NitroCast especial 06 – Forgotten Realms Parte 3: A Guerra das Coroas, a Ascenção e Queda dos Reinos Élficos de Faerum! [NitroDungeon – Podcasts]

No Episódio 06 do Nitrocast Especial, a série de NitroCasts que tratam de temas específicos de RPG, eu trago a terceira parte da série de casts sobre Forgotten Realms, com a história das Guerras das Coroas, a Ascenção e Queda dos Reinos Élficos de Faerum!

Mapa de Forgotten Realms

Forgotten Realms - Mapa 4ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 4ª Edição (Clique para aumentar)
Forgotten Realms - Mapa 3ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 3ª Edição(Clique para aumentar)
Forgotten Realms - Mapa 2ª Edição
Forgotten Realms – Mapa 2ª Edição (Clique para aumentar)
Forgotten Realms - Mapa das Guerras das CoroasForgotten Realms – Mapa das Guerras das Coroas (Clique para Ampliar)

NitroCast especial 06 – Forgotten Realms: A Guerra das Coroas, a Ascenção e Queda dos Reinos Élficos de Faerum!

* Introdução
* Proposta desses NitroCasts especiais de Forgotten Realms.
* Fonte: The Grand History of the Realms
* A história do mundo vai de catástrofe em catástrofe.
* A Guerra das Coroas: O tempo da ascenção e queda dos Reinos Élficos em Faerum.
* Elfo em Faerum NÃO SÃO FRUTA! :)
* Para ajudar a visualizar o conflito, coloquei um mapa da Guerra das Coroas no NitroDungeon RPG Blog.
* Mapas em Romances de Fantasia; ajuda a visualizar a narrativa.
* As guerras das coroas foi 5 grandes conflitos entre as nações élficas, de -12.000 DR até -9.000 DR. Os três conflitos ocorreram simultâneamente, e encheram o continente de guerra.
* A Guerra das Coroas foi marcada por dois grandes eventos, o Disastre Negro e a Descida dos Drows.
* Retomando os episódios anteriores. A criação de Evermeet gerou ressentimentos que explodiram na época da Guerra das Coroas.
* Foi o período onde os elfos negros se corromperam, foram expulsos da superfície e foram para as profundezas do Underdark onde se tornaram os Drows.
* Em -12.000 DR com a ascenção da Casa Vyshaantar em Aryvandaar, o reino dos elfos dourados (que é como eles eram chamados nessa época) ataca Miyeritar (reino da magia) e vencem a guerra.
* Essa foi a Primeira Guerra das Coroas, a primeira demonstração de força de Aryvandaar.
* Aryvandaar então força o reino de Shantel Othreier para se juntar a eles ou sofrer o mesmo destino de Miyeritar. Esse é o estopim da Primeira Guerra das Coroas.
* Miyeritar é ocupada e anexada em -11.800 DR, porém não completamente. Os elfos de Illefarn, apesar de neutros, dão refúgio para os refugiados de Miyeritar. A guerra continuará entre Miyeritar e Aryvandaar até -11.300 DR, durando 500 anos.
* Em -11.700 uma tragédia acontece no reino de Shantel Othreier, quando dragões vermelhos queimaram a parte sul do reino separando a atual Wyrmwood do resto do continente.
* Em resposta à esse ataque dos Dragões Vermelhos, Tethir, filho de Keltormir matou sozinho dois dragões vermelhos anciões do Ridge. Tethir foi conhecido depois como o Dragonslayer.
* A proeza de Tethir salva o povo de Keltormir e Shantel Othreier. Além disso, ele ganha o respeito dos Dragões pelo povo élfico.
* Tribos de humanos ocupam as clareiras formadas pelo ataque dos dragões na região de Keltormir (-11.700 DR) – Antepassados dos Bárbaros Utgardt
* A segunda Guerra da Coroa começa em -11.7000, com a nação de Ilythiir no sul (composta principalmente de elfos negros) se revolta e ataca qualquer aliado de Aryvandaar, os elfo dourados do norte.
* A “Guerra Fria” entre Aryvandaar e Ilythiir é a fonte principal das conspirações, tramóias, assassinatos, manipulações, etc. das Guerras das Coroas.
* Ilythiir ataca primeiro violentamente Orishaar (que deu origem ao nome de Shaar no sul de Faerum). Orishaar era parceiro comercial de Aryvandaar e cai rapidamente frente ao ataque brutal de Ilythiir e os refugiados de Miyeritar.
* Havia também muito ódio recaldado dos Ilythiir por causa do Sundering, a magia que levantou Evermeet do oceano mas que causou muita destruição em Faerum. O sul foi mais afetado.
* 100 anos depois, em -11.600 DR, os Ilythiiri atacam Syòrpiir, que era aliada de Aryvandaar, queimando o reino inteiro e provocando massacres.
* O Massacre de Syòrpiir chocou todos os outros reinos élficos.
* A cada guerra e combate, os Ilythiiri começavam cada vez mais a usar magia maligna e demônios enquanto Aryvandaar usava tropas escravizadas de goblinóides, orcs e ogros.
* Em 11.500 DR por causa da violência dos Ilythiiri, Thearnytaar e Eiellûr se unem e declaram guerra aos elfos negros, considerando-os mais perigosos que os elfos dourados do norte. Eles seguram os Ilythiiri no sul.
