NitroCast 13 – A Alma do Clérigo : Dicas de Interpretação para Mestres e Jogadores de RPG!

No Episódio 13 do Nitrocast eu trago algumas dicas de interpretação de personagens Clérigos, para Mestres e Jogadores.

NitroCast 13 – A Alma do Clérigo: Dicas de Interpretação para Mestres e Jogadores!

* Introdução

* O Clérigo não é só a Santa Casa da Misericórdia para os demais heróis

* O Clérigo oferece muitas possibilidades de narrativa e de interpretação

* O clérigo já carrega um drama dentro do personagem

* O Conflito entre o Espiritual versus o Material

* Conflito gera narrativa,drama e interpretação

* Origens do Clérigo no Dungeons and Dragons de 1974

* No começo não havia o Paladino, o Clérigo era uma espécie de soldado devotado a uma ordem sagrada

* O clérigo ficava entre o mago e o guerreiro

* Com a entrada do paladino no suplemento Greyhawk, os clérigos ficaram parecidos com os padres lutadores do começo da Idade Média

* Os Clérigos inicialmente não podiam usar armas que derramassem sangue, inspirados nos Dictum das primeiras cruzadas

* Percival e Roland inspiraram os Paladinos

* O clérigo foi evoluindo e variando de acordo com a divindade que seguem

* Ordens Militares Religiosas das Cruzadas também foram as bases dos clérigos

* As ordens militares religiosas cuidavam de doentes também.

* Um clérigo que ia para o combate fazia votos (celibato,pobreza,etc.) ao entrar em uma ordem militar religiosa.

* As Ordens Militares colhiam impostos dos demais lordes, em nome de Deus.

* Filhos de Lordes disputavam posições nessas ordens militares religiosas para aumentar o status de sua família perante a Igreja (idéia para personagens!)

* A igreja de um personagem clérigo tem prioridade número um em sua vida.

* O personagem clérigo representa a sua instituição em qualquer lugar que vá.

* O personagmem deve seguir todas as suas obrigações espirituais.

* A Causa Sagrada: parte importante de um personagem clérigo

* Agir sempre de acordo com um preceito de seu deus.

* Pensar em qual é a causa do personagem clérigo, qual é a relação entre a instituição que ele representa (a igreja) e o mundo mundano.

* As origens de um personagem clérigo.

* O que ele aprendeu antes de ser clérigo.

* Como é a vida de um personagem clérigo em um mundo medieval.

* Origem pode ser humilde ou rica: idéia pesquisar a vida dos santos católicos, da Joana D’Arc.

* Vida de São Francisco, tem santos que eram ricos que tem uma visão divina e largam tudo para se dedicar a vida religiosa.

* Estrutura básica: um personagem tem uma vida normal e depois de um evento importante, ela larga essa vida comum.

* Eventos importantes: uma visão divina, quase morrer por algo e depois de ser salvo por um milagre ela atribui sua salvação a um deus.

* Pode também fazer um clérigo cínico, que entrou em uma ordem religiosa apenas para ganhar status e dinheiro, pode alternar em acreditar ou não no deus.

* Dependendo do deus que o personagem segue, o jogador pode se inspirar no Deus para bolar o encontro entre o personagem e o sagrado. Exemplos: Deus da Morte Kelenvor.

* Exemplo, Deusa da Beleza Sune e a origem de um personagem clérigo.

* Explicar com a personalidade do personagem como é sua ligação com o seu deus

* A visão de mundo do personagem clérigo é bem diferente dos personagens mais mundanos.

* As crenças de um personagem clérigo influenciam o modo como ele enxerga o mundo, exemplo, os Clérigos de Sune, a Deusa da Beleza de Forgotten.

* A abordagem da visão de mundo religiosa pode ser madura ou fanática de acordo com o personagem.

* Exemplo de um Deus da Luz radical, que vê o mundo como um conflito direto entre o bem e o mal, sem meio-termo.

* Exemplo Deus da Trapaça, Deus das Mentiras Cyric de Forgotten Realms.

* A Recompensa do Além-Vida.

* A maioria dos clérigos seguem seus deuses pela recompensa que terão depois da morte.

* O jogador deve criar a recompensa do além-vida para o seu personagem clérigo, isso influenciará a sua personalidade e ações.

