)

DOWNLOAD DO ESCUDO DE MESTRE CUSTOMIZÁVEL PARA O SISTEMA DE RPG +2D6

Escudo de Mestre +2d6 – Tabelas,Modificadores e Listas,etc. (PDF)

Escudo de Mestre +2d6 – Tabelas,Modificadores e Listas,etc. (DOC)

DOWNLOAD AS IMAGENS DO ESCUDO DO MESTRE +2D6

Imagens Cyberpunk para o Escudo do Mestre +2d6 (PDF)

Imagens Fantasia para o Escudo do Mestre +2d6 (PDF)

Imagens Cthulhu – Horror para o Escudo do Mestre +2d6 (PDF)

DOWNLOAD DE 5 PERSONAGENS DE FANTASIA MEDIEVAL PARA O SISTEMA +2D6

Link : 5 Personagens de Fantasia +2d6 (PDF)

Link de cada um dos Personagens (Customizável, dá para alterar a ficha):

per_01_guerreiro

per_02_mago

per_03_ladrao

per_04_barbaro

per_05_clerigo

Os personagens foram criados com 18 Pontos de Atributo, 20 Pontos de Perícia e 5 Pontos de Vantagens, com PVs iguais a CON+20 e PEs (Pontos de Energia) iguais a CON+10 ou INT ou SAB +10 para magos e clérigos.

14 Personagens Prontos Editáveis para Call of Cthulhu +2d6!

cthulhu +2d6

DOWNLOAD DAS FICHAS INDIVIDUAIS

pers_01_cthulhu_2d6_nick_drake_detetive_

pers_02_cthulhu_2d6_walter_cientista_

pers_03_cthulhu_2d6_robert_bangs_jornalista_

pers_04_cthulhu_2d6_dr_pennyworth_medico_

pers_05_cthulhu_2d6_dr_zander_ouspensky_ocultista_

pers_06_cthulhu_2d6_Sylvia_Courie_cientista_

pers_07_cthulhu_2d6_viki_lake_detetive_

pers_08_cthulhu_2d6_camille_dickson_jornalista_

pers_09_cthulhu_2d6_dr_helena_crowley_ocultista_

pers_10_cthulhu_2d6_frank_kurtz_antiquario_

pers_11_cthulhu_2d6_Coronel_Rock_Shepard_ex_militar_

pers_12_cthulhu_2d6_Sarah_Spiegel_antiquario_

pers_13_cthulhu_2d6_Coronel_Rock_Shepard_ex_militar_

pers_14_cthulhu_2d6_robert_bangs_jornalista_

pers_15_cthulhu_2d6_dr_zander_ouspensky_ocultista_

DOWNLOAD DE TODAS AS FICHAS EM UM ARQUIVO ÚNICO

15 Personagens para Call of Cthulhu +2d6

ADAPTAÇÕES PARA O SISTEMA +2D6
Supernatural +2d6

Supernatural-supernatural-30545991-1680-1050

Adaptação do seriado Supernatural para +2d6 feita por Alan Oliveira com base na minha adaptação para Storytelling.

Supernatural +2d6 (PDF)

Attack on Titan para o Sistema +2d6

Ataptação para o anime Attack on Titen para +2d6 feita por Gilney Lias.

capa attack on titan +2d6

Attack On Titan +2d6 RPG (Gilney  Lias) +2d6

Ficha Attack on Titan Tropa Estacionaria

Ficha  Attack on Titan Tropa Exploração

Ficha Attack on Titan Polícia Militar

AVENTURAS PRONTAS PARA O SISTEMA DE RPG +2D6

 AVENTURA “A MALDIÇÃO DA COLINA” – CTHULHU HORROR +2D6

Homem Serpente
Essa foi uma aventura de Call of Cthulhu, baseada em uma aventura muito antiga (1978) do melhor RPG de horror de todos os tempos. Nessa aventura, os investigadores, ao investigar um estranho anel com duas cobras entrelaçadas os lançam nos segredos terríveis de uma comunidade do interior, próxima a tenebrosa cidade de Arkhan. A aventura se passa nos Estados Unidos, em 1920.

LINK DA AVENTURA: http://newtonrocha.wordpress.com/2013/03/15/a-maldicao-da-colina-sessao-gravadafotos-e-aventura-de-cthulhu-2d6-horror-doidimais-nitrosessions/

SESSÃO GRAVADA: Download da Aventura de Cthulhu Horror Doidimais +2d6 – A Maldição da Colina (2h 45 min)

AVENTURA “UMA NOITE EM RAVENLOFT +2D6!”

Essa aventura é uma versão resumida e pronta para uma sessão mais curta (apesar de poder ser expandida para mais sessões) da clássica Ravenloft de 1983. Os mapas são do Heroes of Horror e do Expedition to Castle Ravenloft! Essa é uma boa aventura para testar e jogar o Sistema +2d6, mas lembre sempre de customizar para o estilo do seu grupo! :)

Aventura Ravenloft +2d6 (DOC)

Aventura Ravenloft +2d6 (PDF)

SESSÃO GRAVADA DA AVENTURA “UMA NOITE EM RAVENLOFT” +2D6 (3 horas e 24 minutos! – )

Downloadhttp://www.mediafire.com/download.php?odj5l52dv9p2ujr

Escute Online: 

http://www.4shared.com/mp3/Mr2oJ5JY/NitroSessions_Ravenloft_2d6.html?

AVENTURA SPACE CTHULHU +2D6

Seguem as versões em PDF e em DOC

Seguem as versões em PDF e em DOC

Aventura Space Cthulhu – Horror Espacial – Sistema +2d6 (PDF)

Aventura Space Cthulhu – Horror Espacial – Sistema +2d6 (DOC)

SESSÕES GRAVADAS SPACE CHTULHU +2D6

Space Cthulhu – Campanha de Horror Espacial (Sistema +2d6)

Space Cthulhu 01 – Criação de Personagens
Space Cthulhu 02 – Moltaris
Space Cthulhu 03 – Aprisionados
Space Cthulhu 04 – Fuga da Prisão Espacial
Space Cthulhu 05 – A Nave do Horror 
Space Cthulhu 06 – O Olho no Céu (Episódio Final)

AVENTURA HERANÇA MALDITA CTHULHU +2D6

Essa aventura é uma adaptação de uma aventura clássica para Call of Chtulhu, que saiu em 1979 no livro Cthulhu Classics, da Chaosium. A aventuras tem mapas e o escambau! :D

NitroSessions:Herança Maldita Parte 01-Sessão de RPG Gravada de Cthulhu +2d6!

NitroSessions:Herança Maldita Parte 02- Mais uma Sessão de RPG Gravada de Cthulhu +2d6!

NitroSessions: Herança Maldita Parte 3 – Sessão de Cthulhu +2d6 Gravada para Download! + Fotos

Herança Maldita Download da Aventura de Horror para Cthulhu +2d6! (Tio Nitro Adventures)

AVENTURA PRONTA CYBERPUNK+TERROR PARA +2D6 (versão 1.0) COM 5 PERSONAGENS PRONTOS!

Para converter para o +2d6 Versão 2.3 basta trocar o atributo PERÇEPÇÃO por SABEDORIA.

Aventura +2d6 RPG Cyberterror+Ficha+5 Personagens Prontos (PDF)

 

Segue as regras alternativas para o +2d6:

DOWNLOAD

Regras Alternativas para o +2d6 – por Marcus Birth

MEDIEVAL +2D6 (por Tio Lipe)

Adaptação feita pelo Tio Lipe do blog Papo de RPGista do +2d6 para aventuras estilo D&D.