* Em 11.450 DR, nas Guerras dos Sable, onde Thearnytaar e Eiellûr, junto com aliados de Ketormir e Shantel Otherier invadem Ilythiir, para destruir ou refomar os elfos negros. Mas tem metade de suas forças decimadas por causa da magia maligna dos elfos negros.
* Os Ilythiiri usaram técnicas de guerrilha e venceram as Guerras dos Sable, semelhante a campanha da Rússia contra Hitler.
* Em 11.400 DR Os Ilythirri se organizam novamente e destroem Eiellûr (elfos verdes), usando fogo para isolar o reino de seus aliados. Os Ilythiiri são ajudados por um traidor entre os elfos de Eiellûr.
* As guerras no inteiror de Faerum forçam várias tribos de elfos para o Inner Sea onde começam vários conflitos contra os Merfolks e os Sahuagin.
* -11.300 DR – A Primeira Guerra da Coroa termina, com Miyeritar conquistada por Aryvandaar.
* -11.299 DR – Termina a Segunda Guerra da Coroa. Thearnytaar cai frente aos Elfos Negros que usam mortos-vivos e monstros escravizados para trucidar os elfos verdes e elfos da lua. Em seguida, Ilythiir segue em direção à grande nação de Keltormir, atacando todos os reinos e cidades aliadas à Keltormir.
* Nessa mesma época ocorre outra grande migração para o mar depois da queda de Thearnytar, os Elfos do Mar expandem militarmente além da Bacia de Selmal, e criam reinos em Corantys, Tor Meraliir, Ullytan Reef e Ryeniir.
* -11.003 DR ocorre a ascenção do império de Aryselmalyr, em Coryselmal, a maior das cidades dos elfos do mar (reino  de Selmalyr, na Bacia de Selal) se torna a capital do reino de Aryselmalyr, controlando todos os reinos élficos do Inner Sea, o mar interno. É o ano 1 em Seros para o Calendário de Aryselmalyr.
* -11.000 DR, o enclave de Mind Flayers (Illithid) de Oryndoll no Underdark é criado de refugiados de Glyth, uma das estrelas que circundam o mesmo sol de Toril.
* -11.000 DR Origem dos Anões do Escudo. Taark Shanat, o Cruzado, e seus oito filhos lideram um grande êxodo de anões saind do reino de Bhaerynden e indo para um novo reino no oeste. Eles criam o grande império de Shanatar, sob as terras de Amn, Tethyr, Calimshan e o Lake of Steam (lago do Vapor).
* -10.900 DR começa a Terceira Guerra das Coroas, quando surge um conflito entre Shantel, Othreier e Aryvandaar.
* -10.800 DR os anões do escudo liderados por Taark Shanat, o reino de Shanatar, enfrentam seu primeiro inimigo no que ficou conhecido como a Guerra dos Cloakers. Os habitantes misterioosos de Rringlor Noroth, surgem de um grande abismo para controlar as cavernas de Alatorin. Taark mata quatro dragões azuis que tinham se aliado aos Rringlor Noroths.
* Após essa batalha, o Wyrmskull Throne, o trono das Caveiras dos Dragões é criado com os ossos dos dragões mortos por Taark, e o lar dos dragões é chamado de Brightaxe Hall, e é fundado o reino de Alatorin. Os anões do escudo marcam a fundação do reino de Alatorin como a Primeira Grande Era de Shanatar.
* -10.700 DR ocorre a Batalha do Teatro dos Deuses, o Tearo dos Deuses, onde hoje são as Tunlands, à leste de Shantal Othreirer, é o local de uma das batalhas mais sangrentas e destruidorras das Guerras das Coroas. Cerca de 70.000 elfos morreram nas mãos e elfos e orcs de Aryvandaar, e uma horda orc de 100.000 foi formada para o combate. Aryvandaar (o Império Vishantaar)vence o ocupa a parte norte de Shantel Othrerier.
* -10.600 DR Fim da Terceira Guerra da Coroa. A terceira guerra da coroa termina com a queda de Shantel Othreruer apesar de Ardeep, um pequeno reino vassalo de Shantel, ainda resiste.
* -10.500 DR ocorre o Desatre Negro (Dark Disaster), quando tempestades horrendas cobriram todo o reino de Miyeritar, causada pelos Altos Magos de Aryvandaar. A destruição causa uma grande trauma a todos os elfos, e leva a quatro décadas de trégua.
* Enquanto isso, os oito filhos do líder anão Taark Shanat criam seus próprios reinos nas cavernas do norte, onde hoje é Tehyr e Amn. Cada reino clama um dos filhos de Moradin, o deus dos anões como patrono, assim cada reino tem um deus ou uma deusa particular.
* -10.460 DR Aryvandaar conquista o reino de Ardeep, que ainda resistia na região de Shantal, após 100 anos de guerra e depois de assassinar os reis Ilitharath e seu neto Tarosspur.
* -10.450 DR começa a Quarta Guerra da Coroa com Ilythiir procudando contra-atacar e vingar a queda de Miyeritar. Os elfos negros usam os poderes corruptos de Ghaunadar e outros deuses do mal pela primeira vez. Essa é a guerra que causa a transformação dos Elfos Negros e seus aliados em Drows!
* -10.400 DR – Os Elfos Negros do Clã Sethomiir viajam por meio de magia até Riidalth (onde hoje é Rawlinswood e a Floresta de Lethyr) vindo de Ilythiir, guados pelo demônio Balor Wendonai. Eles constroem a fortaleza de Narathmault, o “Dark Pit”, onde correntemente é Dun-Tharos, um local de grande mal.
