NitroCast 15 – Como usar Conflitos Sociais para aumentar os momentos de interpretação de personagem!

No Episódio 15 do Nitrocast eu falo um pouco sobre como usar conflitos sociais para aumentar o tempo de interpretação dos jogadores e do mestre!

(Clique para Escutar)

NitroCast 15 – Como usar Conflitos Sociais para aumentar os momentos de interpretação de personagem!

* Introdução

* Agradecimentos aos comentários e aos podcasts que citaram o NitroCast e o NitroDungeon.

* A demora do NitroCast porque estamos jogando muito RPG, o que é bom graças a Bahamut! :)

* RPG não tem certo ou errado, o errado é não se divertir!

* Meus jogos no RPGCON, Eberron no Sábado e Forgotten no domingo, D&D 4e e brindes p/ jogadores.

* Minhas mesas de Old Dragon no Sábado e no Domingo no Encontro Virtual de RPG.

* Vou mestrar Tomb of Horrors e as Cavernas de Tscloclnan

* Introdução ao tema: Conflitos Sociais.

* Conflitos Sociais são, na essência, problemas entre indivíduos.

* O uso de conflitos sociais aumentam o tempo de interpretação de personagens na sessão.

* Conflitos de interesses individuais e interesses sociais (de um grupo).

* Conflitos sociais podem dar margem para interpretação, pancadaria ou interpretação + pancadaria.

* Conflitos Sociais geram várias consequências: drama, história, aventura, vingança, aliados, inimigos, etc.

* Exemplo de conflito social: o barão.

* A teoria do conflito social: disputa de interesses entre grupos que usam seus recursos para expandir seus interesses.

* Cada personagem deve ter seus interesses bem claros, para facilitar a interpretação.

* Segredo da improvisação de cenas é pensar nos interesses envolvidos na cena, isso ajuda na interpretação.

* Interesses conflitantes entre personagens do mestre e de jogadres criam drama e possibilidades de interpretação.

* Exemplo: garçonete.

* Exemplo: lorde.

* Interesses se chocando ou combinando gera drama.

* Dica para o mestre: pergunte aos jogadores quais são os interesses de seus personagens. Exemplos.

* Os personagens crescem em torno dos seus interesses.

* Classes de personagens já delimitando um pouco os interesses, mas é mais divertido criar interesses diferentes e bizarros também!

* Exemplo: Marisol, personagem da minha esposa Tuz.

* Interesses podem estar ligados ao histórico do jogador.

* Se você é jogador e quer interpretar mais no jogo, crie história dramática, crie o drama para o seu personagem, crie conflitos para o seu personagem.

* Exemplos de interesses: vingança, provar-se para o mundo, se tornar um rei, ser o mais belo de todos, conquistar o maior número de mulheres/homens, conquistar uma posição social específica, etc. isso ajuda a aumentar o tempo de interpretação.

* Cenas criam novos interesses, pensar neles ajuda a bolar as cenas e a improvisar.

* Ao bolar a sessão, pensar no que a cena irá atrair os personagens, como você vai envolver os interesses dos personagens na cena.

* Quanto mais claro os interesses envolvidos em uma cena, melhor para a improvisação da cena e a interpretação dos personagens.

* Exemplo: ladrão.

* Como colocar sutilezas de interesse em uma cena, narrando claramente.

* Uma divisão que aprendi com o Prime Time Adventures: Cenas de Desenvolvimento de Personagem e Cenas de Desenvolvimento de Tramas, cada um com seus conflitos sociais próprios.

* Cenas de Desenvolvimento de Personagem é para trazer flashbacks, memórias do passado, aliados, amigos, mostrar a personalidade do personagem etc.

* Cenas de Desenvolvimento de Trama dá andamento para a trama, pega informações, inimigos aparecem, conspirações, etc.

* Exemplo: Cenas de Flashback.

* Como fazer cenas de flashback e trabalhar interesses e pontos da trama.

* Fonte de Conflitos Sociais: A competição de recursos escassos.

* Exemplo: dois grupos de aventureiros competindo para ver quem pega a missão com o rei.

* Exemplo: disputas de comida, duas regiões sendo atacadas ao mesmo tempo qual que os heróis escolherão para ser salva.

* Dica para os mestres: Bater onde dói em situações sociais para gerar cenas de interpretação.

* Exemplo: gozações, provocações, desfiar credibilidade, confusões de indentidade, acusações falsas, etc.

* Celebramos no meu grupo 10 anos jogando junto (tem gente que joga comigo desde 94 mas nesse grupo nessa formação tem 10 anos) e 300 sessões de jogo!

* Como manter um grupo? Tratando bem o grupo, não tem segredo e dar chance de revanche para os heróis (dentro da proposta do D&D , outros rpgs tem outras propostas).

* Regra para aventuras heróicas do D&D: o tamanho da encrenca, do sofrimento dos heróis, tem que ser equivalente ao tamanho do sucesso, da vitória para dar a catarse (dentro do esquema de aventuras heróicas, outras aventuras tem outras estruturas, é claro! :)

* A Tensão como base dos conflitos sociais, e que surge da oposição entre os interesses dos personagens dos jogadores e os personagens do mestre; entre os personagens dos jogadores entre si; ou entre os personagnes dos jogadores e o ambiente.