Medieval +2d6 por Tio Lipe - Papo de RPGista Blog
Medieval +2d6 por Tio Lipe – Papo de RPGista Blog

Medieval+2d6 – Livreto (PDF)

VERSÃO ANTERIORES DO +2D6

Versão 1.0 do  +2D6

Download do Sistema de RPG+2d6-PD-A4

Versão DOC (Para criação de fichas e sistemas customizáveis)

Download do Sistema de RPG+2d6-DOC

Versão PDF Livreto A5 (Para impressão em formato livreto, revistinha, fica doidimais!)

Download do Sistema de RPG+2d6-PDF-Livreto

Versão MOBI (Para leitores de Ebook como o Amazon Kindle)

Download do Sistema de RPG +2d6 Formato Mobi (Amazon Kindle)

Versão EPUB (Para leitores de Ebook como Ipad, Android e Iphone)

Download do Sistema de RPG +2d6 Formato Epub (Iphone,Ipad,Android)

Download Ficha +2d6 Simples e Genérica

Ficha +2d6 Simples – PDF

Download Ficha +2d6 Cthulhu

Ficha +2d6 Cthulhu – PDF

Download Ficha +2d6 Fantasy

Ficha +2d6 Fantasy

FICHAS +2D6 COMPLETÁVEIS E SALVÁVEIS!!!

Ficha Vertical +2d6 Completável e Salvável Revisada!

Ficha Horizontal +2d6 Completável e Salvável Revisada!

Ficha Vertical Cthulhu +2d6 – 3 de Junho de 2012

___________________________________________________________


249 Respostas para “Sistema de RPG +2d6

  1. Interessante….
    Enfim um sistema generico que não seja só de “humor e apeloes” ou de “trocencentas paginas”

  2. Pingback: Ficha de Personagem Completável e Salvável para Sistema +2d6 (Tio Nitro Doidimais RPG System!) « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

  3. Pingback: Nova Ficha de Personagem VERTICAL Completável e Salvável para o Sistema de RPG +2d6! (Tio Nitro Pinga System!) « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

  4. Pingback: Reporte de Campanha Supers +2d6 – Delinquentes – Nº01 -”Aula Inaugural!” « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

  5. Pingback: Reporte de Campanha Supers +2D6 – Delinquentes – Nº02 -”Revelações Mortais!” « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

  6. Nitro, estou iniciando um blog de rpg para divulgar aventuras do meu grupo de RPG e outras resenhas, materiais, comentários e afins relacionados a RPG. Gostaria de saber se posso usar o sistema +2d6 para as fichas de personagens e regras das aventuras que venha a postar por lá., pois pretendo informar sobre as ambientações em sistemas habituais, fazendo os devidos créditos, mas tb queria sugerir um sitema genérico que possa ser baixado pela internet sem custos e sem violar copyright pelos usuários, com certeza tb seriam dados os devidos créditos.
    Ainda não tenho o endereço mas informo assim que for possível.

  7. Pingback: Guia de RPG’s Indies | D30·

  8. Tio Nitro, até agora esta bem interessante. Gostei que somente é alterado o nível de dificuldade e não as regras qnd se trata de jogos de super heróis ou deuses.

    abraços

  9. Pingback: NitroVídeo: Como Começar a Jogar RPG! « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

  10. Pingback: Ficha para Naturo RPG no sistema +2d6 feita pelo Yuri! :D « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

  11. Adorei o sistema, tanto que pretendo usá-lo em uns projetos pessoais. Queria fazer uma pergunta, há algum problema de usar ele de forma comercial seu sistema (dando os créditos como diz na licença creative commons, é claro)? Se puder, eu posso colocar o logo do +2D6 na capa, da mesma forma que o selo do D20?

  12. @rafael – Claro que pode! O +2d6 é Creative Commons 2.0, ou seja, livre para ser usado até em projetos comerciais, fique a vontade para usar, alterar, remixar, etc. E pode usar o selo também, é tudo free véééééi! :D

  13. blz, nitro

    excelente sistema

    uma pergunta:

    como funciona a distribuição da experiencia no final da campanha?

    valeu

  14. Oi, Tudo Bom.
    Eu tou comensando a jogar rpg agora e vi um video seu explicando o que é rpg e tals, mais eu não sou muito de le pois não consigo absorve muito o que eu leio, somente manga eu consigo ler e entender, então gostaria de pedir se seria possivel voce fazer um video explicando seu sistema de regras, tipo voce explicar tudo mesmo, a rolagem de dados, os pontos, as magias, as criaturas, tudo mesmo.

    Obrigado!

  15. quanto vc me aconselharia para colocar em pontos para destribuir nos atributos?

  16. tio nitro vc sabe mais ou menos quanto custa o rpg de mesa e essiste mesmo rpg de papel??

  17. @rafhael – No final de cada sessão o mestre dá de 1 a 3 pontos de personagem para os jogadores. Os jogadores podem usar isso para comprar/aumentar perícias ou comprar vantagens novas, só não podem alterar atributos (apenas se o mestre permitir, as vezes o cenário comporta mudança de atributos).

    @gabriel – Em breve devo postar um vídeo!

    @Ruilamberg – Depende do tipo de campanha, campanhas heróicas recomendo 22 a 24 pontos, campanhas de horror, de 15 a 20 pontos.

    @gui – O meu +2d6 é de grátis!

  18. Pingback: NitroVídeo: Como Começar a Jogar RPG com Old Dragon! – Parte 01 « Nitro Dungeon·

  19. tiu nitro x)
    não conheço seu sistema a fundo pretendo mestras algo pra ele, observando aqui, eu tinha umas fichas antigas, elas tinham algumas coisas que na ficha nova de 2012 nao tem, uma das coisas que notei bastante falta foi a falta de deslocamento ou algo parecido. nao consegui encontrar explicando isso nas regas. Ja que vc criou o sistema, como eu poderia calcular o deslocamento do personagem? x)

  20. Nossa, adorei o sistema, é rapido prático e bem fácil de entender e usar, ah e valeu pela versão em .doc, pois é a que funciona no meu celular, um abraço :)

  21. Muito bom esse sistema para mestres e jogadores iniciantes como eu.
    Parabéns Tio Nitro !

  22. maravilhoso velho ficou do caramba doido lança logo o proximo,meu mestre foi quem me indicou esse site
    obrigado tio nitro

  23. Não sei como não comentei ainda. O +2d6 está se tornando meu sistema favorito! Estou customizando SKYRIM pra ele. Se algum dia eu terminar eu deixo postado pro pessoal baixar o esquema todo.

    abs véeei!

  24. Valeu Tchelo! É uma honra danada! :D Se você quiser, pode, ao invés de usar o +2d6, pode usar um +1d20 nas rolagens, e d4,d8,d12 etc. nos danos. É só dar uma alterada na Classe de Dificuldade, tipo ao invés de 7 a 12 ser uma dificuldade normal, fica sendo de 10 a 15. O resto é a mesma coisa.

  25. Cara acabei de ler e vou dar outra passada para fixar bem o Sitema +2D6 em minha memória.
    Nitrão queria pedir para vc postar algo sobre criação de personagens de cenarios destintos como, ex: personagem para supers e um guerreiro classico medieval tipo Senhor dos anéis.

    Nitrão seu sistema é muito bom ele da o que meus jogadores queriam em termo de liberdade para criar personagens, eu e meus jogadores somos fãns de anime e Final Fantasy e sempre tentamos colocar esse clima em nassas campanhas, mas o sistemas limita os personagem e nunca conseguimos aquele toque final.

    Seu sitema é bacana da aliberdade na criação pode ser um guerreiro com encantamentos que impulsiona ainda mais seu poder ou mago com partes roboticas fruto de uma experiencia.
    Muito bom mesmo cara Parabéns e viva ao +2D6 ^^.

  26. Pingback: Aprontamos + uma! +2d6 o + novo sistema da casa! | Redbox Editora·

  27. Dei uma olhada no material e achei muito interessante o sistema e principalmente como ele resolve as ações.
    Meus parabéns!
    Estou até pensando em utilizá-lo em meu PBF (hoje em dia utilizo o Fudge) mas esse também atenderia perfeitamente.