* -10.300 DR – Os Elfos de Keltormir, enfrentando tanto Aryvandaar e os Ilythiir, recuam para o leste de Keltomir, se reufiando nas Highlands.
* -10.270 DR – As Campanhas da Pedra e das Garra. O recuo de Kelotmir força pela primeira vez o combate direto entre Aryvandaar e Ilythiir, em meio às montanhas e as planícies do norte de Keltomir, envolvendo gigantes e tribos bárbaras de humanos.
* -10.110 DR Usando dragões escravizados, os elfos negros de Ilythiir engolfam Shantal Othreier (controlado por Aryvandaar) em chamas destruindo 70 por cento de suas árvores ao longo de 50 anos de campanha.
* Os Elfos Negros são liderados por Taranth da Casa Aelryth, e usam dragões, demônios e magia negra para lutar. Aryvandaar tinha em seu comando exércitos de orcs e grande magia. A guerra era sangrenta. Tarranth , ao destruir Shantal, pegou as cabeças dos Elfos do Sol líderes de Aryvandaar e pregou na Árvore do Conselho Élfico em Caelpiir.
* Em resposta à essa destruição horrenda, 1000 clérigos e Altos Magos do reino neutro de Illefarn e outras áreas livres passam décadas em preces para uma itervenção direta de Correlian Larethian e os demais Seldarine, os deuses élficos.
* -10.000 DR Esse é o momento mais importante das Guerras das Coroas, a criação e exílio dos Drow Elfos. Atendendo aos clamores dos clérigos e dos Altos Magos, Corellon Larethian, o deus principal dos Elfos, envia através de seus clérigos uma magia para transformar todos os responsáveis pela trafédia de Shantal Othreier em drows.
* Não só os Ilythiir como seus aliados foram transformados em Drow, com olhos vermelhos, pele completamente negra e enfraquecendo completamente frente ao sol.
* Um trecho de um escrito de um dos Lords Ilythiir ”  is é loucura! Um vil faerfhaor ou maldição, mais poderosa que a nossa mágica, deixou nossas peles tão negras como as almas dos Vyshaan de Aryvandaar. O sol queima e nos cega e não podemos mais ficar no ar livre. Nós estamos nos refugiando nas cavernas e vamos tentar viajar para o Sul. Nós deixamos nossa terra natal em sofrimento, sabendo que fomos rejeitados pelos Seldarine…”
* Enquanto isso, todos os demais reinos élficos não afetados pela magia de Corellon, são invocados atá  Corte Élfica para tentarem fazer a paz entre si.
* A tranformação dos Elfos Negros faz com que seus escravos e monstros se voltem contra eles, e os força a fugir. Liderados por Undrek, do Clan Sethomiir, os drows de Narathmault e seus minotauros viajaram para o sul e entreram no Underdark debaixo do Platô de Thay.
* -9.900 DR Porém Aryvandaar continua sua expansão. Eles começam a perseguir Altos Magos e clérigos. Illefarn e sua colônia de Llewyrwood (onde hoje é a Neverwinter Wood) são anexados por Ayvandaar. Muitos elfos fogem para as ruínas de Shantel Othrerier.
* -9.839 DR a -9.833 DR
A Guerra de Seros, um conflito entre os Elfos do Mar e seus aliados (os merfolks) contra os Sahuagin em Serôs, que termina com a derrota dos Sahuagin, e a destruição do Sekolah, o principal império dos Sahuagin.
* -9.800 DR
O império de Vyshantaar ocupa todas os reinos élficos, com exceção de Keltormir. Eles começam a colonização de Evermeet.
* Algumas casas de elfos Llewyrr se unem e fogem do império,e se refugiam nas Ilhas Moonshae, e a nova terra se chama Synnoria, o mesmo nome da rainha élfica que liderou os elfos Llewyr.
* – 9.750 DR
Os elfos exliados nas ruínas de Shantel Othreier (Elfos do Sol e da Lua) fugindo a perseguição dos Vyshaan de Aryvandaar, se torna o reino de Lethy. Na região, onde hoje é a Florestqa de Lethyr, os elfos encontram os monstros deixados pelos Drow elfos, de Narathmault e iniciam uma campanha para exterminar a legacia dos Ilythiir.
* -9.600 DR
Nasce as primeiras civilizações do Underdark de drow, criação das cdiades drow de Telantiwar e Guallidurth.
* -9.200 DR Inicia a Quinta Guerra das Coroas. Os nobres de Aryvandaar não concordam com libertar os reinos conquistados, uma decisão feita pelo conselho élfico em -9.200 DR, a corte élfica, os clérigos Seldarine e os Altos Magos (que se esconderam da perseguição do Império Vyshaan de Aryvantaar (o império virou agora Vyshantaar) fragmentando o império.
* -9.000 DR A quinta guerra da coroa termina com a derrota dos Vyshaan e a dissolução de Aryvandaar. Os elfos começam a migrar para Keltormir e Illecfarn e para Ardeerp.
* Os Altos Magos e Clérigos dos reinos controlados por Aryvandaar usam de magia e acabam com a tropa de orcs e goblinóides de Aryvandaar, fragmentando a força principal do Império. Em pouco tempo os reinos se libertam. Os elfos cansados de guerras migram para Illefarn, Keltomir e Evermeet.
