Aventura “O Mistério de Delver’s Dale” (AnimePunch 07/02/2010) + Fotos da Sessão – Campanha “Império das Sombras” – D&D 4e e Forgotten Realms! [Nitro

Essa foi a aventura que mestrei no evento AnimePunch 2010 em BH. O evento foi bem legal e o jogo foi divertido e emocionante, com 6 jogadores! :)

O Mistério de Delver’s Dale – Aventura para D&D 4e e Forgotten Realms 4e

Aventura “O Mistério de Delver’s Dale”

Aventura Curta para o Animepunch 2010

Forgotten Realms, Reaching Woods, Reino de Cormyr.

1479 DR, Ano do Ser Que Não Tem Idade, de 27 de Tarsak,Primavera de Faerun.

Proposta da Aventura:

Os heróis irão ser contratados para investigar o mistério relacionado coma cidade de mineradores de Delver’s Dale. A cidade, que fornece o minério para diversas outras cidades do Reino de Comryr parou de enviar os carregamentos. Uma estranha névoa negra envolveu a cidade e seus habitantes não foram mais vistos. Um grupo de aventureiros foi investigar o local e não retornou mais.

Segredo da Aventura:

Os Drows da Cidade de Sshamath, a Cidade da Magia das Trevas enviaram uma expedição para Delver’s Dale para testar o Olhar de Shandraxil, o artefato criado com a cabeça do dragão das sombras Shandraxil. Esse artefato, criado com os poderes conjuntos de Lloth e Shar, tem a capacidade de criar uma área de escuridão completa na superfície. Um grupo, usando os caminhos do Underdark até às minas de Delver’s Dale, testou e engolfou o local em sombras eternas. Satisfeitos, os Drow de Sshamath retornaram para o Underdark, para se juntar às tropas das Cidades de Menzoberranzan, Ched Nasad e Rilauven, no ataque que irão fazer em conjunto na superfície.

Porém o portal para o Underdark ficou aberto e as trevas eternas que eles colocaram no local atraiu monstros do Underdark para a superfície. 2 Hook Horrors, Carrion Crawlers, entre outras criaturas, chegaram a superfície e estão atacando e devorando as pessoas do lugar. Além disso, um mind flayer (monstros psiônicos do Underdark, o mundo subterrâneo de Forgotten Realms) necromancer de Sshamath, Barliagus, resolveu ficar na cidade para fazer experimentos com seus habitantes, desenvolvendo uma praga necromântica que acomete a todos que estiverem dentro da escuridão.

A praga necomântica, conhecida como a Doença dos Mil Olhos, criada a partir de corpos mortos de Beholders, faz com que milhares de olhos surjam no corpo da vítima, deixando-a sobre o controle total de Barliagus. A vítima ganha força sobrenatural à medida que seu corpo vai morrendo, e Barliagus é capaz de ver pelos olhos da doença.

Barliagus não consegiu dominar mentalmente toda a população da vila, que se escondeu no Templo de Moradin. Ele tentará usar Deanna (a anã taverneira e filha do clérigo de Moradin Stannis) para enganar os heróis e entrar no templo, fazendo com que, com um comando mental, Deanna mate Stannis.

Barliagus também ainda ficou com o Orbe das Sombras, um globo de energia negra que é gerado pelo Olhar de Shandraxil. Caso o Orbe das Sombras seja destruído, a escuridão sobre Delver’s Dale irá terminar.

__________________________________

Missão dos Heróis:

• Entrar na cidade e salvar os sobreviventes do ataque dos drows e dos monstros.

• Descobrir o que aconteceu na cidade.

• Encontrar Barliagus e derrota-lo, destruindo o Orbe das Sombras.]

• Evitar a morte de Stannis (Deanna, a filha de Stannis, é a taverneira que os heróis irão supostamente salvar na taverna, na verdade ela está sendo controlada por Barliagus).

• Pegar a informação e levar até Cormyr, será uma chave em caso de ataque dos Drows.