  28. Pingback: Download de CyberTerror:Funeral Macabro-Aventura para o Sistema +2d6,Ficha e 5 Personagens Prontos! « Nitro Dungeon·

  29. Tenho uma duvida a respeito de campanha como ficaria a evolução dos personagens, por que vou começar uma e vou usar +2d6. Eu dei a eles os pontos de aventuras Heroicas ou de Fantasia (15 pts. Atributos ,15 de pericias ,10 Vantagens e até -5 de Desvantagens.
    Mas pensando no futuro pois penso em prosseguir alguem poderia sugerir uma tabela de evolução.
    Desde-já obrigado e Tio Nitro um repetido parabéns e obrigado.

  30. @ancadius A evolução no +2d6 é simples. A cada sessão você dá 1 ponto de perícia para cada jogador, colocar no seu personagem. No final de uma aventura, você pode dar de 1 a 3 pontos de Vantagens para os jogadores, de acordo com o roleplay, a participação, etc. Eu não aconselho a mexer em atributos, apenas se for de acordo com o cenário (um cenário futurista o personagem do jogador pode aumentar sua força física com implantes, por exemplo).

    Outra forma é dar níveis para os personagens. O nível irá ser somado em todas as rolagens de +2d6, e os personagens ganhariam um nível a cada duas ou três sessões. Assim, um personagem de nível 3 sempre vai rolar 3+2d6+atributo+perícia, um de nível 11 irá rolar 11+2d6+atributo+perícia. Além disso você pode somar duas vezes o nível nos PVs. Nesse caso, os monstros e inimigos também terão que ter níveis para balancear.

  31. Pingback: Diário de Desenvolvimento: Usando o +2D6 | O Círculo Delta·

  32. Cara obrigado primeiramente por me ajudar com a duvida da evolução. Jogamos de Sabado para domingo cara e deu tudo certo o sistema funcionou muito bem não tivemos problemas com o sistema o combate desenrrrola de uma forma simples e dinamica.
    O unico problema que tive foram poderes que alguns de meus jogadores pegaram que desequilibraram um pouco mas fora isso foi “Dhora”. Vou rever esse personagem e continuar rolando os dados.

    1 Abraço NITRÃO e vlw.

  33. Pingback: +2 novidades bacons pro RPG nacional! «·

  34. baixei as fichas do sistema para começar a conhece-lo e em uma delas está escrito Cthulhu poderia esclarecer do que se trata ja que desconheço ?
    grato… ha e como faço para mandar emails ?

  35. Olá Tio Nitro!

    Quero primeiramente te parabenizar por promover o RPG e por este belíssimo material, é claro! *–*

    Eu baixei o conteúdo do +2d6 e fiquei confuso na questão das magias…
    existem vantagens mágicas, como as magias da natureza, água, fogo, necromancia, etc. e também existem as magias tradicionais, que se compra com os pontos de 1 a 5 (com as quais eu posso definir quantas magias o personagem pode ter para cada nivel dependendo do cenário).

    Então isso ficou um tanto confuso pra mim, diferenciar a tabela das magias tradicionais das magias que são vantagens…

    outra coisa é a diferença entre PODER e INTELIGENCIA. Um jogador que queira ter seu personagem inteiramente guerreiro, o tradicional, isento de magias, mesmo num cenário magico, para que servirá atributo PODER para ele?

    São algumas pequenas duvidas…
    Ah! E meu sonho é jogar com um mestre como você. KOSAKOSAKOS.

  36. Beleza Ancadius! Se os poderes desequilibraram, converse com os jogadores e altere os poderes. O +2d6 foi feito para ser customizado na hora, é só alterar para deixar do jeito que você quiser!

  37. Olá Mateus!

    O mestre define que estilo de magia quer, se é magia tradicional ou por vantagens. Se for por vantagens não usa a tradicional. Se for tradicional não usa por vantagens. Se for por vantagens, o jogador escolhe até que nível de domínio ele tem, exemplo, um jogador compra Magias do Fogo nível 3, assim ele pode causar 3d6 de dano com a magia, etc.

    Se for magia tradicional, o mestre define quantas magias por nível o jogador pode escolher.

    PODER representa a força de vontade do personagem. Usa para resistir magias mentais, resistir torturas e interrogações, etc.

    Valeu! :D

  38. Parabens pelo sistema! Fuçando ontem pela net alguns sistemas de rpg cai rapidinho aki e cara o sistema é muito bom! Quando nós vamos jogar algo mais sério normalmente jogamos Daemon mas qnd o objetivo é jogar anime ou algo so pra se divertir agente sempre jogava 3d&t por ser mais simples e talz, mas eu nunca gostei muito de algumas coisas do 3d&t, por simplificar muito acaba criando algumas coisas grotescas, e ai encontro esse sistema tao simple quanto o 3d&t e super maleável além de não ter os problemas do 3d&t, sempre procurei um sistema assim! Ainda não testei mas ja dei umas duas lidas no manual, mais uma vez parabéns =D!
    So uma pergunta, por enquanto uma, pq vc nao recomenda a evolução dos atributos? Tanto no manual quanto aki pelos coments vc preza mais pela evolução das vantagens e pericias do que do atributos, pq?
    Vlwzao :D

  39. Pingback: drops: +2d6 na Redbox | RPGArautos - RPGEXPERIENCE·

  40. Olá João!

    Valeu pelos elogios! Quanto à evolução dos atributos,não tem problema se encaixar no cenário. Tem cenários que faz sentido evoluir atributos outros não. Um cenário futurista o cara pode aumentar sua inteligência com um implante cibernético, por exemplo.

    Um abraço!

  41. Pingback: NitroVídeo: Como jogar RPG com o Sistema +2d6!(Parte 01) « Nitro Dungeon·

  42. parabens cara seu sistema é muito bom….jogo 3d&t com meus sobrinhos, mas tenho certeza que o seu é muito mais divertido e simples de explica-los, moro num cidade pequena aqui no RN e o pessoal nao conhece muito, porem tenha certeza que agora vou espalhar seu sistema para todos os meus amigos…
    vlw por difundir o rpg…abraçao

  43. vc poderia me ajudar com o RPG vi seu blog e achei incrivel !!!!!! queria dicas para iniciantes e aventuras faceis com mapa porfavor TIO nitro !!!

  44. tio nitrooooo me ajude queria saber aonde acho folhas de mesa para imprimir de fichas habilidades e personagens loja e etc… mas não consigo me ajude !!!!!!!!!!! então o meu rpg são os seguintes personagens humano, elfo ,espadachim, mago, anão, paladino e ogro. por favor me ajude !!!!!!!!!

  45. Pingback: NitroVídeo: Como jogar RPG com o Sistema +2d6!(Parte 02) « Nitro Dungeon·

  46. Nitro, umas dicas: “Rapier” em português é “Rapieira”, o estrangeirismo “castar magia” tb não acho muito legal, não é melhor algo como “lançar magia” ou “conjurar magia”? Sei que o prof. de inglês aqui é você, mas sei lá, rs.
    Uma dúvida: qual seria o “ponto de partida” dos atributos? Esse valor seria o valor de um cara comum: o 10 do GURPS, o 10 ou 11 do d20. Lendo as tabelas dos valores dos atributos, parece ser 1 para alguns atributos e 2 para outros. A ideia é essa mesmo, ou a ideia é ser um mesmo valor para todos os atributos?