* Os Drows da cidade de Telantiwar massacram os anõe sde Bhaerynden (onde hoje é o Great Rift, a Grande Fenda em – 8.800 DR) e tomam a cidade. Anões sobreviventes vão para outras regiões e alguns seguem para Chult, adotam organizações tribais e se transformando os Anões Selvagens.
* Parte dessa migração, alguns anões vão para os picos isolados de Novularond, se transformando nos Anões Árticos.
* Encerramento
NitroCast especial 06 – Forgotten Realms: A Guerra das Coroas, a Ascenção e Queda dos Reinos Élficos de Faerum!
* Introdução
* Proposta desses NitroCasts especiais de Forgotten Realms.
* Fonte: The Grand History of the Realms
* A história do mundo vai de catástrofe em catástrofe.
* A Guerra das Coroas: O tempo da ascenção e queda dos Reinos Élficos em Faerum.
* Elfo em Faerum NÃO SÃO FRUTA! :)
* Para ajudar a visualizar o conflito, coloquei um mapa da Guerra das Coroas no NitroDungeon RPG Blog.
* Mapas em Romances de Fantasia; ajuda a visualizar a narrativa.
* As guerras das coroas foi 5 grandes conflitos entre as nações élficas, de -12.000 DR até -9.000 DR. Os três conflitos ocorreram simultâneamente, e encheram o continente de guerra.
* A Guerra das Coroas foi marcada por dois grandes eventos, o Disastre Negro e a Descida dos Drows.
* Retomando os episódios anteriores. A criação de Evermeet gerou ressentimentos que explodiram na época da Guerra das Coroas.
* Foi o período onde os elfos negros se corromperam, foram expulsos da superfície e foram para as profundezas do Underdark onde se tornaram os Drows.
* Em -12.000 DR com a ascenção da Casa Vyshaantar em Aryvandaar, o reino dos elfos dourados (que é como eles eram chamados nessa época) ataca Miyeritar (reino da magia) e vencem a guerra.
* Essa foi a Primeira Guerra das Coroas, a primeira demonstração de força de Aryvandaar.
* Aryvandaar então força o reino de Shantel Othreier para se juntar a eles ou sofrer o mesmo destino de Miyeritar. Esse é o estopim da Primeira Guerra das Coroas.
* Miyeritar é ocupada e anexada em -11.800 DR, porém não completamente. Os elfos de Illefarn, apesar de neutros, dão refúgio para os refugiados de Miyeritar. A guerra continuará entre Miyeritar e Aryvandaar até -11.300 DR, durando 500 anos.
* Em -11.700 uma tragédia acontece no reino de Shantel Othreier, quando dragões vermelhos queimaram a parte sul do reino separando a atual Wyrmwood do resto do continente.
* Em resposta à esse ataque dos Dragões Vermelhos, Tethir, filho de Keltormir matou sozinho dois dragões vermelhos anciões do Ridge. Tethir foi conhecido depois como o Dragonslayer.
* A proeza de Tethir salva o povo de Keltormir e Shantel Othreier. Além disso, ele ganha o respeito dos Dragões pelo povo élfico.
* Tribos de humanos ocupam as clareiras formadas pelo ataque dos dragões na região de Keltormir (-11.700 DR) – Antepassados dos Bárbaros Utgardt
* A segunda Guerra da Coroa começa em -11.7000, com a nação de Ilythiir no sul (composta principalmente de elfos negros) se revolta e ataca qualquer aliado de Aryvandaar, os elfo dourados do norte.
* A “Guerra Fria” entre Aryvandaar e Ilythiir é a fonte principal das conspirações, tramóias, assassinatos, manipulações, etc. das Guerras das Coroas.
* Ilythiir ataca primeiro violentamente Orishaar (que deu origem ao nome de Shaar no sul de Faerum). Orishaar era parceiro comercial de Aryvandaar e cai rapidamente frente ao ataque brutal de Ilythiir e os refugiados de Miyeritar.
* Havia também muito ódio recaldado dos Ilythiir por causa do Sundering, a magia que levantou Evermeet do oceano mas que causou muita destruição em Faerum. O sul foi mais afetado.
* 100 anos depois, em -11.600 DR, os Ilythiiri atacam Syòrpiir, que era aliada de Aryvandaar, queimando o reino inteiro e provocando massacres.
* O Massacre de Syòrpiir chocou todos os outros reinos élficos.
* A cada guerra e combate, os Ilythiiri começavam cada vez mais a usar magia maligna e demônios enquanto Aryvandaar usava tropas escravizadas de goblinóides, orcs e ogros.
* Em 11.500 DR por causa da violência dos Ilythiiri, Thearnytaar e Eiellûr se unem e declaram guerra aos elfos negros, considerando-os mais perigosos que os elfos dourados do norte. Eles seguram os Ilythiiri no sul.
* Em 11.450 DR, nas Guerras dos Sable, onde Thearnytaar e Eiellûr, junto com aliados de Ketormir e Shantel Otherier invadem Ilythiir, para destruir ou refomar os elfos negros. Mas tem metade de suas forças decimadas por causa da magia maligna dos elfos negros.
* Os Ilythiiri usaram técnicas de guerrilha e venceram as Guerras dos Sable, semelhante a campanha da Rússia contra Hitler.