__________________________________

Local da Aventura:

Mapa de Delver’s Dale

Delver’s Dale é uma cidade que fica nas Reaching Woods, dentro do Reino de Cormyr. Uma antiga comunidade de anões mineiros, com o tempo eles foram aceitando humanos e criaram uma cultura humana-anã bem peculiar. A cidade sobrevive do minério retirado das montanhas dos arredores.

Clique aqui para ampliar o mapa!

__________________________________

Personagens do Mestre:

Padre Stannis de Moradin, Anão

Padre Stannis é o clérigo do templo de Moradin, o deus anão das riquezas da terra, a única igreja da cidade. Ele reuniu as crianças e os mais velhos que sobreviveram ao ataque dos drows e dos monstros na Igreja de Moradin, onde graças a suas magias de proteção, os monstros não conseguem entrar. Ele poderá conversar com os heróis e dar melhores informações sobre o que está acontecendo com a cidade (Local 12). Ele tem a informação da invasão dos Drow Elfos, mas não sabe sobre o Necromancer nem onde ele está (Barliagus está no Local 1, na área das escavações).

Sternfist Brighthand, o Mago Anão

Sternfist é um dos raros magos anões de Faerum. Ele escolhera a remota Delver’s Dale para ter seu laboratório de magia dentro da sua Ferraria. Com sua magia ele consegiu manter longe os monstros e os habitantes transformados nos mortos-vivos observadores, mas ele acabou preso dentro de sua Ferraria (Local 15). Ele sabe do Necromancer Barliagus e de como acabar com a escuridão que circunda a cidade (destruindo o orbe das sombras).

Balin Ironhand, o Lorde Anão, Senhor da Guilda dos Mineradores

Balin é o governante da cidade. Ele, quatro anões mineradores (Terniam, Brocklin, Carldolin e Fertos) e dois humanos (Ringley e Varis) estão no Magistrate Keep (Local 19) resistindo ao ataque dos mortos-vivos observadores e os monstros do Underdark (Hook Horrors, Homens-Cogumelos e Carrion Crawlers), que estão obedecendo as ordens de Barliagus para capturá-los. Caso os heróis os salvem, Balin Ironhand (Guerreiro nível 2) irá se juntar ao grupo e ajudar a destruir Barliagus. Ele também tem informações sobre o ataque dos Drows, mas não sabe como destruir a Escuridão que tomou conta da cidade.

Deanna Tree, Taverneira Anã

Deana é a dona da taverna da cidade e filha do mago anão Sternfist. Sua taverna é a Rusty Kettle (Local 16). Ela é mantida como escrava dos quatro capangas Drows do necromante Barliagus dentro da taverna da cidade. O primeiro encontro da aventura será uma tentativa dos heróis salvarem Deanna, se eles conseguirem, ela irá dar algumas informações e indicar a Igreja de Selune como o único local seguro da cidade. Ela também sabe sobre o Necromancer Barliagus e onde ele está).

Barliagus, Mindflayer Necromante

Barliagus ficou em Delver’s Dale para criar uma doença contra os humanos para ser usada na invasão de Cormyr, usando os habitantes da cidade como cobaias. Ele está quase conseguindo o seu objetivo, que é criar Mortos Vivos Observadores, com tentáculos como beholders capazes de lançar magias. Ele também tem a capacidade de controlar monstros do Underdark, graças a um anel mágico. Quando os heróis encontrarem Barliagus, ele estará controlando um gigantesco Carrion Crawler e seus mortos-vivos observadores, além de um demônio immolith chamado Tarloth, que apesar de muito enfraquecido por estar por muito tempo no plano material, obedece a todos os comandos de Barliagus.

A doença dos Mortos-Vivos Observadores se passa através de mordida (ataque da mordida +6 vs. Fortitude caso o alvo não passe, se transformará em Morto-Vivo Observador depois de falhar 3 vezes nesse ataque, fazer um teste em cada turno do último encontro da aventura, ou depois que passar um dia da mordida). Se passou em 3 testes, o personagem está livre da doença, se falhou 3 vezes o personagem vira morto-vivo observador, e só voltará ao normal com a morte de Barliagus.