  47. tio nitro… acabei de baixar o sistema, pra mim ainda é meio grego, mas to pegando o jeito… wleuzão cara… ta bem simplificado… muito bom…

  48. Muito bom! Vou testar ele na minha mesa! =).. Farei uma aventura de Street Fighter! =) Valeu tio nitro!!

  49. Eu gostei do +2d6, inclusive parei de mexer no meu sistema para conhece-lo melhor…Enfim estava lendo a aventura de Delinquentes e fiquei com uma dúvida:
    O nível 10 em FOR e POD, são níveis cósmicos correto? Nas fichas dos X-men, acho que estão um pouco altos, de acordo com o livro, por exemplo :
    Logan – Wolverine

    FOR 10 DES 15 CON 15 INT 7 PER 15 CAR 8 Poder -

  50. Pingback: NitroVídeo: Como jogar RPG com o Sistema +2d6!(Parte 03) « Nitro Dungeon·

  51. Realmente Interessante. Não lí todo (83 páginas!), mas pela “folhada” deu pra ver que confere com o objetivo proposto. Muito bacana! Vale a pena conferir!

    Abraxx!

  52. Esse sistema é tudo que meu grupo precisava, muito divertido galera ficou louca pela desenvoltura das regras , parabéns o sistema ficou ducarai

  53. pô muito pratico o sistema, gostei bastante só de ler, agora vou juntar meu velho grupo e tentar voltar a jogatina!

  54. @fernando – As regras principais estão nas primeiras 20 páginas. O resto é só complemento (lista de vantagens, etc.) Só com as primeiras vinte págianas já dá para jogar.

  55. Pingback: Entcast 03 – Anime e RPG | Ent Bonsai·

  56. Muito “doidimaisdaconta” (o palavreado também esta sob a creative commons 2.0…? rsrsrs) esse sistema Sr. Nitro!

    Justamente o que eu estava procurando para rolar minhas aventuras de supers para os meus amigos.

    Parabéns pelo projeto e vida longa a ele.

    Excelsior.

  57. Muito bom, vou começar a ler sobre o sistema agora, e é justamente o que eu precisava! Um sistema prático, rápido e livre… não se preocupe, se eu usá-lo vou colocar os créditos, obrigado! ;D

  58. Ei Tio Nitro, vc já ouviu falar do Hangout do Google? é tipo um chat com webcams que funciona perfeito para sessões online de rpg dá uma olhada: http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/+/learnmore/hangouts/
    Po, seria maneiro de assistir aventuras mestradas por você gravadas dessa maneira, e ainda por cima no sistema +2d6.. E mais maneiro ainda se você abrisse uma mesa online para leitores/ouvintes do NitroDungeon, seria mt foda, e se vc tivesse afim eu sou o primeiro a me candidatar hehe! Enfim, continue com o ótimo trabalho, abraços!! =)

  59. @danielracca – Beleza, já conhecia o google hangout e pensei em mestrar por ele. O vital é que todos os jogadores tenha uma câmera e uma internet boazinha, para rolar legal. Vou ver se arrumo um jeito de mestrar alguma coisa pelo Hangout. Obrigado pelo comentário!

  60. Pingback: Dicas de RPG do Tio Nitro: Preparando Campanhas! (Space Cthulhu, Horror no Século 23) « Nitro Dungeon·

  61. Ontem mestrei uma aventura de Street Fighter usando o +2d6 e foi um sucesso! O pessoal curtiu bastante, e agora vamos continuar usando esse sistema como o oficial do grupo! Algumas considerações: Como a aventura era de Street Fighter, era basicamente bastante pancadaria e combate, pra ficar legal adicionei algumas perícias de combate, tipo especialidade em chute, soco, bloqueio e provocação, daí quando o personagem socava ele somava à esta perícia específica e não apenas a uma perícia genérica briga de rua. Achei que ficou legal, e deu mais profundidade ao jogo, por exemplo, se algum personagem segurava as pernas de seu oponente, ele precisaria usar o soco, que talvez não seria o seu forte. Outra coisa, eu achei que o jogo funciona mais quando os personagens usam armadura, por que se não, com os PVs normais de um personagem recém criado eles seriam muito fracos por isso coloquei uns +15pvs pra todos eles hehe. – E acho que da próxima vez tentarei usar 1d12 ao invés de 2d6, por mais que seja o nome do sistema mas em alguns momentos fica meio chato ter que sempre ficar somando dois dados e depois somar aos modificadores, com o d12 já vai na hora, e ai sim, quando precisarmos fazer danos rolaríamos 1d6+FOR, e etc. Mas no geral, achei o sistema excelente, parabéns Tio Nitro. Ah, e mais uma coisa, se você quiser ajuda para ilustrar, ou embelezar o manual, fico a sua disposição para ajudar com o que eu puder, também sou ilustrador e gostaria de contribuir, já que você distribui de graça, custa nada ajudar também! =) (Dá uma olhada nas minhas ilustras http://www.racca.deviantart.com) Fica o link aqui também de algumas fichas de Street Fighter que eu fiz, da uma olhada: http://img820.imageshack.us/img820/8073/kenmv.jpg http://img848.imageshack.us/img848/4937/blankac.jpg http://img232.imageshack.us/img232/9148/sagatp.jpg
    Abrçs!! =)

  62. Ei, Tio Nitro, tudo beleza?
    Muito doidimais esse +2D6!!!
    Só fiquei com uma dúvida quanto aos testes de sanidade. No livro diz que os testes para serem bem sucedidos, devem ser de valores iguais ou abaixo dos pontos de sanidade. Ou seja, quanto mais coisas surreais ele vê, mais rápidamente ele enlouquece. Tendo em vista que quanto mais coisas insanas o personagem vê, mais aquilo faz parte dele, mais aquilo se torna algo normal. Logo, mais insano ele se torna.
    Porém estava ouvindo o Nitrosession da Herança Maldita (doidimais), e vcs fizeram os testes ao contrário (teste bem sucedido para valores acima). Argumentando que quanto mais coisas insanas o personagem presencia, menos ele se abala com aquilo, logo, quanto mais coisas insanas ele vê, menos ele enlouquece. O que de certa forma também faz sentido.
    Apesar de tudo, acho que a primeira opção (do livro) faz mais sentido.
    Então achei que seria interessante te perguntar isso, para resolver minha dúvida e até mesmo para levantar a questão, que é boa para se pensar.
    Então é isso, aguardo sua resposta.
    Um abraço!

  63. Pingback: Space Cthulhu – Introdução para os Jogadores (Tio Nitro Adventures) « Nitro Dungeon·

  64. Pingback: Download da Nova Ficha de Personagem e Novas regras de Sanidade do Sistema de RPG +2d6 para Aventuras de Horror! (Cthulhu +2d6) « Nitro Dungeon·

  65. @arthur – Agora estamos usando a seguinte regra, quanto mais louco o personagem fica, mais difícil é para ele ficar mais louco ainda. Assim, quando os PS de um personagem chegarem à metade, ele ganha +2 nos testes subsequentes de insanidade, quanto chegar a 1/4 dos PS totais, ele ganha +4. Se chegar a zero, o jogador perde o personagem. Valeu pelo comentário!

  66. Boa tarde, Eu jogo RPG a 2 anos e mestro a alguns meses, Baixei o +2D6 p/ fazer um Play’test nesse final de semana e deu super certo, Parabéns pela criação!

  67. Pingback: Sistema de RPG +2d6 Versão 2.0 para Download – Livro Básico e Novas Fichas de Personagem e SABEDORIA! (Tio Nitro Updates!) « Nitro Dungeon·

  68. Newton, gostei bastante de sua iniciativa, que inclusive me fez refletir a respeito do assunto.
    Tenho um sistema próprio de RPG, chamamos de KS, e é um sistema 2d6 também. Jogamos esse sistema há 13 anos e houveram diversas mudanças, mas estamos chegando a algo estável.
    Tínhamos o interesse de comercializá-lo algum dia, mas seguindo outra linha de raciocínio, que seria a de patentear os personagens, marca, e particularidades do sistema, antes de procurar uma editora para publicar, mas vejo que sua iniciativa parece estar dando bastante certo, com uma metodologia bastante aberta: creative commons, em seguida conseguindo o convite de uma editora para publicar.
    Creio que se esperarmos muito tempo, a idéia de publicar estará cada vez mais próxima de fracassar.
    Gostaria de algumas dicas, sugestões, e opiniões suas a respeito disso tudo. Qualquer coisa o link do meu google+ segue no meu nick.