* Em 11.400 DR Os Ilythirri se organizam novamente e destroem Eiellûr (elfos verdes), usando fogo para isolar o reino de seus aliados. Os Ilythiiri são ajudados por um traidor entre os elfos de Eiellûr.
* As guerras no inteiror de Faerum forçam várias tribos de elfos para o Inner Sea onde começam vários conflitos contra os Merfolks e os Sahuagin.
* -11.300 DR – A Primeira Guerra da Coroa termina, com Miyeritar conquistada por Aryvandaar.
* -11.299 DR – Termina a Segunda Guerra da Coroa. Thearnytaar cai frente aos Elfos Negros que usam mortos-vivos e monstros escravizados para trucidar os elfos verdes e elfos da lua. Em seguida, Ilythiir segue em direção à grande nação de Keltormir, atacando todos os reinos e cidades aliadas à Keltormir.
* Nessa mesma época ocorre outra grande migração para o mar depois da queda de Thearnytar, os Elfos do Mar expandem militarmente além da Bacia de Selmal, e criam reinos em Corantys, Tor Meraliir, Ullytan Reef e Ryeniir.
* -11.003 DR ocorre a ascenção do império de Aryselmalyr, em Coryselmal, a maior das cidades dos elfos do mar (reino  de Selmalyr, na Bacia de Selal) se torna a capital do reino de Aryselmalyr, controlando todos os reinos élficos do Inner Sea, o mar interno. É o ano 1 em Seros para o Calendário de Aryselmalyr.
* -11.000 DR, o enclave de Mind Flayers (Illithid) de Oryndoll no Underdark é criado de refugiados de Glyth, uma das estrelas que circundam o mesmo sol de Toril.
* -11.000 DR Origem dos Anões do Escudo. Taark Shanat, o Cruzado, e seus oito filhos lideram um grande êxodo de anões saind do reino de Bhaerynden e indo para um novo reino no oeste. Eles criam o grande império de Shanatar, sob as terras de Amn, Tethyr, Calimshan e o Lake of Steam (lago do Vapor).
* -10.900 DR começa a Terceira Guerra das Coroas, quando surge um conflito entre Shantel, Othreier e Aryvandaar.
* -10.800 DR os anões do escudo liderados por Taark Shanat, o reino de Shanatar, enfrentam seu primeiro inimigo no que ficou conhecido como a Guerra dos Cloakers. Os habitantes misterioosos de Rringlor Noroth, surgem de um grande abismo para controlar as cavernas de Alatorin. Taark mata quatro dragões azuis que tinham se aliado aos Rringlor Noroths.
* Após essa batalha, o Wyrmskull Throne, o trono das Caveiras dos Dragões é criado com os ossos dos dragões mortos por Taark, e o lar dos dragões é chamado de Brightaxe Hall, e é fundado o reino de Alatorin. Os anões do escudo marcam a fundação do reino de Alatorin como a Primeira Grande Era de Shanatar.
* -10.700 DR ocorre a Batalha do Teatro dos Deuses, o Tearo dos Deuses, onde hoje são as Tunlands, à leste de Shantal Othreirer, é o local de uma das batalhas mais sangrentas e destruidorras das Guerras das Coroas. Cerca de 70.000 elfos morreram nas mãos e elfos e orcs de Aryvandaar, e uma horda orc de 100.000 foi formada para o combate. Aryvandaar (o Império Vishantaar)vence o ocupa a parte norte de Shantel Othrerier.
* -10.600 DR Fim da Terceira Guerra da Coroa. A terceira guerra da coroa termina com a queda de Shantel Othreruer apesar de Ardeep, um pequeno reino vassalo de Shantel, ainda resiste.
* -10.500 DR ocorre o Desatre Negro (Dark Disaster), quando tempestades horrendas cobriram todo o reino de Miyeritar, causada pelos Altos Magos de Aryvandaar. A destruição causa uma grande trauma a todos os elfos, e leva a quatro décadas de trégua.
* Enquanto isso, os oito filhos do líder anão Taark Shanat criam seus próprios reinos nas cavernas do norte, onde hoje é Tehyr e Amn. Cada reino clama um dos filhos de Moradin, o deus dos anões como patrono, assim cada reino tem um deus ou uma deusa particular.
* -10.460 DR Aryvandaar conquista o reino de Ardeep, que ainda resistia na região de Shantal, após 100 anos de guerra e depois de assassinar os reis Ilitharath e seu neto Tarosspur.
* -10.450 DR começa a Quarta Guerra da Coroa com Ilythiir procudando contra-atacar e vingar a queda de Miyeritar. Os elfos negros usam os poderes corruptos de Ghaunadar e outros deuses do mal pela primeira vez. Essa é a guerra que causa a transformação dos Elfos Negros e seus aliados em Drows!
* -10.400 DR – Os Elfos Negros do Clã Sethomiir viajam por meio de magia até Riidalth (onde hoje é Rawlinswood e a Floresta de Lethyr) vindo de Ilythiir, guados pelo demônio Balor Wendonai. Eles constroem a fortaleza de Narathmault, o “Dark Pit”, onde correntemente é Dun-Tharos, um local de grande mal.
* -10.300 DR – Os Elfos de Keltormir, enfrentando tanto Aryvandaar e os Ilythiir, recuam para o leste de Keltomir, se reufiando nas Highlands.