Mortos-Vivos Observadores

A maioria dos habitantes da cidade que não foi morta pelos drows foi transformada em Mortos-Vivos Observadores. São como zumbis comuns, porém com milhares de olhos por todo o corpo e uma vez por encontro podem lançar um raio de fogo ou gelo ou eletricidade ou onde de choque (trovão) (rolar 1d4 e sortear) causando 1d6 de dano (explosão contígua 2).

Drow Elfos

Os elfos negros do Underdark são guerreiros poderosos, malignos e letais.

__________________________________

Personagens dos Jogadores:

Como foi uma aventura de evento, eu passei para os jogadores as fichas prontas que o pessoal da Devir fez para o Living Forgotten Realms do ano passado (2009). As fichas dos personagens junto com o mapa de Delver’s Dale podem ser baixadas nesse link abaixo:

6 Fichas de Personagens para D&D 4e de 1º nível + Mapa de Delver’s Dale (PDF)

Como os personagens das fichas são de 1º nível, alterei todos as fichas dos monstros e personagens coadjuvantes para ficarem compatíveis com o nível dos personagens. O nível ideal para essa aventura seria entre 8 a 10. Fiz também um texto (que segue abaixo) para passar para os jogadores no começo da partida e deixar eles dentro do clima da aventura e dando idéias para a personalidade dos personagens.

__________________________________

Andra (Vingadora Halfling)

Estratégia no Combate:

Andra vai atrás de um dos inimigos mais perigosos e concentra seus ataques nele até que ele morra, para ir em outro inimigo. Ela se movimenta dentro do campo de combate para todos os lados.

Personalidade:

Andra é alegre e faladora, e praticamente incapaz de sentir medo. Ela segue fielmente a Deusa da Sorte Tymora e sempre acredita que tudo vai dar certo. Ela gosta de provocar Morgan, o anão, com sua alegria desenfreada. Ele costuma fazer piadinhas durante os combates, para desmoralizar os inimigos. Ela acredita que é a pessoa mais sortuda do mundo mas tem medo de que o mau humor dos seus companheiros mude a sua sorte para pior.

__________________________________

Gillarn (Clérigo Gnomo)

Estratégia no Combate:

Gillarn dá suporte para os guerreiros, defendendo Sariel (a maga) de ataques. Ele faz parte também da segunda linha de combate, dando apoio para os que atacam na frente e prestando atenção nos ferimentos dos aliados.

Personalidade:

Gillarn gosta do conforto e das coisas boas da vida e é um pouco preguiçoso, resmungando sempre que as aventuras do grupo causam desconforto. Ele adora comer, faz várias refeições por dia, que faz em nome de Garl Ouro Reluzente,o Deus dos Gnomos. Procura sempre acumular riquezas e sonha com uma vida de fartura e conforto. Ele não gosta de violência e sempre tentará entrar em um acordo com os inimigos antes de partir para o combate. É muito amigo de Andra e compartilha com a hafling um prazer especial em atazanar o anão Morgan.

__________________________________

Morgran (Anão Guerreiro)

Estratégia no Combate:

Mogran se coloca entre os monstros e inimigos mais poderosos e os magos do grupo, defendendo e atacando aqueles que oferecem mais perigo no combate.

Personalidade:

Morgan é rabugento e impaciente, se aventurando mais pelo prazer do combate do que pelos objetivos a serem alcançados. Ele é incapaz de ficar parado por muito tempo, e apesar de ter uma personalidade amarga, no fundo ele gosta de seus companheiros. Ele tende a reclamar e a xingar sem parar Andra e Gillarn, mas é o melhor parceiro do Bárbaro Nadarr.