* O mestre deve pedira para o jogador elaborar os detalhes da religiâo do seu personagem clérigo, isso aumenta o interesse do jogador no jogo!

* Cada Deus tem promessas (poder, vida eterna, beleza, dinheiro, etc.) que ele faz para seus seguidores, as vantagens de se seguir um determinado Deus.

* Os planos dos Deuses.

* A evangelização ou a expansão da crença do deus do personagem clérigo.

* O personagem tem interesse em expandir a sua crença? Colocar frases de sua religião no meio das interações do RPG. exemplos.

* Exemplo Clérigo de Lathander e seu livrinho de preceitos.

* O Bão do RPG é interpretar personagens,véio!

* Outra pergunta: qual é a relação do personagem clérigo com os seguidores de outras religiões?

* Um clérigo de uma religião é como se participasse ou torcesse para um time de futebol! :)

* Intolerância e crença religiosa.

* As obrigações religiosas de um personagem clérigo.

* Escrever os deveres da religião que ele segue.

* Mestre deve recompensar o jogador que segue seu personagem muitas vezes em detrimento ao grupo.

* O jogador pode escrever os votos, os deveres do seu personagem, o que pode ser oportunidades de drama e interpretação.

* A relação entre o personagem clérigo e os demais membros de sua igreja, qual é a sua posição na hierarquia de sua igreja, as interpretações diferentes, se existem disputas dentro da igreja, etc.

* Exemplo: Culto de Sune e os grupos divergentes internos.

* O jogador pode bolar a hierarquia dentro da Igreja de seus Deus.

* Os votos de Silêncio e os Votos de Fala.

* Quais são as obrigações do Noviço, etc.

* Os clérigos também podem ter iniciações, ter que participar de seminários, pensar em como foi a experiência do seminário.

* O trauma da separação de sua família, que tipo de mestres ele teve ou têm dentro da Igreja que pertence.

* Uma das causas do personagem pode ser renovar a sua própria igreja.

* A crise sagrada: o conflito de fé de um personagem clérigo.

* Em um ponto da aventura o clérigo pode duvidar de sua fé e de sua visão de mundo.

* O Deus de um personagem é é uma base, um tema da visão de mundo do clérigo.

* Dicas de como trabalhar uma crise de fé em uma campanha.

* Dicas para os Mestres: teste a fé dos clérigos, mas premie se eles respeitarem OU quebrarem os votos, desde que isso deixe a história mais legal!

* Exemplos de Testes de Fé.

* A melhor interpretação é aquela que acrescenta algo doidimais para a história sendo criada coletivamente e interativamente.

* Exemplo de prêmoios: pontos narrativos, ação, XP, etc.

* Um clérigo que quebra seus votos pode acrescentar muito para a narrativa, gerando drama, oportunidades de interpretação, etc.

* Dicas de filmes para inspirar personagens clérigos.

* Filme: O Nome da Rosa, com um monge franciscano detetive, organização da igreja medieval, inquisição, dramas religiosos, etc.

* Filme: Joana D’Arc do Luc Bresson, com a Mila Jojovich, personagem que segue visões, guerreiro, sofre pela fé, tem sua fé testada, etc.

* Filme: O Irmão Sol, Irmã Lua , a história de São Francisco.

* Filme: O Pequeno Buda, para personagens clérigos com inspiração mais oriental, iluminação, busca espiritual, revelação, etc.

* Filme: Kundum, a história do Dalai Lama, o reconhecimento espiritual desde pequeno, personagens clérigos que podem ser a reencarnação de um grande líder religioso.

* FIlme: Madre Teresa de Calcutá

* Filme: Gandhi fé e luta política;

* Filme: Rei David com Richard Gere, guerra, visões, profecias, fé, etc.

* Filmes sobre as Cruzadas.

* Filme Duna; história messiânica, narrativa de visões, profecias sendo realizadas, iniciação, causa religiosa, revolução com base na fé, etc.

* Encerramento

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    20 Respostas para “NitroCast 13 – A Alma do Clérigo : Dicas de Interpretação para Mestres e Jogadores de RPG!