* -10.270 DR – As Campanhas da Pedra e das Garra. O recuo de Kelotmir força pela primeira vez o combate direto entre Aryvandaar e Ilythiir, em meio às montanhas e as planícies do norte de Keltomir, envolvendo gigantes e tribos bárbaras de humanos.* -10.110 DR Usando dragões escravizados, os elfos negros de Ilythiir engolfam Shantal Othreier (controlado por Aryvandaar) em chamas destruindo 70 por cento de suas árvores ao longo de 50 anos de campanha.
* Os Elfos Negros são liderados por Taranth da Casa Aelryth, e usam dragões, demônios e magia negra para lutar. Aryvandaar tinha em seu comando exércitos de orcs e grande magia. A guerra era sangrenta. Tarranth , ao destruir Shantal, pegou as cabeças dos Elfos do Sol líderes de Aryvandaar e pregou na Árvore do Conselho Élfico em Caelpiir.
* Em resposta à essa destruição horrenda, 1000 clérigos e Altos Magos do reino neutro de Illefarn e outras áreas livres passam décadas em preces para uma itervenção direta de Correlian Larethian e os demais Seldarine, os deuses élficos.
* -10.000 DR Esse é o momento mais importante das Guerras das Coroas, a criação e exílio dos Drow Elfos. Atendendo aos clamores dos clérigos e dos Altos Magos, Corellon Larethian, o deus principal dos Elfos, envia através de seus clérigos uma magia para transformar todos os responsáveis pela trafédia de Shantal Othreier em drows.
* Não só os Ilythiir como seus aliados foram transformados em Drow, com olhos vermelhos, pele completamente negra e enfraquecendo completamente frente ao sol.
* Um trecho de um escrito de um dos Lords Ilythiir ”  is é loucura! Um vil faerfhaor ou maldição, mais poderosa que a nossa mágica, deixou nossas peles tão negras como as almas dos Vyshaan de Aryvandaar. O sol queima e nos cega e não podemos mais ficar no ar livre. Nós estamos nos refugiando nas cavernas e vamos tentar viajar para o Sul. Nós deixamos nossa terra natal em sofrimento, sabendo que fomos rejeitados pelos Seldarine…”
* Enquanto isso, todos os demais reinos élficos não afetados pela magia de Corellon, são invocados atá  Corte Élfica para tentarem fazer a paz entre si.
* A tranformação dos Elfos Negros faz com que seus escravos e monstros se voltem contra eles, e os força a fugir. Liderados por Undrek, do Clan Sethomiir, os drows de Narathmault e seus minotauros viajaram para o sul e entreram no Underdark debaixo do Platô de Thay.
* -9.900 DR Porém Aryvandaar continua sua expansão. Eles começam a perseguir Altos Magos e clérigos. Illefarn e sua colônia de Llewyrwood (onde hoje é a Neverwinter Wood) são anexados por Ayvandaar. Muitos elfos fogem para as ruínas de Shantel Othrerier.
* -9.839 DR a -9.833 DRA Guerra de Seros, um conflito entre os Elfos do Mar e seus aliados (os merfolks) contra os Sahuagin em Serôs, que termina com a derrota dos Sahuagin, e a destruição do Sekolah, o principal império dos Sahuagin.
* -9.800 DRO império de Vyshantaar ocupa todas os reinos élficos, com exceção de Keltormir. Eles começam a colonização de Evermeet.
* Algumas casas de elfos Llewyrr se unem e fogem do império,e se refugiam nas Ilhas Moonshae, e a nova terra se chama Synnoria, o mesmo nome da rainha élfica que liderou os elfos Llewyr.
* – 9.750 DROs elfos exliados nas ruínas de Shantel Othreier (Elfos do Sol e da Lua) fugindo a perseguição dos Vyshaan de Aryvandaar, se torna o reino de Lethy. Na região, onde hoje é a Florestqa de Lethyr, os elfos encontram os monstros deixados pelos Drow elfos, de Narathmault e iniciam uma campanha para exterminar a legacia dos Ilythiir.
* -9.600 DRNasce as primeiras civilizações do Underdark de drow, criação das cdiades drow de Telantiwar e Guallidurth.
* -9.200 DR Inicia a Quinta Guerra das Coroas. Os nobres de Aryvandaar não concordam com libertar os reinos conquistados, uma decisão feita pelo conselho élfico em -9.200 DR, a corte élfica, os clérigos Seldarine e os Altos Magos (que se esconderam da perseguição do Império Vyshaan de Aryvantaar (o império virou agora Vyshantaar) fragmentando o império.
* -9.000 DR A quinta guerra da coroa termina com a derrota dos Vyshaan e a dissolução de Aryvandaar. Os elfos começam a migrar para Keltormir e Illecfarn e para Ardeerp.
* Os Altos Magos e Clérigos dos reinos controlados por Aryvandaar usam de magia e acabam com a tropa de orcs e goblinóides de Aryvandaar, fragmentando a força principal do Império. Em pouco tempo os reinos se libertam. Os elfos cansados de guerras migram para Illefarn, Keltomir e Evermeet.
* Os Drows da cidade de Telantiwar massacram os anõe sde Bhaerynden (onde hoje é o Great Rift, a Grande Fenda em – 8.800 DR) e tomam a cidade. Anões sobreviventes vão para outras regiões e alguns seguem para Chult, adotam organizações tribais e se transformando os Anões Selvagens.
* Parte dessa migração, alguns anões vão para os picos isolados de Novularond, se transformando nos Anões Árticos.
* Encerramento