  69. @pedro – Obrigado pelo comentário! Na minha visão, um sistema de rpg é muito semelhante a um sistema operacional de computador. Quanto menos pessoas souberem da existência e usarem o seu sistema, pior é para a sobrevivência e sucesso do sistema. Acredito que, principalmente depois da experiência da licença aberta do d20, um sistema de rpg tem que ser aberto se almeja ser divulgado e sobreviver. Outro ponto é o fato de que um sistema de rpg só tem a ganhar quanto mais pessoas o estiverem utilizando. O +2d6, por exemplo, sofreu muitas modificações graças aos comentários e emails desde que disponibilizei ele para o pessoal baixar. A mudança do atributo Percepção para Sabedoria, por exemplo, foi um desses comentários e críticas que só melhorou o sistema e o deixou mais acessível ainda. Fico muito feliz quando o pessoal me manda suas versões e adaptações do +2d6, e espero que ele também sirva de base para outros sistemas, o RPG só tem a ganhar com isso! E se com essa divulgação, existir um público que possa se interessar em uma versão comercial mais caprichada em termos de layout, com ilustrações fodásicas, etc. melhor ainda! É o esquema do freemium, você disponibiliza uma versão free e completa e uma versão comercializada premium com coisinhas extras, para os fãs que queiram e possam apoiar financeiramente os seus esforços! Mas o meu maior interesse é que todo mundo que queira jogue RPG. Como o +2d6 vai ser sempre gratuito, aberto e disponível para todos, ninguém tem mais desculpa hahahaha! :D

    Espero que tenha ajudado! Um abraço!

  70. Há uns 15 dias estava com os Super Heroes na cabeças até que conheci o blog, de cara fiquei fã da Campanha do M&M na qual tenho aqui, e na curiosidade li sobre o +2d6 e me amarrei e a Campanha dos Delinquentes me mostrou o quanto pode ser prático o sistema para os Supers. Nitro agora colocarei meu plano em prática, kkkkkkkkkkkkkkk Tentarei fazer um Grupo de Supers +2d6 com uma temática na qual estou VICIADO, Os Supers Brasileiros, sim Capitão 7, Judoka e etc, tentarei fazer algo com o +2d6 em cima disso e deixarei a parte tudo desde Ambiental (Olha q o Brasil o q tem mais é ambientação diferente, kkkkkkk) Cronologia e Afins…..

    PARABÉNS PELO TRABALHO ! ! !

  71. Newton, eu estou fazendo a tradução do sistema ao espanhol, para q mais pessoas conheçam esa maravilha, parabén pelo trabalho! ;)

  72. Tio Nitro, gostei muito da aventura Cyberterror – Funeral Macabro. Gostaria de saber se posso pegar o ambiente dela e começar uma campanha com meus amigos. Adorei o seu sistema +2d6, pra quem tá começando agora a mestrar( Eu)
    é uma mão na roda, e pretendo usar seu sistema por um bom tempo ainda, valeu mesmo =D

  73. Estou com um pretendendo mestrar RPG Silent Hill ! Gostaria de um sistema mais complexo que o 3d&t… Queria saber qual sistema mais adequado +2d&t ( pelo que sei o sistema foi criado por ti, parabens…) , storytelling ou outro…! Please peço sua opinião sincera … xD Obrigado

  74. Cara, queria muito uma ficha do +2d6 com aqueles circulos para atributos e pericias, estilo storyteller e 3d&t… Acho mais simples para mestrar para iniciantes!
    Bola aí pra nóis!
    Abração!

  75. Gostei da ficha com as bolinhas! Vou imprimir umas aqui!
    =D

  76. existe rpg para noob! acho que ate eu posso narrar um rpg com esse sistema, obrigado por postarem esse sistema, o criador dele e realmente incrível.

  77. Nitro, tem como fazer um sistema de XP? Como o do storytelling, tenho tantos pontos e posso distribuir em algo a um certo custo.

    Obrigado \o

  78. e claro, se puder fazer uma tabelinha com preços, agradeço hehe

  79. esse sistema e muito bom e d…+ to treinando para ser u mestre rpgista

  80. Nem imaginava que tinha pessoal jogando ainda por aí RPG, show de bola, pena que onde moro (Novo Hamburgo-RS) é dificil encontrar alguem pra jogar. Abs a todos.

  81. Joguei pela primeira vez hoje com alguns colegas meus e simplesmente me maravilhei com a versatilidade do jogo! E cada decisão tomada tem ENORME influência no resultado do jogo! Ainda não terminamos a partida por falta de tempo, entretanto já me diverti demais! Fizemos uma campanha da Segunda Guerra Mundial, seguimos estritamente a história, como por exemplo escolher a nacionalidade do personagem e o tipo de relações entre eles (por exemplo, eu havia feito um personagem Americano e outros dois colegas meus fizeram um personagem Francês e outro Inglês, segundo a história de independência dos EUA, eles haviam formado aliança com os franceses, que queria derrubar a Inglaterra por ter total posse do atual território norte-americano, então me aliei ao colega com personagem Francês e rivalizei com o Inglês), enfim… Ótimo!! Muito criativo e versátil! Parabéns pela obra!

  82. Gostei muito do sistema, enfim passei apenas um olho, na verdade os dois, mas enfim o +2d6 é um típico jogo que concordo plenamente com tudo, existem algumas implicância minhas proveniente do 3d&t, mas não é algo pessoal que foi aderido. Não quero parecer sistemático, mas pelo que pude ver o +2d6 independe de matrizes de combate para jogos estilo D&D, talvez não tenha notado algo, o sistema é em todo algo que eu sempre procurei reproduzir mas nunca consegui. gostei muito do seu projeto.

  83. Pingback: Aventura de RPG Space Cthulhu +2d6 p/Download (pdf+doc)!Pronta p/Mestrar,Horror Espacial Doidimais! « NITRO DUNGEON·

  84. Pingback: PdJs da Minha Aventura Ravenloft +2d6 no 25º Quero Jogar RPG (21/10) « NITRO DUNGEON·

  85. Caro Nitro, joguei no último feriado e gostei tanto que já estou te seguindo no twitter e já baixei quase tudo.

    Mas claro que vou dar aquela moral quando sair o impresso.

    Vê se posta alguma aventura medieval ai pá nóis!

  86. Pingback: Download da Aventura Uma Noite em Ravenloft!+Cinco Personagens Prontos p/Jogar!(Sistema RPG +2d6) « NITRO DUNGEON·

  87. Pingback: NitroSessions: Sessão Gravada do “Uma Noite em Ravenloft +2d6″+Fotos do 25º Quero Jogar RPG! « NITRO DUNGEON·

  88. Pingback: Resenha do 25º Quero Jogar RPG: Halloween – Dia das Bruxas dia 21 de Outubro « RPG Belo Horizonte·

  89. Pingback: Reino do Terror 00 – Introdução da Campanha e Criação dos Personagens (Sessão Gravada!) « NITRO DUNGEON·

  90. Acabei de saber da existencia e de baixar o sistema!
    Estou voltando a jogar RPG depois de uns quase 8 anos afastado (de jogar mas não de ler sobre) e quero te perguntar:

    Ele realmente se torneou genérico? Dá para fazer como o GURPS em que um único sistema de regras te proporciona várias aventuras diferentes de tipos e tecnologias diferentes?