__________________________________

Nadarr (Draconato Bárbaro)

Estratégia no Combate:

Em parceria cm Mogran, Nadarr usa sua movimentação dentro do campo do combate para atacar os inimigos mais poderosos e evitar que eles cheguem em Sariel.

Personalidade:

Nadarr é orgulhoso se sua origem selvagem e gosta de se aventurar pelas terras civilizadas em busca de ouro, poder, e de fama. Sua honra de guerreiro é o mais importante para ele, e ele não tem muita paciência para as “frescuras” civilizadas dos seus companheiros.

__________________________________

Olwick (Meio_Elfo Lâmina Arcana)

Estratégia no Combate:

Seus poderes permitem uma grande movimentação, ele pode atacar tanto à distância quanto em um único alvo. Cuidado com os ataques dos inimigos mais poderosos, o ideal é atacar e se movimentar em seguida.

Personalidade:

Olwick é o líder do Bando do Escudo Negro, e tende ter um papel conciliador entre as discussões do grupo. Normalmente é equilibrado e sereno, analizando friamente as opções de ação e ponderando sobre o que irão fazer. Ele é amigo de todos, mas considera Sariel como se fosse sua irmã.

__________________________________

Sariel (Eladrin Maga)

Estratégia de Combate:

Sariel usa seus poderes para diminuir o número de inimigos, atacando os lacaios e inimigos mais fracos com seus ataques de área. Ela sempre se coloca na parte de trás do combate.

Personalidade:

Sariel tem certeza de sua capacidade e confia completamente em seus poderes, o que lhe dá um ar de certa superioridade. Sua motivação está na aquisição de poderes e conhecimento, além de gostar de provocar Owlick. Ela não vê problema algum em fugir ou desistir de uma missão que não esteja indo bem, se preocupando mais com seu próprio bem-estar do que com o sucesso ou fracasso de alguma aventura

__________________________________

Cenas da Aventura:

Cena 1 : Ida a Delver’s Dale

Os heróis recebem a missão na cidade de onde eles estiverem (Wheelon, por exemplo). Na ida, eles podem encontrar algum monstro do Underdark na estrada, agonizando no sol. Esse monstro (pode ser um homem-fungo, um elemental de pedra ou um hook horror, saiu da área de trevas de Delver’s Dale e acabou morto ou agonizando por causa do sol. Eles também podem encontrar viajantes e fazendeiros que podem falar sobre os monstros que estão aparecendo, o desaparecimento dos mineiros de Delver (que é uma cidade de anões livres e humanos), e dos estranhos zumbis com olhos por todo o corpo.

Reporte da Cena:

  • Depois de um começo um pouco bagunçado, finalmente consegui montar a mesa com 5 jogadores.
  • No começo deixei eles interagirem em uma taverna (que eles mesmo criaram, fui perguntando o nome, etc.). A cidade inicial, antes deles irem para Delver’s Dale ficou sendo Wheelon.
  • A interação foi bem legal, com o gnomo do grupo seduzindo uma gnoma que era dona de estábulos, para pegar um pônei para  a viagem.
  • Durante a viagem os personagens interagindo, com o anão explicando sobre a cidade de Delver’s Dale (que é uma cidade criada da união de humanos e anões). Deixei o jogador criar histórias da região.
  • Ao chegar eles viram a cidade envolta em uma redoma negra de sombras com zumbis observadores saindo dela. Em uma cena emocionante (desafio de perícias) o grupo conseguiu passar centenas de zumbis observadores e entrar em Delver’s Dale.

__________________________________

Cena 2 : Chegada em Delver’s Dale

Ao chegar em Delver’s Dale, os heróis irão ver a escuridão. Nesse ponto, poderão ser atacados por centenas de Mortos-Vivos observadores (desafio de perícias com luta, e fuga) e terão que decidir para onde irão. Tirando os locais 12 (Templo de Moradin), 16 (Taverna), 15 (Ferraria) e 19 (Fortaleza), todos os demais lugares estão cheio de corpos dos habitantes, monstros do Underdark e Mortos-Vivos Obsaervadores.

