NitroVídeo: Criando histórias coletivas mais interessantes! (Agora com versão em Mp3 também!)

Nesse NitroVídeo falo um pouco de como criar histórias coletivas mais interessantes!

Eu também uso esse vídeo para inaugurar o NITROVIDEOCAST, onde vou colocar as versões em MP3 dos meus NitroVídeos, para o pessoal que gosta de escutar no MP3 player. Teve muita gente que pediu e tô fazendo para eles.

NITROVIDEOCAST 01 – CRIANDO HISTÓRIAS COLETIVAS

Download da versão em MP3 do vídeo!

NitroVideoCast 01 – Criando Histórias Coletivas Mais Interessantes! (MP3 – 15 min.)

VIDEO

COMO DEIXAR SUAS HISTÓRIAS COLETIVAS MAIS INTERESSANTES

1) Recompensar os jogadores pelas tentativas. Não pare o jogo depois de uma tentativa fracassada, tentativas fracassadas tem que ser oportunidades para novas e mais interessantes narrativas. Evite o famoso fracasso igual a morte, tente sempre o fracasso igual a complicações mais interessantes.

2) Premie os jogadores que se arriscam, que tentam coisas diferentes, que deixam a história mais interessante, ao invés do comportamento defensivo. Premie também aqueles que entram na cabeça de seus personagens, que vêem a situação pelo ponto de vista do personagem. Prêmios podem ser Pontos Narrativos, Pontos de Ação, Pontos de Experiência, etc.

3) O que pode ser interessante para você como Mestre pode não ser interessante para os Jogadores. Tente sempre, ao montar aventuras, se colocar no lugar dos jogadores, vendo os eventos e cenas planejadas do ponto de vista dos jogadores.

4) Simplifique sua aventura sempre. Existem, principalmente em campanhas, a tendência da trama se complicar demais. Sempre corte as “gorduras da trama”, simplifique e deixe sempre o conflito da narrativa bem claro para os jogadores.

5) Crie problemas e conflitos que permitam aos jogadores e seus personagens os resolverem criativamente. É mais desafiador mas muito recompensador.

6) Pense sempre em que tipo de cenas e situações serão doidimais para o seu grupo de jogo. Pense e planeje essas cenas de modo que sejam modulares, que possam ser encaixadas quando surgir a oportunidade. Dessa forma você evita forçar a barra da narrativa atropelando as decisões dos jogadores.

7) Crie PdMs que envolvam os jogadores. PdMs com opiniões fortes e bem formadas ressaltam no jogo e criam oposições e antagonismos que não se limitam apenas a combates. Crenaças diferentes, opniões diferentes, manias, maneirismos criam diálogos, aumentam a imersão e dão mais oportunidades para os jogadores interpretarem seus personagens.

About these ads

9 Respostas para “NitroVídeo: Criando histórias coletivas mais interessantes! (Agora com versão em Mp3 também!)

  1. Show. O video me ajudou a tirar algumas duvidas. Eu tenho dificuldades para contornar as decisões dos jogadores. Quando foge muito do que estava planejado, eu tenho muita dificuldade. O que você costuma fazer quando o jogo fica fora de controle?

    Obrigado. Sucesso.

  2. Obrigado André! :) Quando a história sai do controle, o importante é não forçar a barra com os jogadores. Vá administrando a história usando de flexibilidade e alterando o que você puder para manter a narrativa. Se eles tinham que encontrar uma pista dentro de uma mansão mas eles forma para a floresta, você pode mudar o lugar da pista e colocar ela na floresta. Outra dica é prestar atenção nas ações dos PdJs e narrar as consequências, mesmo que a história saia do planejado você pode usar as ações dos PdJs para criar novos problemas e dificuldades para os personagens. Eu gosto de planejar de maneira bem modular, com cenas mais genéricas que me permitam improvisar e ir alterando se for necessário.

  3. Mt bom Tio Nitro! Eu tb costumava ter dificuldade quando os jogadores saiam muito dos trilhos. Principalmente quando se mestra pra um grupo novo.

    Abraço. o/

  4. Faaaaaaala Tio Nitro, cara! to adorando seus videos e tá me ajudando muito! queria te fazer uma pergunta… é possível ou há alguma maneira do mestre ter um Pdm fixo no grupo sem interferir na história? o que o mestre deve fazer em caso positivo?
    valeu e Abração!

  5. Eae Nitrão! Seguinte, eu tenho a mesma dúvida do Eduardo (no comentário acima) e também tenho outra dúvida que pode ser uma sugestão pra um futuro nitrocast/video.

    Como encaixar personagens maus num grupo? como o mestre deve conduzir histórias com um grupo inteiro mau?

    Estou passando por isso, jogando com um bárbaro caótico e mau, mas fico sempre com aquele pé atrás com o mestre.

    Abraço!

  6. @eduardo – Claro que dá para colocar um PdM do mestre como aliado em um grupo. Eu faço isso o tempo todo, passo a ficha para os jogadores e eles rolam os testes enquanto eu interpreto o personagem aliado.

  7. @henrique – Um grupo mau é a mesma coisa que um grupo bom, os personagens tem que ter uma motivação forte que os façam trabalhar em grupo. Os jogadores tem que entender que poderão haver traições no grupo e aceitarem caso um PdJ resolva acabar com outro PdJ. Recomendo apenas para grupos de RPG experientes e maduros (se é que isso existe hahahahahaha!).

  8. @eduardo – O lance é ter calma e se preparar bem para a sessão. Outra coisa importante é sempre, SEMPRE conversar com o grupo antes do jogo, explicando a proposta e lidando com as expectativas de todo mundo em relação a aventura.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s