    Ele vai ser lançado com a lisença Creative Commons?
    (O que nos permitiria criar suplementos, aventuras e afins)
    Prometo ler ele nos próximos dias (O Old Dragon está na frente hehehehehe)

    Abração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  91. Pingback: NitroVídeo: O Hobbit e a Jornada do Amadurecimento! (Parte 01) « NITRO DUNGEON·

  92. Pingback: NitroBooks: O Hobbit e a Jornada do Amadurecimento! (Parte 01) « NITROBOOKS·

  93. Pingback: Reino do Terror 01 – O Testamento de Lorrimor (Fotos+Sessão Gravada! Campanha Forgotten Realms +2d6!) « NITRO DUNGEON·

  94. Pingback: NitroBooks: O Hobbit e a Jornada do Amadurecimento! (Parte 02) « NITRO DUNGEON·

  95. Pingback: NitroBooks: O Hobbit e a Jornada do Amadurecimento! (Parte 02) « NITROBOOKS·

  96. Pingback: Eu (ainda) quero jogar em BH | MIB 1602 – Fnord!·

  97. Pingback: NitroVídeo:Dicas p/Criar RPGs de Mesa!(Vídeo Exclusivo p/evento RPG Salvador 2012) « NITRO DUNGEON·

  98. Pingback: Reino do Terror 02 – Canções das Trevas – Fotos+Sessão Gravada+Fantasia Medieval +2d6 doidimais! « NITRO DUNGEON·

  99. Pingback: Sistemas Gratuitos de RPG «·

  100. Pingback: Reino do Terror 03 – A Catedral do Inferno – Fotos+Sessão Gravada+Fantasia Medieval +2d6 doidimais! « NITRO DUNGEON·

  101. Pingback: O Tomo Maldito – Minha Aventura Planescape +2d6 p/o Encontro Virtual de RPG 2012 #EVRPG « NITRO DUNGEON·

  102. Muito legal este post. Vou ler e ver se utilizo nas sessões com meus amigos. Faz praticamente um ano q jogo RPG e tenho interesse em mestrar… por isso estes posts ajudam muito…

    Vlw

  103. SENSACIONAL!
    CARA PARABÉNS JOGO RPG HÁ MAIS DE 10 ANOS ESTAVA MEIO ENTEDIADO BUSCANDO ALGO RÁPIDO E SIMPLES E O 2D6 FOI MUITO ALÉM DO QUE EU PROCURAVA.
    SENSACIONAL PERFEITO!
    TENHO UM BLOG COM AMIGOS DE RPG E FALA MAIS SOBRE NOSSA GALERA E LÓGICO RPG EM GERAL, ESTAMOS COMEÇANDO, E SEU BLOG ESTÁ ME SERVINDO DE INSPIRAÇÃO.
    GRANDE ABRAÇO.

    http://rpgexcalibur.wordpress.com/

  104. Pingback: RPG + 2D6 « Excalibur RPG•Rio·

  105. Pingback: Os lançamentos do RPG para 2013 | RPG News·

  106. Pingback: Três grandes novidades: RedBox, Jambô e Wizards of the Coast! | RPG News·

  107. Boa tarde,

    Estou morando em BH, a anos parado no RPG, mas com vontade de voltar a jogar.

    Como estão as reunioes do grupo? Tem vaga? Se puder mandar mais informações para riceli.marques@gmail.com agradeco muito!

    Abs!

    Riceli Marques

  108. e a questão do equipamento para uma aventura medieval ? como distribuir ? tipo quanto de peso o personagem pode carregar ? quanto de grana eles podem gastar ? desculpe a nubice, eu e uns amigos queremos jogar e não conhecemos ninguém que possa nos ensinar sendo assim vamos tentar aprender sozinhos

  109. kra ta de parabens pelo trabalho eu tb tento inventar sistema e sou maniaco por modificaçoes nos sistemas ja existentes, mas nunca consigo terminar meus projetos hahahaha… mas parabens gostei muito do sistema +2d6 \o/

  110. Pingback: Download Aventura+2d6 Goblin Saga:Caça a Bilbo,Fotos e Gravação da Sessão no 26º QJRPG! #nitrodungeon « NITRO DUNGEON·

  111. olá, será que você pode me ajudar, eu vou fazer uma aventura e não sei desenhar os mapas,você sabe de algum progama que faz isso?

  112. Pingback: NitroBooks: A Vida de Pi – As Narrativas e o Sentido da Vida | NITRO DUNGEON·

  113. Pingback: NitroBooks: A Vida de Pi – As Narrativas e o Sentido da Vida | NITROBOOKS·

  114. Pingback: NitroVídeo: Melhorando a Comunicação na Mesa de RPG! | NITRO DUNGEON·

  115. Pingback: Reino do Terror 04 – A Prisão de Harrowstone – Fotos,Sessão Gravada,Fantasia +2d6 doidimais! | NITRO DUNGEON·

  116. Pingback: Reino do Terror 05 – O Mestre dos Nomes – Fotos,Sessão Gravada,Fantasia +2d6 doidimais! | NITRO DUNGEON·

  117. Pingback: NitroBooks: Drenai Tales, David Gemmel – Um Mestre da Fantasia Militarista! | NITRO DUNGEON·

  118. Pingback: NitroVídeo: Usando a Linguagem Corporal p/Mestrar RPGs! | NITRO DUNGEON·

  119. Pingback: A Maldição da Colina – Sessão Gravada,Fotos e Aventura de Cthulhu +2d6 Horror Doidimais! NitroSessions! | NITRO DUNGEON·

  120. Olá, Tio Nitro! Estou organizando um grupo de RPG depois de anos sem jogar. As pessoas que iniciarão o grupo são leigas a respeito desse jogo em sua maioria. Escolhi o Sistema +2d6 por ser genérico e de fácil customização em relação a níveis de poder.
    Bem, depois de ler com bastante atenção seu livro, pude aprender sem maiores problemas o sistema por estar familiarizado com outros. Entretanto, houve algumas partes que não consegui entender mesmo. Vou colocar os trechos aqui e questionar:
    Para aventuras de fantasia tradicional no estilo de Dungeons and Dragons, a vantagem Magia Tradicional é diferente das demais. Antes de permitir a compra pelos jogadores, o mestre deve determinar até que nível de poder irá a magia do jogo. A vantagem determina a quantidade de pontos que o jogador pode usar para comprar magias. (Pág.81)
    Magia Tradicional possui 10 níveis customizáveis, sendo que os níveis de 1 a 5 são para jogos humanos e sobre-humanos, e os de nível 6 a 10 são para jogos sobre-humanos e épicos. As magias possuem 10 níveis, mas a perícia Magia Tradicional, a que é usada nos testes, varia de 1 a 5. (Pág.81)
    Magia Tradicional possui 10 níveis customizáveis, sendo que os níveis de 1 a 5 são para jogos humanos e sobre-humanos, e os de nível 6 a 10 são para jogos sobre-humanos e épicos.
    (Eu não entendi como são esses dez níveis customizáveis. Não entendi como podem ir de 1 a 10. Por acaso seria a quantidade de magias que um conjurador pode ganhar de acordo com o nível de poder do cenário? Respectivamente: Baixa Magia, Magia Normal, Alta Magia? (Pág.82)). Como eu determino o nível de poder das magias?
    Outra dúvida, na verdade um esclarecimento.
    Poderes Vampíricos (todos os atributos)
    5 pontos: personagem fica com FOR 6, ganha o Super Hipnotismo (CAR) 5, RD 7, recupera 5 PVs causados por dano normal em uma rodada se gastar 4 PEs, causa dano e suga PEs (representa o sangue) equivalente à metade +3 mais metade do dano normal de FOR (mordida), se receber estacada no coração (madeira ignora o RD do vampiro) fica paralisado, dano por garra e presas de criaturas sobrenaturais só pode ser regenerado 24 horas depois, morte apenas por fogo ou decapitação,só fica inconsciente a – PVs. Morte sob luz solar em 10 rodadas (1 minuto), ou 2d a cada rodada sob ignorando o RD. (Pág.73)
    [...]causa dano e suga PEs (representa o sangue) equivalente à metade +3 mais metade do dano normal de FOR (mordida). Equivalente a metade de? Metade dos PEs +3 + metade do dano de força? Não ficou claro para mim.
    Poderes de Lobisomens (todos os atributos)
    5 pontos: transforma em lobisomem gastando 2 PEs, personagem fica com FOR 7,DES 7,CON 7,SAB 7 (até um máximo de 22), +4 de dano extra pelas garras e presas, RD 8, recupera 10 PVs causados por dano normal se gastar 4 PEs, sofre dano x 3 se atingido por balas de prata, não cai inconsciente abaixo de 0 PVs, morre e volta a forma humana se chegar a -FOR+CON em PVs. Se uma vítima for mordida, faz teste normal (versus número alvo 12) de CON+Resistência (CON) a -5 (Doença Licantropia 5), uma vez nos 7 dias seguintes, se falhar em um dos testes ele adquire licantropia, e na próxima lua cheia, se transforma em Lobisomem!
    transforma em lobisomem gastando 2 PEs, personagem fica com FOR 7,DES 7,CON 7,SAB 7 (até um máximo de 22). Não entendi esse máximo de 22. Seria a soma de todos os atributos que só podem ser aumentados até 22? Mas, nesse caso a soma desse atributos aí em cima da 28, por isso fiquei confuso sobre esse 22.
    Bem, essas são minhas dúvidas. Ficaria muito grato pela atenção.