    1. Adorei o Podcasts, estou jogando com um sacerdote do deus da trapaça no mundo de tormenta, e você me chamou a atenção para o fato de eu ter preceitos, antes mesmo de terminar comecei a escrever, minha idéia é de uma ordem secreta, mas o segredo não é levado as ultimas conseguências. O primeiro preceito é a discrição, o fiel e o sacerdote não devem chamar a atenção para si pois isto seria publicidade para o personagem para impressionar os outros e não a divindade. Iconoclastia, a ordem é contra templos e idolos pois isto é a trapaça levada ao extremo para usufruto dos mortais, e não para beneficio do deus. Moderação não se deve levar a vida de forma extrema nem 8 nem 80 pois isso é mentira e a verdade esta no caminho do meio. Trapaça, o mundo é dividido em normais e idiotas é um dever sagrado dos normais se aproveitarem dos idiotas pois eles foram colocados no mundo para seu beneficio, não significando que se deve trapacear sempre e todo dia, deve sim se aproveitar dos outros pois isso é uma forma de educação para que os idiotas aprendam com a vida e mudem. Exemplo para que você deveria lutar se outros podem arriscar a vida por você, para que carregar peso se alguem tem um cavalo para carregar por você.
      Ainda estou escrevendo mas é esta a idéia básica do personagem.

    2. Obrigado pelos comentários!

      @Rodrigo – Sensacional o seu personagem,depois me conta como foi na mesa de jogo!

    3. Saudações rpgistas Tio Nitro!!!!
      poxa eu tava ouvindo o nitrocast 01 novamente e notei q vc fla sobre o tempo dispoível pra sessão,eu estou começando a ter esse problema…como vc sabe calcular ou estimar o tempo que a aventura vai demorar?? vc consegue fazer isso??

      Vlw Tio Nitro,continue com os podcasts q eles são DOOOOOOOOIIIIIIIIDIMAAAAAAAS (to pegando essa mania tbm xD)

    4. Muito bom o episódio! Boas dicas e gostei de que lembrou do clérigo ver além da sociedade e do deus, mas olhar para dentro de si.

      E também que falou bem da parte religiosa das organizações e da divindade sem fugir do tema principal que é o clérigo, afinal organizações e divindades são temas próprios para outros podcasts.

    5. cara como sempre vc está de parabens inspirou-me em diversos pontos principalmente naquele que trata de meu cenário proprio, valeu mesmo e continua assim Tio Nitro!

    6. Fantástico. Para mim, em especial, o podcast caiu em um ótimo momento já que estou começando a jogar uma campanha de Warcraft D20 como um Clérigo. Abraço.

    7. Gasto cerca de 1 hora de preparação para 4 horas de jogo, mais ou menos! Faço apenas uma estrutura básica, mas gosto de usar o que surge na hora!

    8. Grande Tio Nitro!

      Mais um podcast Doidimais!!

      Estou preparando um modelo de preparação de aventuras (enredo) com base nos seus reportes de campanha e aventuras, quando terminar te envio pra você dizer o que acha, ok?

      E se tiver tempo, confere a mecânica do Betão (no blog Lote do Betão) que ele chama de Dado da Historia. Não sei se é loucura minha, mas achei que essa idéia somada aos seus Pontos Narrativos podia resultar em algo épico. Tenta conversar com ele e deixar nascer alguma outra idéia Doidimais.

      Apenas uma sugestão de um grande fã seu.
      obs.: Até hoje espero a última parte do artigo de como mestrar online.

    9. Muito legal o podcast, tocou em tudo que é essencial na interpretação do clérigo. Por falta de suporte nos livros, passam batidos os jogadores.

      PS: Tio, o clérigos já podiam usar armas diferentes desde do livro vermelho do clérigo, em AD&D.

    10. Obrigado pelos comentários!

      @rafael – Valeu, vou dar uma olhada no material do Valberto.

      @danielfo – Beleza, eu posso ter confundido no podcast, mas eu acho que me referi aos clérigos do D&D básicão, o livro vermelho (não é o AD&D, veio depois), que foi o meu primeiro RPG em 1986.

      Um abraço!

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    13. Eu jogo RPG ha uns 10 anos e fazia tempo que nao via um grande conteudo e extrema relevancia sobre interpretacao perdido pela web! Sou fa de clerigos, eu jogo com essa classe em Forgotten Realms, Dragonlance e Tormenta, e suas dicas vao ajudar a aprofundar as reflexoes e mehorar a interpretacao dos meus personagens. Parabens Tio Nitro, virei um ouvinte dos seus podcasts inspiradores! Grande abraco!

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