Opções dos Heróis:

• Se forem no Templo, encontrarão o Padre Stannis protegendo vários sobreviventes. O padre irá contar o que aconteceu e irá pedir para que os heróis salvem Deanna Tree na taverna. Isso leva ao combate na Taverna (minis e usando mapa). Ele irá dizer também que acha que Sternfist, o Mago sabe como acabar com a escuridão do lugar. Ele contará também que Balin, o governante da cidade, está resistindo na Fortaleza e que poderá ajudar aos heróis a destruir Barliagus.

• Se forem até à Ferraria, o Sternfist o Mago Anão irá pedir que eles salvem sua filha Deanna Tree na taverna. Ele irá contar como destruir a esfera das sombras e fazer com que a escuridão de Delver’s Dale desapareça. Ele contará também que Balin, o governante da cidade, está resistindo na Fortaleza e que poderá ajudar aos heróis a destruir Barliagus.

• Se forem na Taverna, irão direto para o primeiro combate, a cena “Pela vida de Deanna Tree”, um combate na taverna contra os Drows que a estão prendendo. Se salvarem Deanna ela contar sobre o Templo de Moradin e se refugiar lá. Ela irá pedir para os heróis salvarem o seu pai, Sternfist, o Mago ,que está na ferraria e que sabe como acabar com a escuridão do lugar. Ela contará também que Balin, o governante da cidade, está resistindo na Fortaleza e que poderá ajudar aos heróis a destruir Barliagus.

Reporte Cena 2:

  • A chegada foi dramática e o grupo se dividiu, com o Gnomo e o Halfling com idéias diferentes de estratégia quando ao resto do grupo. Com isso, parte do grupo foi para a taverna enquanto o gnomo e o hafling foram para o templo. Isso fez com que o encontro na taverna ficasse bem mais mortal e dramático!
  • Essa também foi uma cena de exploração da cidade, com toda a podreira que os drow elfos fizeram ao testarem a Redoma das Sombras.

__________________________________

Cena 3 : Combate na Taverna: Salvando Deanna Tree!

Esse é um combate contra os Drows e o Hook Horror que estão na Taverna. Serão dois Drows guerreiros, 4 mortos-vivos observadores (lacaios) e 1 hook horror dentro da taverna. Se eles não salvarem Deanna Tree (que está sangrando) em 5 turnos, a jovem morre!

Reporte da Cena 3:

O combate foi difícil porque o grupo estava sem dois integrantes, mas eles conseguiram vencer.

Eles levaram Deanna Tree para ver o seu pai, o Clérigo de Moradin, e na hora, Deanna (controlada por Barliagus) mata o Clérigo! O grupo fica surpreendido e vê que a proteção dada por Moradin ao templo (que impediu que os zumbis observadores e os monstros do Underdark (hook horrors, homens cogumelo, carrion crawlers, etc.) entrassem no templo.

Para salvar os sobreviventes de Delver’s Dale, eles tem que executar Barliagus imediatamente!

Depois de conseguirem acalmar Deanna Tree (que depois de matar seu pai voltou ao normal), eles seguem para dar um cacete no Barliagus!

__________________________________

Cena 4 – Enfrentando o Mindflayer Barliagus

Dependendo do decorrer da história, ou os heróis descobrem que Barliagus está na área da mineração, fazendo seus experimentos, ou Barliagus vai pessoalmente lidar com os heróis. Nos dois casos o combate será contra:

• Barliagus – Mindflayer Necromancer

• Carrion Crawler Gigante

• 4 Mortos-Vivos Observadores

• 2 Guerreiros Drows

Reporte da Cena 4:

O combate foi violento, mas o grupo usou muito bem de estratégia.

No final, eles conseguem matar o Mindflyer e destroem o Orbe das Sombras e a redoma das sombras desaparece.

____________________________

Fotos da Preparação da Sessão

Fotos da Sessão

Mesa de Paranóia que estava ao lado da gente!

