Tio Nitro Top 5 Posts de RPG da Semana (25/04/09 a 01/05/09) [NitroDungeon - Top 5]

Com a blogosfera de RPG produzindo pra caramba, sempre achei que os famosos Ranks de Sites e Blogs de RPG do Área Cinza e do Pop Dice , apesar de divertidos, não focam no que eu acho mais legal da safra e da produção atual de conteúdo dos blogs de RPG: indicações dos posts legais e bem trabalhados do mês. Eu vasculho pela internerd do RPG atrás de posts e material de qualidade, não me importando se o site é famoso ou não. E com tantas pessoas escrevendo e produzindo conteúdo, seria legal divulgar e chamar atenção a estes esforços, sejam de sites mais visitados ou não.

"Papai! Papai! Olha o que eu achei no mar!"

"Papai! Papai! Olha o que eu achei no mar!"

Assim, vou começar um esforço nesse mês de Maio em fazer toda semana, um top 10 dos posts mais interessantes da blogosfera de RPG, na minha opinião de nerd dinossauro. O meu top 5 é totalmente subjetivo e arbitrário, é o que eu achei legal e que acho que mais pessoas poderiam dar uma conferida, só isso hahahaha!

Esse top 5 é o que me chamou atenção, o que eu achei legal e útil para minha mesa de jogo e para passar aos meus jogadores, além de posts diferentes e interessantes. No final do mês pretendo fazer um top 5 dos top 5 do mês, e quem sabe, divulgar o bom trabalho que tem sido feito pelos blogueiros, sejam eles de blogs muito visitados ou não. Então vamos lá! :) A ordem do top ten é totalmente sem significado, o 5 não é melhor que o 1 hahahahaha!

As regras são simples, tem que ser posts de blogs de RPG em português! :)

Tio Nitro Top 5 Posts de RPG da Semana (25/04/09 a 01/05/09)

1. Adrenalina RPG –  Casas de Eberron – Parte II (em conjunto com os demais posts/traduções/resumos sobre Eberron)

O blog do Darkangellus está com uma série de traduções-resumos de Eberron em português, legal para quem tem curiosidade com o cenário que talvez jamais será traduzido para o português. Na verdade não são somente 1 post, são vários posts, que eu coloco aqui para a galera! São posts resumidos e que servem muito bem para passar aos seus jogadores para eles terem uma noção do mundo de Eberron, cuja versão D&D 4e vai sair em breve! O post que me chamou atenção nessa semana foi o Casas de Eberron parte 2, e por ele fui lendo os demais posts. Assim coloquei aqui todos os posts na ordem para quem não conhece Eberron ou quem quer apresentar para seus jogadores!

Posts sobre Eberron no Adrenalina RPG:

A Origem de Eberron  

Raças de Eberron 

 As Terras de Eberron

,As outras Terras de Eberron

Casas de Eberron – Parte I

Casas de Eberron – Parte II


2. Dados Mestres -Mestrando nos Reinos – Parte V

 O blog do Yuri está mandando muito bem com posts com dicas para jogadores e mestres. Me chamou atenção nessa semana o post Mestrando nos Reinos – Parte V, baseados nos artigos de dicas do Ed Greenwood, um dos criadores de Forgotten Realms. O post também é parte de uma série de outros posts sobre o mesmo assunto, que eu coloco aqui em baixo:

Posts da série Mestrando nos Reinos do Dados Mestres:

Humor na mesa de jogo

Calendário de Campanha 

Notícias – ganchos de aventura instantâneos 

NPCs dos Reinos – como e quando usá-los

Mestrando nos Reinos – Parte V 

 

3. Rolando 20 -O Círculo

Mandando muito bem, o Daniel Anand manda um encontro simples mas eficiente, pronto para ser usado em uma mesa de D&D 4e. Também estou curtindo muito os relatos de sessão que ele anda fazendo, modulares e interessantes para tirar idéias para aventuras.

Outros posts legais do Rolando 20:

Reporte de Campanha: As Treze Tribos de Xen’drik Sessões 2 e 3

Reporte de Campanha: Escamas Púrpuras Sessão 6

 

4. Trampolim RPGHistórico ou Background de Personagens

Fancioli segue no estilo de posts curtos mais precisos e informativos. Esse trata de uma maneira bem sucinta sobre os históricos dos personagens, com pequenas listas para facilitar aos jogadores. 

Outros posts legais no Trampolim RPG:

Compasso Narrativo

Post sobre o fluxo e refluxo da narração! Ótima dica para mestres e narradores! :)

Wilden – Playtest PBH3

O único comentário que achei em português sobre essa nova raça do Players Handbook 3 para D&D 4e!

 

5. Área CinzaSistemas de RPG e suas Escolhas

Esse é mais um post matador do Rocha do Área Cinza, o juggernaut dos blogs de RPG. Grandão do jeito que eu gosto e excelente para quem gosta de refletir sobre sistemas de RPG.

Outros posts legais do Área Cinza:

Sistemas de RPG e suas Escolhas

Resenha: Robin’s law of Good Game Mastering parte 1
Resenha misturada com dicas para mestres!

Regra Opcional: Experiência por Cenas
Tenho que adaptar esse sistema para D&D 4e! :)

 

Bem, é isso aí para essa semana! Semana que vem tem mais! :)

***********************************************************************

Posts da Blogosfera do RPG selecionados pelo Tio Nitro! (Atualizado diariamente!)

************************************************************************

Outros Artigos

9 Respostas para “Tio Nitro Top 5 Posts de RPG da Semana (25/04/09 a 01/05/09) [NitroDungeon - Top 5]

  1. Fico muito feliz de figurar na sua lista.
    Espero continuar produzindo alguma coisa interessante.
    Obrigado e Parabéns pelo blogg!

  2. Valeu Franciolli, o lance é estimular o pessoal a postar com qualidade. Estou gostando muito dos seus posts, principalmente os de dica para mestres!

    Continue assim! :)

  3. Eu também fico feliz em fazer parte dessa lista, principalmente devido aos artigos do meu colega Yuri. Desde o inicio o DM se propôs e trazer mais material assim, do que notícias propriamente.

    Grande abraço!

  4. Fico feliz em ver que você está curtindo os reportes, Nitro! Sem começar uma rasgação de seda aqui nos comentários, mas o Nitro Dungeon definitivamente entraria no meu Top Ten Blogs favoritos!

  5. Valeu pessoa! Vamos continuar promovendo os posts de qualidade da blogosfera!

    @Atualpa – O Yuri está mandando bem demais!

    @Daniel Anand – O seu blog tem uma qualidade imbatível e está no meu top ten , sem rasgas seda também! uem sabe você não faz um PDF juntando todo o material do blog e coloque para download! :)

  6. Ora ora…
    Agradeço aos elogios, grande Nitro. Estamos aqui para auxiliar, para trazer mais conteúdo para a galera. Obrigado pela consideração, e parabéns pelo grande blog. ^^

  7. Nitro, estava com umm pequeno problema no sinal da rede e só descobri seu TOP 5 ( CQC?! :D) agora.

    Estou realmente agradecido pela sua força e apoio!
    Estar no Top 5 lado de caras do Rolando 20 e Área Cinza é muito especial e gratificante, não desmerecendo os demais ,claro!

    Espero retribuir de alguma maneira.Bem, é isso,vamos ao trabalho! \o/

Deixe um comentário!