_______________________________

Abertura:

Tema de Paralax (por Tio Nitro – música e vocal! :)

Links:

http://www.ultimosdiasdegloria.com/ – Maravilhoso Site Brasileiro sobre Forgotten Realms

______________________________________

Download – NitroCast Especial 06

Escute Online

______________________________________

Fórum do NitroCast:

Fórum TPK Brasil (Total Podcast Kill)

______________________________________

Assine o NitroCast (Feeds of RSS do Podcast – Meevio)

Você pode baixar os episódios ou assinar, usando programas como o Itunes da Apple.

Tutorial Animado de como assinar Podcasts usando o Itunes.

Via Itunes – itpc://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Via RSS – http://mevio.com/feeds/newtonrocha.xml

Escute Online

http://newtonrocha.mevio.com/

HD Online com todos os Nitrocast (4Shared)

http://www.4shared.com/dir/9353384/18b6cd28/05-_NitroCast_-_Podcast_de_RPG.html

____________________________

____________________________

Download Direto Nitrocast

  • NitroCast 01 – Usando técnicas de roteiro para planejar sessões de RPG!
  • NitroCast 02 – Dicas de Interpretação de Personagens de RPG!
  • NitroCast 03 – Dicas para Mestrar em Eventos de RPG
  • NitroCast 04 – Dicas para Deixar suas Cenas de Ação Emocionantes
  • NitroCast 05 – Como criar o melhor personagem possível para sua aventura!
  • NitroCast 06 – Como dar vida aos monstros de sua aventura de RPG!
  • NitroCast 07 – A Alma do Guerreiro: Dicas de interpretação para Jogadores e Mestres!
  • NitroCast 08 – Como Começar a Mestrar e Dicas para Mestres Iniciantes!
  • NitroCast 09 – Dicas de Improvisação para Mestres e Jogadores de RPG
  • NitroCast 10 – Como colocar mistérios nas suas aventuras de RPG!
  • NitroCast 11 – A Alma do Mago: Dicas de Interpretação para jogadores e mestres de RPG!
  • NitroCast 12 – Dicas de Descrição de Cenas para Mestres e Jogadores de RPG!
  • ____________________________

  • Download Direto Nitrocast Especial

  • NitroCast Especial 01 – Análise Rápida do Guia do Mestre para D&D 4e
  • NitroCast Especial 02 – Dark Sun Parte 1: Visão Geral e História de Athas!
  • NitroCast Especial 03 – Dark Sun Parte 2: Raças, Classes de Personagens e Aventuras em Athas!
  • NitroCast Especial 04 – Forgotten Realms Parte 1: História da Criação até os Dias do Trovão!
  • NitroCast Especial 05 – Forgotten Realms Parte 2: História da Era do Alvorecer até o Primeiro Florescimento!
  • NitroCast especial 06 – Forgotten Realms: A Guerra das Coroas, a Ascenção e Queda dos Reinos Élficos de Faerum!
  • ____________________________

    Contato

    ____________________________

    Outros Artigos

    OS MAGNÍFICOS Nº8 – “Terra, o Mundo dos Mortos!” – Aventura, Fotos e Reporte de Sessão para Mutantes e Malfeitores – Campanha “Preço da Fama” – [Nitro Dungeon – M&M]

    Aventura Completa “Mercenários” – Campanha “Império das Sombras” para D&D 4e e Forgotten Realms + Fotos e Reporte da Sessão do Gameday(19/09/09) [NitroDungeon – Aventuras]

    Como foi o Gameday (19/09/09) em Belo Horizonte e fotos das mesas de RPG! [NitroDungeon – Eventos]

    About these ads

    11 Respostas para “NitroCast especial 06 – Forgotten Realms Parte 3: A Guerra das Coroas, a Ascenção e Queda dos Reinos Élficos de Faerum! [NitroDungeon – Podcasts]

    1. Parabens! Muito bom! E exatamente o que eu precisava para minha campanha, os jogadores estão nesse momento em ruínas élficas que datam dessa época procurando (embora não saibam) o tomo mágico que contem o ritual que causou o Dark Disaster.