Outra mesa de RPG.

Pessoal escolhendo os personagens.

Mapa de Faerum para mostrar onde vai acontecer a aventura.

Mapa de Delver’s Dale para eles se localizarem.

A briga na taverna, o primeiro dos dois encontros da sessão.

Porrada place!

Atrás do escudo!

O encontro final com Barliagus!

Fotos do Evento AnimePunch 2010


____________________________

Contato

_____________________________________________

Outros Artigos

About these ads

20 Respostas para “Aventura “O Mistério de Delver’s Dale” (AnimePunch 07/02/2010) + Fotos da Sessão – Campanha “Império das Sombras” – D&D 4e e Forgotten Realms! [Nitro

  1. o evento foi animado tio nitro e sua mesa deve ter sido muito massa mesmo quem sabe um dia agent não jogue junto dá vontade até de sair de Recife pra conhecer BH só pra poder jogar uma aventura dessas um abraço cara e show de bola mesmo a aventura!

    obs : sepuder passa lá no meu blog e se der bota o link no nitro dungeons http//:falandoderpg.blogspot.com

  2. Caraca como estava com saudade de ler estes posts cara hehehehehe. infelismente para vc mas felismente para nos heheheheh vc voltou de ferias. hehehhehe

    Bem onde arrumou aqueles dois mapas que usou, o da taverna e o outro.

  3. Parece ter sido interessante a aventura, apesar de eu não ter curtido muito a idéia de adaptar os monstros de niveis quase paragons para fichas contra aventureiros de nivel 1, mas aí já é questão de gosto pessoal mesmo=P. Deve ter sido bem divertido. e que voltem mais posts do Tio NitroXD!

  4. Emanuel, para a 3.5 vc vai ter que calcular o CR dos monstros, mas acho que vai dar algo de nível 10 a 15. Eu mesmo não ligo muito para isso, vou adaptando para mim o mais importante é a narrativa mesmo! :)

  5. falo e disse tio nitro palavras de fato verdadeiras e sábias o importante é a historia e a narração

  6. Tio nitro e os mapas, nao falou onde arrumou eles, fiquei interessado.

  7. Eaew tio nitro, eu tava na outra mesa do evento e fiquei puto ao ver que vc tava jogando D&D 4ª edição, pois todos meus amgiso tem preconceito contra essa edição…Fiquei puto pra jogar mas eu tava parecia que tava cheia D:.

    Espero jgoar com voce na proxima…

    E voce não falow onde arranjou os mapas…

  8. Fala tio nitro!!!

    Cara essa aventura, apesar de ter um contexto simples, parece ter sido muito boa! O histórico é excelente, com inimigos cativantes (meda!) e PDM’s super bacanas. Meus parabéns ( quem sabe um dia eu chego lá :) )

    Mas fiquei com uma super dúvida: a anã Deanna Tree é filha de quem afinal? Do padre Stanis ou do mago Stern?

    Abraço!

    P.S 1: sua campanha do Império das Sombras está simplesmente fenomenal!!! Não perco uma aventura!

    P.S 2: parabéns pelas aventuras paralelas…elas dão mais vida para o cenário, além de permitir que outros tenham a oportunidade de desbravar Faerum também.

  9. Pingback: NitroCast especial 07 – A História de Forgotten Realms Parte 4: Tempo de Fundação Parte 1 « Nitro Dungeon – RPG Blog·

  10. Pingback: NitroVideo: Algumas dicas sobre Personagens do Mestre (PdMs) « Nitro Dungeon – RPG Blog·

  11. Pingback: “A Vingança de Malagor”- 23º Episódio da Campanha “Império das Sombras” (Forgotten-D&D 4e)+Fotos « Nitro Dungeon – RPG Blog·

  12. Pingback: “Conspiração em Sembia”- 24º Ep da Campanha “Império das Sombras” (Forgotten-D&D 4e)+Fotos « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s