NitroBooks: The Heroes do Joe Abercrombie – Fantasia Existencialista (Vídeo)

Nesse NitroBooks falo sobre o livro de Fantasia Militarista Suja “The Herores” do Joe Abercrombie.

Nitrobooks: The Heroes de Joe Abercrombie

* Quem quer ser um herói? Demandas e expectativas. Atrai inveja. Inimigos espreita, vingaças que surgem do nada.

*No mundo brutal de The Heroes, heróis são apenas homens lutando por uma idéia, que não foi bem pensada.

* Você pode saber sobre alguém pelo modo como ele preenche o espaço entre o queele é e o que ele quer ser. Se ele preencher o espaço com corpos, o que ele é? Um herói? Um bandido?

* Os Heroes do título é um grupo de pedras em uma colina que é o foco dos combates. A futilidade do objetivo dos dois lados do comabate contrasta com o terrível preço que a guerra cobra.

* Mostra a duplicidade que corrompe os homens que buscam o poder.

* A violência não é gratuita, é fruto do contexto do livro.

* O livro mistura humor com tragédia, uma excelente caracterização dos personagens, com uma sensação realista do que significa uma guerra e o impacto em quem participa.

* O livro coloca bem claro as fraquezas humanas e a fragilidade da individualidade, muito mais ligada ao contexto onde vivemos do que imaginamos. Muda o contexto, a identidade começa a ser afetada e transformada.

* Não existe heróis no romance. Guerreiros lendários morrem assim como garotos vindos de fazendas.

* Múltiplos Pontos de Vista nas narrativas aumentam a imprevisibilidade da morte, nunca temos certeza de quem são os verdadeiros protagonistas. Mesmo assim, Abercrombie consegue desenvolver personagens com pouquíssimos parágrafos.

* Ele pega o ponto de vista de um combatente, fica com ele até ele morrer e depois passa para outro. O leitor fica como se fosse um correspondente de guerra, em meio ao fogo cruzado.

* Questões como: o que passa na mente de um homem segundos antes de morrer? O que sente alguém que tem seu o corpo atravessado por uma espada? Os arrependimentos dos supostos aventureiros em busca de se tornarem heróis no momento em que fracassam ou estão prestes a morrer dá um toque trágico e realista para o livro.

* Estilo sintético e direto, e personagens muito honestos. A mistura de diálogos interiores e ponto de vista profundo de terceira pessoa coloca o leitor dentro da cabeça e das sensações dos personagens em meio a guerra.

* Os personagens são ambíguos e imagino que leitores diferentes irão classificar os vilões e heróis ou anti heróis do livro de maneira diferente.

* De pano de fundo, ele também descreve a luta pelo poder, os jogos políticos e toda a manipulação dos poderosos por trás de conflitos, e como a população e os soldados são manipulados pelos dois lados.

* O livro não é uma repúdia cínica ao heroísmo, mas coloca em questão o conceito de heroísmo, que não é o que as pessoas normalmente imaginam.

* No livro, quem busca o heroísmo acabam desiludidos por sua inexperiência com as complexidade da vida e principalmente da guerra. Ou são tão auto-iludidos que eles não imaginam que suas conquistas refletem apenas uma visão narcisista e egoísmo.

* Nessa espécie de Fantasia Contemporânea, a questão do herói e vilão depende muito do lado onde está o ponto de vista. E como a verdade é socialmente construída e reconstruída, de acordo com os eventos, manipulações e contexto.

* Heróis de outros livros são esquecidos, e a morte acaba tirando o sentido da luta, depois que os ânimos aferrecem.

* Fantasia Existencialista. Os personagens existem porque podem reagir. Mesmo em desespero eles tem a possibilidade de criar novos valores. Cada um deles apenas existe, jogado no aqui e agora, inexplicavelmente absurdo. Não existe sentido fora do que é imposto pelo indivíduo sobre um mundo absurdo.

* Um livro muito bom, na linha de Fantasia Suja Militarista, recomendo!

Mapa do Livro (clique para ampliar)

____________________________

NitroContos

http://nitrocontos.wordpress.com

NitroDungeon RPG Blog

http://newtonrocha.wordpress.com

About these ads

2 Respostas para “NitroBooks: The Heroes do Joe Abercrombie – Fantasia Existencialista (Vídeo)

  1. Mais outra boa resenha, embora eu ainda me interesse mais pelo livro anterior (é a protagonista, admitoXD).

    Ah sim, queria dizer que dos capítulos 12 ou 13 até a 20 ou 21 da tua campanha de Forgotten Realms não tem links pra ver e acompanhar.

  2. ops, depois eu vi, tão ok os episódios 13 a 21, engano meu.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s