      Tudo bem que é complicado bagarai de realmente entender, principalmente pq não tem nenhum mapa dessa época mostrando o norte tb (Pelo menos q eu saiba).

      Só uma coisa, acho q vc cometeu um pequeno erro. os barbaros Uthgardt aos quais vc se referiu vivem na região das Fronteiras Prateadas em sua maioria, existem poucos deles no Vale do Vento Gélido.

    2. Os especiais pod cast estão bons. Ouvi todos do Dark Sun porem foi pouca coisa , muito intrigante o cenario de Dark Sun. Eu conheçi Dark Sun antes de ouvir seus pod casts atravez de um jogo de DOS emulando pelo DOS Box , e senti como é a parada no Dark Sun foi a experiencia mas proxima que tive deste cenario. O nome dele é: Dark Sun Shattered Lands .

      Outro cenario que to a espera caso voce faça ai um pod cast é Al-Qadin tambem conheci ele jogando pelo DOS , mas tarde vi nesta 4 edição ela sendo citado no manual do mestre. O jogo que joguei pelo Dos é esse: Al Qadim – The Genie’s Curse , acabei encontrando o manual dele , muito bom por sinal é outro cenario que vale a pena fazer um pod cast.

      Bom não custa nada pedir mas vai lá .Eu não sei se voce tem material pra fazer um pode cast sobre Lankhmar , se tu tiver poderia fazer um especial pod cast dele??? acho que ele é um tipo de cenerario que merece respeito , eu li alguma coisa na antiga DB , e alguns livros que acabei encontrando pela net baixando pelo e-mule , basicamente consegui todos de Lankhmar . E particularmente é um tipo de cenario tão bom quanto os dois citados acima.

      Começei a ouvir esse teu pod cast agora , não só por ser material em ingles e dificil acesso para alguns como tem gente como eu que não conseguiu pegar nem a primeira e a segunda edição de Forgotten Realms, então um resumão ta valendo bem a pena mesmo. Tem algum material da 3.5 edição , mas não são todos os livros dele ou seja to meio capengado. Conheçi FR pelo jogo de pc NEVEWINTER NIGHTS.

      Vlw pelos pod casts que vc estar fazendo , caso faça mas desses cenarios acima que citei eu vou ser um dos que vai abaixar para escutar.

    3. Obrigado pelos comentários, Al Quadim está na lista, quanto a Lankhmar, eu não tenho nada do cenário, apesar de conhecer a fama dele.

      @tabris – As tribos humanas do norte não são os Uthgardt e sim os antepassados dos Uthgardt e de todas as outras tribos bárbaras do norte que só irão se desenvolver muitos milhares de anos depois desses eventosl. E eu me referi, para ajudar na referência dos ouvintes, à tribo do Wulfgar, só para o pessoal ter uma noção.

      Esses eventos das Guerras das Coroas são muuuuito antigos, e nessa época, os humanos se concentravam no norte de Faerum.

      Um abraço!

    4. Quais os livros de AL Qadin vc tem???? Eu to fazendo o upload no mediafire de tudo quanto é aventura e caixa basica de Lankhmar,pra ser mas exato é a coleção do cenario todo . Quanto do Al Qadin eu só não tenho o Reunion de resto tenho todos.

      Eu vou acabar de fazer o upload e mas tarde passo aqui e posto o link dos livros. Claro se vc tiver interessado no cenario de Lankhmar para fazer o download efuturamente possivelmente fazer algum pod cast desse cenario.

    5. Ainda estou baixando, mas essa série de podcasts sobre Forgotten está demais, Nitro! Muito bom mesmo.

      E eu aproveito pra engrossar o coro. Quando vc acabar essas sobre Forgotten (quanto mais melhor!), Al-Qadim seria perfeito! Tenho a maioria dos livros aqui em papel mesmo e sou apaixonado pelo cenário. Quem dera não saísse pra 4a edição, apenas disso ser difííííícil… :)

      Mas continua aí, Nitro. Tô viciado nesses podcasts!

      Abraços!

    6. Pingback: NitroCast especial 07 – A História de Forgotten Realms Parte 4: Tempo de Fundação Parte 1 « Nitro Dungeon – RPG Blog·

    7. Pingback: NitroVideo: Algumas dicas sobre Personagens do Mestre (PdMs) « Nitro Dungeon – RPG Blog·

    8. Pingback: NitroCast 21-Old Dragon RPG, Entrevista com o Mr.POP! « Nitro Dungeon – Diversão Nerd!·

    Deixe um comentário!

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s