  121. Pingback: NitroVídeo: Aumentando o Envolvimento e o Interesse dos Jogadores na Aventura! | NITRO DUNGEON·

  122. Pingback: LINKS PARA SISTEMAS DE RPG PRONTOS! | Ladies & RPG·

  123. Pingback: Reino do Terror 06 – O Degolador,o Flautista e o Maníaco do Pântano! Fotos,Sessão Gravada +2d6 doidimais! | NITRO DUNGEON·

  124. Pingback: NitroBooks: Red Country do Joe Abecrombie – Fantasia Medieval Estilo Oeste Selvagem! (vídeo) | NITRO DUNGEON·

  125. Pingback: NitroBooks: Red Country do Joe Abecrombie – Fantasia Medieval Estilo Oeste Selvagem! (vídeo) | NITROBOOKS·

  126. Pingback: NitroVídeo: Blood and Honor,RPG de Narrativa Compartilhada do Japão Medieval! #redbox | NITRO DUNGEON·

  127. Pingback: Minhas Atividades e Jogos no evento Laboratório de Jogos (BH,27 e 28 de Abril 2013) #nitrodungeon | NITRO DUNGEON·

  128. Pingback: Como eliminar quebras de linha/parágrafo em arquivos de texto! #nitrodicas | Tio Nitro Blog·

  129. Pingback: NitroVideo – 7 Tipos de Conflito Narrativo para Mestres de RPG e Escritores! #dicasparaescritores | NITRO DUNGEON·

  130. Pingback: NitroVideo – 7 Tipos de Conflito Narrativo para Mestres de RPG e Escritores! #dicasparaescritores | NITROBOOKS·

  131. Pingback: NitroBooks: Tad Williams e o Poder dos Personagens Bem Construídos! #dicasparaescritores | NITRO DUNGEON·

  132. Pingback: NitroBooks: Tad Williams e o Poder dos Personagens Bem Construídos! #dicasparaescritores | NITROBOOKS·

  133. Pingback: Minha Entrevista para o blog Falando de RPG sobre a Trilogia Legião e escrever Fantasia Medieval! #nitrudungeon | NITRO DUNGEON·

  134. Pingback: Minha Entrevista para o blog Falando de RPG sobre a Trilogia Legião e escrever Fantasia Medieval! #nitrudungeon | NITROBOOKS·

  135. Pingback: 5 Personagens p/o jogo de Bang Bang Cthulhu!+2d6 que irei mestrar no Laboratórios de Jogos 2013! | NITRO DUNGEON·

  136. Pingback: NitroVídeo:O que fazer quando os jogadores empacam? #dicasderpg | NITRO DUNGEON·

  137. Pingback: Fotos do Heroes Festival, Evento de Quadrinhos,Games e Coisas Nerds em BH (20 e 21 de Abril 2013) | NITRO DUNGEON·

  138. tio nitro o +2d6 e pra downloand?porque se for eu gostaria de saber se ele e muito pesado no computador

  139. Pingback: Reino do Terror 07: O Mistério do Padre Charlatão! Fotos,Sessão Gravada +2d6 doidimais! | NITRO DUNGEON·

  140. Pingback: Associação Ethernalys RPG apresenta seu 4º One-Shot! | Ethernalys RPG·

  141. tio nitro… to pensando em montar algumas coisinhas para meu grupo e to procurando um sistema que se adapte bem a cronicas de diferentes gêneros achei seu sistema interessante para horror, mas fala pra mim, ele se aplica a cronicas de muita ação e pouca cabeça tbm ?

  142. Pingback: O 4º One Shot da Ethernalys! | Ethernalys RPG·

  143. Pingback: Reino do Terror 09: Sombras do Passado -Fotos,Sessão Gravada,+2d6 #nitrodungeon | NITRO DUNGEON·

  144. Pingback: NitroDicas 04: As Sete Ferramentas Narrativas do Escritor #dicasparaescritores | Tio Nitro Doidimais Blog·

  145. Pingback: O Sistema +2D6: Regras Genéricas Customizáveis para RPG | DecisãoClínica.com·

  146. Pingback: Títulos de RPG que podem aparecer em breve no Brasil! | RPG News·

  147. ja faz um tempinho que imprimi seu sistema e tenho usado ele desde entao…eu soh precisei colocar um sistema de leveis nele mas tirando isso po enquanto tem sido tranquilo…vou ver se fasso uma lista de problemas decorrentes e te envio pelo face …e eu gostaria que vc falasse um pouco sobre migth blade…sou seu fã tio nitro..obrigado por divulgar nosso querido custume

  148. da pra jogar com 1 D6 jogando duas vezes? um amigo meu q entende ele disse q o jogo ficaria mais lento se for assim

  149. a ultima versão é essa 2.3??? havera outra atualização ??? valeuu

  150. se caso queira fazer evolução co nivel como D&D o q vc me recomendaria?? tem alguma sugestão ???

  151. Simples, para cada novo nivel dê um número de pontos de personagem para os jogadores aumentarem suas fichas. Por exemplo, cada nível daria 10 pontos de personagens para comprar perícias, aumentar vantagens etc.

  152. Sim, simplesmente determine quantos pontos de personagem cada nível dará para os jogadores. Se eles passarem do nível 1 para o 2, eles ganhariam 10 pontos de personagem (ou 15, ou 20 dependendo do tipo de campanha e se você quer que os jogadores aumentem de poder rapidamente ou lentamente). Um abraço!

  153. adorei gostei muito , mas não consegui achar como eu faço pra resolver com quantos pontos de vida meus jogadores podem começar .
    vi que os pontos de energia são poder+1
    mas e os pontos de vida ?

  154. Você decide lucas. Aventuras Heróicas é 20+CON+FOR de pontos de vida inicial. Aventuras de Horror e Sobrevivência é 10+CON+FOR. :)

    Um abraço!

  155. e como eu faço o desconto de dano na vida do oponente mesmo ? rsrs

  156. Bom … na página 18 tem uma tabela que indica o dano de força relacionado aos pontos de força que variam de 1 a 5 para humanos , por exemplo , percebi que existem valores positivos e negativos … como 1d6-4 de dano para o nível um de foça e 1d6+2 de força .
    e como eu desconto o dano dos pontos de vida de um jogador que perde em uma batalha

  157. Olá Lucas!

    Como tudo no +2d6 é customizável, esses valores são sujestões. No caso de Força 1, 1d6-4 significa que quando uma pessoa de Força 1 dá um soco, seu dano será 1 ou 2.