* O Conceito de Escalada do Conflito, para aumentar o tempo de interpretação.

* É a escalada normal de uma discussão, os argumentos vão esquentando com o tempo.

* Exemplo: bardo humilhando os heróis.

* Balancear os dois lados do conflitos, escalando e aumentando a intensidade da discussão.

* Princípio da causalidade no RPG, causa e consequência para TODAS as ações dos personagens dos jogadores.

* Usar as ações dos jogadores como base da sua história.

* Exemplo de improvisação e variação: os mendigos.

* Ir no fluxo da narrativa.

* A interpretação dos jogadores flui quando eles sabem que tem algo importante em jogo no conflito social. Exemplos.

* Um conflito social tem que valer a pena, aí os jogadores entram de cabeça na interpretação.

* As regras das relações entre os personagens. A questão da autoridade para dar a palavra final em uma cena, no que está acontecendo.

* No D&D clássico, o mestre tem a autoridade para dar a palavra final em uma cena de conflito social.

* Quando não há um conflito de interesse grave, não há necessidade de testes, mas quando o bicho pega, quando os PJs querem algo muito importante o os PdMs resistem, os testes ajudam a dar poder aos jogadores de realmente alterarem a aventura, sem precisar confiar em enrolar o mestre o tempo todo. :)

* Em momentos de conflitos de interesse sério, a autoridade dos dados ajudam, sem substituir a interpretação é claro (a interpretação pode até dar bônus no teste), mas ajuda pois me limita como mestre a influenciar demais no fluxo da narrativa.

* Exemplo: prisão.

* Cada mestre tem um estilo e jeito e deve fazer o que funciona e seja mais divertido na sua mesa.

* Eu gosto de ver como a história vai se modificando e indo para direções que eu jamais imaginara na hora do planejamento.

* Esquema para criar cenas de conflitos sociais.

* Passo 1: defina se é para desenvolvimento de personagem ou da trama.

* Passo 2: defina a idéia básica da cena: é procura de informações, desenvolvimento da personalidade, criação de aliados, momentos de comédia e diversão, etc. Isso ajuda muito a focar a interpretação.

* Passo 3: pense em quais interesses estão envolvidos na cena, quais são os interesses dos PdMs que vão interagir com os jogadores.

* Dica: jogue seus jogadores em uma situação onde eles terão que escolher entre duas opções que são igualmente importantes.

*Resumão: Jogue os PJs em situações conflitantes, deixe que os interesses dos PJs se choquem com os interesses dos PdMs, use de conflitos, reviravoltas, etc.

* Adendo: recompense os jogadores que jogam seus personagens em situações de conflitos sociais aumentando sua interpretação e imersão no jogo. Uso os pontos narrativos, por exemplo.

* Encerramento.

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18 Respostas para “NitroCast 15 – Como usar Conflitos Sociais para aumentar os momentos de interpretação de personagem!

  1. Parabéns pelo seu nitrocast que esta cada vez mais bacana.
    Sem dúvidas suas dicas incentivam e auxiliam a nação do rpg.
    Mais uma vez o tio nitro deu um show com o nitrocast.
    Até mais.

  2. Gostei muito. Claro, bem explicado sem ser longo demais… Ótimo para novatos, ótimo para jogadores experientes.

    P.S.: já linkei e fiz um comentário lá na Confraria!!!

    Abraço

  3. Nussa, primeiro NitroCast que ouço (não tenho o hábito de ouvir podcasts mas já estou revertendo isso), muito massa! Muito massa mesmo!

    Abração Tio e muuuito RPG!

    PS: uma vaga das mesas do EVRPG é minha né? XD

  4. Eae Tio Nitro. Acompanho faz um tempinho teu blog, achei “doidimais” hehe. Tive interesse em participar de uma das mesas de Old Dragon, sou um fã da escola velha do rpg. Porém, não achei nenhuma das mesas no site da EVRPG (a de Domingo você não colocou, acho, mas a de sabado que tu disse que estava cheia eu ainda não encontrei).

  5. Já faz muito tempo que não comento por aqui (Trampo + PRG tá acabando com meu tempo), mas estou sempre presente, acompanho todos os posts desde o multiply e já escutei todos os NitroCasts!

    Sou fã de conflitos sociais na mesa, tal como um roleplayer haveria de ser ;)

    Grande NitroCast! Nota 10!

    Abrçs e Bons Jogos!

  6. Adorei poder ouvir sua voz novamente! Com bons exemplos e grande idéias!

    Legal ver sua analise de “psicólogo” sobre a mente humana e o que nos tira da inanição, e dá aquele gás que muitos procuram!

    E falando nisso Tio Nitro qual sua profissão e sua formação?

  7. Como sempre o Nitrocast e sempre mais uma boa opção para dicas e desenvolvimento de tramas nas sessões de jogo… e isso ai Nitro!!!

  8. escutei e como sempre sensacional !

    obs: to na espera do pod cast sobre os dragões hhehehehe

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