    Quanto maior a Força maior o dano de força. Por exemplo, Força 2 é 1d6-2, Força 3 seria 1d6, Força 4 seria 1d6+1, Força 5 seria 1d6+2

    Comabate: O inimigo ataca o personagem do jogador, causando 5 de dano no total. Você tira 5 dos Pontos de Vida do jogador, :) Um abraço!

  158. Nunca joguei RPG, mas agora me animei para tentar. Vou fazer umas tentativas.

  159. Sempre tive dificuldades de de aprender RPG, mas finalmente eu achei alguem que conseguiu resolver meu problema! Depois de dar uma lida neste post e ver seu primeiro video de como jogar RPG com o sistema +2d6 grande parte das minhas duvidas foram tiradas! Sucesso e um grande abraco para Newton!

  160. Muito interessante esse seu sistema. Nunca joguei RPG clássico, tudo que joguei foi uma péssima partida de Vampiro a mascara, no ROLL20, e foi ruim pq só tinha gringo e tava difícil acompanhar, e eu era o único que nunca tinha jogado antes. Mas esse jeito que as magias são definidas nesse sistema, me parecem + habilidades mutantes, do que spells. Por exemplo, a esfera que domina o fogo, as coisas que podem ser feitas nela, parecem ser habilidades naturais que se espera de elementais de fogo ou habitantes do plano de fogo. Eu provavelmente estou falando merda, mas tenho varias duvidas em geral, me interessei por RPG depois de ter jogado Neverwinter Nights 1 e 2. Me interesso principalmente em aventuras evolvendo dimensões, planos, entidades, e deuses. Queria muito participar de uma partida de RPG épica que termine como o final de campanha de NWN 2 – Mask of The Betrayer. Meu personagem 1 Half-orc Warlock, terminou a campanha se tornando 1 entidade de vazio que absorve almas, espíritos, undeads e deuses. E claro que os deuses se voltaram contra meu orc e se juntaram para atacar ele na sua morada no plano das sombras.

  161. NITRO,POR FAVOR ,MONTA UM SISTEMA DE 2D6,DO ANIME FAIRY TAIL.POR FAVORRRRR

  162. Nitro, achei excelente esse seu sistema … parabéns cara !!!

  163. Cara me amarrei mt no seu trabalho, eu e alguns colegas de sala estamos começando uma campanhas e vamos usar seu sistema que pelo que vejo é muito bom e pratico. Parabéns!!!

  164. Eu gostaria de pedir a sua ajuda pois eu n sei nada de rpg e eu gostaria de me aprofundar nisso pq eu vejo que rpg e um modo de vida e eu aprecio isso.

  165. eu tenho 32 anos e mestro rpg desde 1997 o sistema +2d6 e muito bom e de facil entendimento, quanto a pericias , deslocamentos etc isso eu invento na hora, a unica regra pra mim em rpg é: nao há regras.

  166. ae mano , eu com um grupo de pessoas (4) iremos começar a jogar nesse sábado , eu vi quase todos os seus videos , e to aprendendo , mas eu não to entendendo direito sabe , se alguem morrer oq acontece e como eu posso atacar , vamos supor , um dragão ou algo do gênero em três personagens , tipo isso eu ainda não entendi , já baixei seu programa ae e to com algumas dificuldades , se tiver como vc me responder eu ficarei muito agradecido (eu vou ser o mestre hehehe )

  167. Pingback: Rpg Para Iniciantes ! |·

  168. Doc. Nitro,
    Primeiramente, parabéns pelo sistema. Estou lendo e vou usá-lo para ensinar RPG pruma galerinha ;D
    Gostaria de saber se existe a possibilidade da criação de templates (classes), imagino que seria bem interessante.
    Abração!

  169. oi, Primeiramente parabéns pelo sistema. Sou meio novato em RPG mas devoro praticamento tudo que eu acho, gostei muito do +2d6 porque é simples e da bastante espaço pra criar coisas novas, infelizmente eu e meus amigos estamos tendo problema com horários e não ta dando pra gente jogar, por isso eu to procurando um grupo pra jogar online, como eu sou novato prefiro ser jogador.

  170. Pingback: Sistemas de RPG Gratuitos | Epic Kingdom RPG - Dungeons & Dragons·

  171. Estou ensinando minha namorada a jogar RPG com o 2D6 com a modificação Medieval. Muito divertido o sistema! Parabéns =)

  172. Parabéns, muito bem elaborado e dinâmico. Gostaria de poder comprar algo relacionado ao seu sistema, há algo no mercado?

  173. Como funciona o esquema de raças e classes? Principalmente para aventuras medievais/fantasia. Tem algum lugar que posso tomar como base pro +2d6?

    Outra coisa, você teria dicas de aventuras para poucos jogadores (2 ou 3)? Como posso balancear a quantidade de monstros com o número de jogadores?

    Estou às vésperas de jogar RPG pela primeira vez com alguns amigos que também nunca jogaram e eu serei o mestre. Já li e ouvi Uma Noite Em Ravenloft umas 3 vezes junto com o manual, mas as dúvidas ainda persistem :P

    Abraço e obrigado!

  174. Olá Vinícius!

    Raças e Classes são montadas por pontos, escolha as vantagens de acordo com o que vc quer montar e crie o personagem com o limite de pontos passado pelo mestre. Por exemplo, uma raça gigante é criada com a vantagem Força Ampliada e Tamanho Ampliado.

    Balanceie os monstros pelos valores dos jogadores. Se o maior ataque dos jogadores for +3, por exemplo, crie monstros cujo maior ataque seja +3. Balanceie os PVs dos monstros com os PVs dos personagens, se os PVs dos personagens forem no máximo 20, por exemplo, crie monstros com no máximo 20 PVs. Varie de acordo com a dificuldade do combate. :) Um abraço!

  175. Beleza, Tio Nitro, deu pra entender melhor agora! Só não entendi essa parte do ataque. Ataque +3 você se refere é a FORça ou o dano?

    Estou ajustando o nível dos inimigos de uma aventura curta do D&D 3.5, se funcionar eu envio aqui pro site!

    Valeu pela ajuda! Abraço.

  176. Me refiro ao bônus de Atributo+Perícia que vc soma ao +2d6. No caso do ataque físico, seria FOR+perícia do ataque + 2d6. :)

  177. Ae Tio Nitro! Agora oficialmente, ou tão próximo disso que não faz diferença, sou um mestre de RPG!! Comecei com sua aventura Uma Noite em Ravenloft, e estamos nos divertindo muito!

    Fizemos bastante coisa errada, esqueci um monte de coisa, mas sei que com o tempo melhora! Estamos jogando eu e mais 3 amigos e, como era de se esperar, não tá saindo nada como planejado, mas acho que é aí que está a graça :D

    Duas dúvidas, a primeira é que estamos sem o paladino no grupo, já que a gurizada só quis saber de sentar porrada nos monstros. Como fazemos pra curar PV, fora a poção de cura? Descansar também cura PV ou só PE?

    Outra coisa, meio básica, mas não entendi, o que é o +X após o nome de um item, por exemplo “Machado Mutilador +1″? Eu uso ele em algum teste?

    Por enquanto é isso! Como nossas seções estão sendo muito curtas, uma hora e meia, mais ou menos, da tempo de uma cena apenas, então acho que vamos ter mais dois encontros, pois só agora, na segunda seção, que entramos no Castelo Ravenloft!

    Prolonguei-me demais já. Valeu pela ajuda, Tio NItro! É surpreendente o tanto de diversão que temos com tão pouco!!

    Abraço!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s